segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Promessa cumprida??

Bom,pra quem acompanhou as eleições,ou disputa pra quem levava a melhor pra assumir o cargo de primeiro ministro,viu que o manifesto lançado pelo Hatoyama previa um ponto que talvez interessasse a muitos.

No caso,é o "Teate"(ajuda de custo) pra quem tem filhos,lá segundo Hatoyama,ele queira que o valor pago às famílias fosse bem maior que o distribuído atualmente.
Seria algo como mais de 30mil ienes mensal.Claro,somando mais de 300mil yen por ano.


E de onde esse dinheiro iria sair?

O primeiro ministro,resolveu cortar os benefícios que o antigo governo concedeu para tentar frear a recessão que o país viveu,no caso esse dinheiro vinha de um fundo de emergência.

E enfim,parece que isso foi aprovado e vai entrar em vigor,sabe-se lá quando.

Outro coisa que aconteceu é que decidiram que vão abolir o imposto cobrado em cima dos combustíveis,algo semelhante ao que aconteceu meses atrás quando ouve a explosão de preços no valor da gasolina.
Mas desta vez parece ser definitivo,o que poderia baratear em até 25 yen o litro do combustível.

Que beleza,mas....tira-se de um lugar pra cobrar de outro e um dos atingidos será o cigarro,que pode sofrer um aumento de imposto,o que pode encarecer o valor final do produto.



Mas uma pedra ainda continua incomodando o alto escalão do governo,que é o caso (delicado) das bases Norte-americanas em Okinawa.
O povo quer uma solução radical,o governo americano quer certas regalias,o no meio o governo japonês que quer evitar um choque diplomático,mas ao mesmo tempo querer chegar a um consenso que agrade a população.

E do outro lado,tem a oposição que está pressionando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário