domingo, 21 de agosto de 2011

Sembei!

Quem teve contato com a cultura japonesa no Brasil, no caso pelas guloseimas, deve conhecer o tradicional biscoito nipônico, Sembei, muitos deles feitos de arroz, tantos outros salgados ou doces ou ate mesmo a mistura dos dois, mas é inegável o sabor deles, muito bom.


Pelo menos pra mim, sempre gostei dos biscoitos e era uma alegria só quando os tinha em casa para degustar, mas para nossa infelicidade tais biscoitos custavam caro, muito mais caro que um pacote de bolacha comum, vendida em mercados.

Enfim, chegando aqui, claro que passou pela cabeça poder degustar os biscoitos que faziam minha alegria quando era pivete, e o melhor, sempre a mão e num preço mais acessível.

A primeira constatação, os biscoitos continuam mais caros do que os industriais vendidos nos mercados e nas lojinhas de 100Yen, claro, fabricação industrial barateia os custos.
Enfim, segunda constatação e não muito alegre para o meu lado, não haviam a mesmas opções que haviam no Brasil, sim pode parecer estranho isso, não há falta de variedades por aqui, isso é uma certeza, bastando ir ao mercado e ver quase um corredor inteiro dedicado à eles.

Mas, pelo menos não consigo ter o mesmo apreço e vontade de devorá-los como tinha antes, claro que compro alguns, mas parece que os tais Sembei vendidos por lá, não tem por aqui e se houver um semelhante o gosto parece ser diferente.

Oh raios, achei que sera igual, mas não.
Ou isso se deve ao fator de que naquela época de infância os biscoitos pareciam mais deliciosos e agora não são mais por N fatores que variam de pessoa para pessoa.

O fato, é que quando encontro algo acabo comprando, seja pela nostalgia ou pela vontade de saboreá-los.

Parece algo estranho, quando não temos acesso fácil a certos produtos, parece que os mesmos se tornam mais gostosos.
Segue  o estilo que fruta colhida no pé do vizinho ser melhor do os comprados na feira.


Não sei, mas parece que os jovens já não se interessam mais pelo gosto tradicional, e preferem o industrial, não é uma verdade absoluta, mas pelo menos vejo apenas crianças e gente de mais idade como idosos comprando estes biscoitos.

Não sei, pode ser apenas impressão minha, enfim, isso não vai mudar meus hábitos, diferentemente do que acontecia no Brasil, hoje eu troco facilmente um biscoito doce por um salgado.

A variedade de sabor é enorme, desde o sabor de ovo, passando pelos frutos do mar, como camarão, kani, taco chegando aos de sabor como de Shoyu até mesmo os mais ardidos, Wasabi.

Tem vários e enumerá-los aqui levaria um certo tempo e a preguiça não me deixa caçá-los, até porque isso varia de região para região, ou seja cada estado ou província tem um que o representa e o diferencia dos demais, aqui pelo menos conheço o ういろう, que parece muito com o Yokan.
Ah quem não conhece e sabe o que é isso, é tipo o formato de uma goiabada em tablete mas com gosto diferente.
O mesmo é feito de soja e pode ter um aditivo no sabor, tradicional, dependendo da época, como o sabor Sakura.

EU pelo menos ainda não comprei ou experimentei o doce, pelo menos não lembro, dá até vergonha, trocentos anos aqui e ainda não tive a vontade de comprar, isso que é vendido em tudo quanto é canto por aqui.


Ainda prefiro ficar os Manju,uma massa branca cozida no vapor com doce de feijão(anko), não é feijão comum não é sim um especial (Azuki) e o Yokan, o doce de feijão(anko) apenas.


 Comecei falando de sembei, acabei falando de outra coisa, desvirtuei meu próprio post....

Anyway, o que importa é que dei uma trégua na preguiça para postar algo, até porque coisas para postar eu tenho, durante o expediente passa-me pela cabeça várias coisas, mas ao chegar a frente do computador me dá um branco e não lembro de muita coisa que estava pensando em postar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário