sábado, 28 de fevereiro de 2009

Crise!

Esse é o assunto do momento,principalmente para os dekasseguis que se encontram no arquipélago.
Pois quem ainda está empregado não sabe o dia de amanhã e se tem no ar aquela sensação de insegurança.
Pra quem perdeu emprego,resta recorrer ao seguro-desemprego(quem pagou,claro!),muitos estão indo embora,outros estão otimistas e acreditam que no início do próximo ano fiscal as coisas voltem a melhorar.

Contudo,o mundo ainda tenta se recuperar da crise,as empresas ainda estão enxugando o quadro de funcionários(que no caso é uma boa hora pra fazer aquela faxina e se livrar dos péssimos funcionários),mas obviamente a corda tende a estourar primeiro no lado mais fraco(dekasseguis e haken-shain).

Basta olhar para o noticiário local e constatar que tem muita gente em condições lamentáveis,mas sei também que tem muita gente que prefere ficar recebendo o dinheiro do seguro à ter de se submeter a um trabalho com remuneração reduzida.
Algo que remete a atual crise (como em qualquer outra),das poucas vagas que aparecem o item básico-obrigatório além da idade é o "domínio" do idioma japonês,que no caso não chega nem ser uma exigência,se formos pensar que se está no Japão,o idioma é o japonês,e então que raios uma pessoas faz aqui sem ter interesse em aprender pelo menos o básico para a sobrevivência!?.É o chamado comodismo que faz com quem as pessoas não se interesse por isso,já que a infra-estrutura tupiniquim é extremamente grande.
Só que diante desse "empecilho" muita gente resolveu fazer cursos de aprendizado(que bom em partes),mas não se aprende um idioma novo em uma semana ou um mês,requer muito tempo e dedicação,coisa que muitos não tem.

Enfim,espero muito que a situação melhore,mas agora temos de pensar que aqueles salários polpudos e toda regalia que existia,acabou,teremos de nos readequar a atual situação e entender que poderemos receber menos.
Quem não fizer este esforço,corre o sério risco de ser jogado para escanteio e não ter a preferência na hora da contratação.

E não dêem(ou seria "deem" pela nova gramática),muita atenção aos boatos que circulam pela comunidade,é melhor averiguar a ter certeza dos fatos antes de cometer qualquer ato,pois nesse diz-que-me-diz muita informação acaba sendo distorcida.
A melhor fonte de informação seria os noticiários(pra quem entende),ler as revistas (tipo,alternativa) e ler jornais,para se entender a quantas andam o cenário atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário