domingo, 10 de agosto de 2014

[blog] Passagem do tufão Halong.

Quem está no Japão de certo sentiu a passagem do tufão de número 11 (Halong).




O tufão veio causando estragos por onde passou, principalmente na região sul e central do país.
Causou inundações e obrigou muitas famílias a deixar sua residências e irem para centros de evacuações de desastres naturais.


O tufão que agora se dirige em sentido à noroeste do arquipélago, ainda gera cautela, assim paralisando algumas linhas de trem como a JR e o Shinkasen, assim como cancelando vôos para regiões aonde esteja em alerta e as rodovias expressas.

E pelo menos por aqui, os ventos foram fortes durante a madrugada de domingo (horário local) e se seguiu durante o dia inteiro, apenas à noite as chuvas haviam parado, porém continuava-se os ventos, agora com menos intensidade.

Bastava olhar pela janela o carro estacionado, chegava a balançar por conta da força do vento, assim como ouvir o vento assobiar por toda a casa.
Poucos se arriscaram a sair nesse tempo, mesmo de carro, quer dizer, de carro ainda era seguro apesar das trepidações.

Menos mal que por aqui a chuva não foi torrencial a ponto de elevar o nível dos rios e córregos, assim como foi um muitos lugares.
Aliás, a província de Mie-ken que é praticamente encostado daqui, foi castigado com vários pontos de alagamento.

Na província de Tochigi, nas cidades de Kanuma e Tochigi foram castigada por um tornado, atingindo aí cerca de 340 residências e deixando duas pessoas com ferimentos leves.


Nagoya

Mie

Kochi
E agora com a passagem do tufão vem o calor o torrencial, e assim acaba não estragando o feriado de Obon, que começou neste fim de semana para muita gente.


*imagens, Reuters japan, Kyodo, Chunichi Shimbum e Yahoo Weather

Nenhum comentário:

Postar um comentário