Já é natal e por aqui nada muda.
A não ser as ruas iluminadas,algumas promoções,enfeites,alguns bolinhos celebrando a data.
No geral,por se tratar de uma data cristã,e existe uma porcentagem muito baixa de cristãos(japoneses),essa celebração acaba se passando meio que despercebida,digo celebração por conta do significado em si.
Até porque a data só ganhou força por conta do americanismo,pela forte influencia vinda dos EUA e por causa das lojas que adotaram a data como estratégia comercial,já que o apelo em cima disso é bem forte,sendo que coincide com a bonificação de inverno.
Então,algumas(muitas)lojas inventam promoções no estilo Christmas Sale como chamariz.
Mas este ano não há muito o que comemorar por parte de muitos,já que foi um ano extremamente difícil,desgastante,triste,estressante,desestimulante,etc...um ano em que enfrentamos uma crise sem precedentes,onde muitos foram simplesmente parar no olho da rua,seja do trabalho quanto da moradia.
E quem chegou até aqui,se esforçando,se virando,claro que existe um motivo para se comemorar mesmo que timidamente,mas a fartura do passado é....coisa do passado.
Hoje a situação é outra,num clima de instabilidade constante o jeito é fazer algo mais econômico,evitar extravagâncias e torcer para que o ano que vem seja um ano melhor...seria um belo presente do papai noel.
Mas pra quem está aqui há tanto tempo,apesar das reuniões que muitos promovem,acaba se acostumando a deixar a data passar meio que batida,digo no sentido de que no Brasil era aquela bagunça já na véspera,ansiedade,diversão e tudo mais,já aqui juntadno ao clima frio de inverno,a frieza de muitos e o calor tímido de grande parte da população,acaba causando um Natal burocrático.
Claro que muitos o celebram com ceia e tal,mas por ser num dia de semana,como no caso deste ano,o dia seguinte é dia de pegar no batente,sem frescuras.
Mas o feriadão de final de ano já está aí,o que pode servir de consolo pra muitos.
Mas de tristeza para outros,já que parado só há gastos,há quem resolva trabalhar pra conseguir um extra.
No mais,espero que todos tenham um Feliz Natal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário