domingo, 25 de novembro de 2012

Guia de boas maneiras.(para torcedores)

Yep...depois de um longe período afastado do blog, voltei..



Mas, esse breve intervalo se deve ao fato que estava trabalhando demais, sim, a jornada aqui ficou um pouco mais extensa nesse período, o que resultou na falta de tempo aliado ao cansaço.

Enfim, acho que no começo do mês o consulado do Brasil no Japão, lançou uma cartilha de como o torcedor que vier do Brasil tem de se comportar aqui no Japão.
Isso devido ao fato de que desta vez o time que representará o Brasil no mundial de clubes, se trata do Corinthians, e por lá, já logo se alardeou a invasão corintiana em massa no Japão.

Independente do time e de seus torcedores que virão ao Japão. o fato é que por se tratar de um time amado e odiado no Brasil, tudo vira motivo de chacota, piada.
Mas, a realidade é outra, afinal, quem não se lembra que no ano passado vários torcedores do Santos fizeram/praticaram vandalismo por aqui.

Sim, santista que se revoltaram com algo e se sentiram no direito de "vandalizar" as coisas.
Acho que era porque no estande montado pela Fifa constava o time do Corinthians como um dos campeões de um campeonato mundial promovido por ela.

PQP, nem queria discutir sobre futebol e a irracionalidade dos torcedores fanáticos.

O fato é que agora, tem uma cartilha de regras a serem seguidas e que duvido muito que será seguida 100%, e com certeza vai rolar algazarra muito além do horário (parte da noite), sujeira e tudo mais, digo isso não por que são corintianos e sim por que são BRASILEIROS.

E como tal, gostam de chamar atenção, de fazer barulho, bagunça e principalmente arrumar confusão.

Ah sim, acho que nem deveria ser necessário fazer a ressalva, mas...é claro que não são todos.

Porém o que se tem visto é que, mesmo os que estão aqui a um bom tempo já não respeitam muitas regras, o que dirá que pessoas que nunca vieram pra cá e nem sabem ou preferem ignorar o fato de que aqui não é a casa deles.
Ainda mais vendo que são torcedores que gostam de fazer tudo, menos seguir regras.

Então, eu espero que isso não vire caso de polícia, sendo noticiado no país inteiro, quiçá no mundo inteiro.
Envergonhando ainda mais um pequena faixa de brasileiros que estão aqui de forma séria e que provam todos os dias que nem todos são animais irracionais.

O problema como disse, não é contra os corintianos ou de outras torcidas e sim, do torcedor como um todo.

Aliás, eu sempre friso que torcedor de verdade torce pelo time, respeita, grita, incentiva, cobra, mas nunca pratica violência, vandalismo, selvageria.
Isso não é amor pelo clube, já que tudo isso respinga negativamente para o time, o clube.

E quem acompanha o mundo futebolístico sabe que muitos times são punidos com a perda do manda de campo e tal, por conta da selvageria dos torcedores.

Logo, lugar de selvagem é na gaiola.


Enfim, na cartilha consta coisas óbvias de quem já mora por aqui, e não tem nada de bizarro ou anormal, claro que tem algumas diferenças como o papel sendo jogado dentro do vaso e tal.
Mas, quem se presta a viajar metade do mundo, que tenha pelo menos a decência de ler uma simples cartilha ou se informar como é a cultura local, pra evitar transtornos.

Por mim, fez algazarra, vandalismo, a polícia japa deveria enfiar esse povo num contêiner e despachar para o Brasil de navio, só com biscoito e água.
E claro, providenciar que nunca mais voltem a pisar em solo nipônico (black list).

Sim, de um tempo pra cá estou pegando aversão a brazucas, apesar de ser um e não negar minha nacionalidade.
Mas, quando posso evito ao máximo a chegar perto de aglomerações envolvendo brazuca.

Não tenho vergonha do país Brasil, e sim do povo que o habita......o brasileiro.




Enfim, a link da cartilha está aqui (em PDF)...http://www.consbrasil.org/evento/GuiaTorcedor.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário