domingo, 11 de setembro de 2016

[blog] Tokai Jishin!

Deixando o PokemonGo um pouco de lado.


Surgiu boatos na internet de que durante essa semana (terceira semana de Setembro de 2016), haveria o grande e temoroso terremoto de Tokai, aka Tokai Jishin, que segundo previsões será maior do que ocorreu em Kobe, podendo chegar a atingir 9 graus de magnitude na escala Richter.

Pra piorar, esse terremoto não virá sozinho, na verdade será uma tríade, Tokai Jishin, Tonankai Jishin e Nankai Joshin, ou seja, o epicentro será no meio do arquipélago e dê certo vai estremecer o país todo.


Não se sabe se será no mar ou na terra.
A localização do Tokai Jishin, está previsto para ocorrer na região de Shizuoka, que pra piorar o Monte Fuji fica ali pertinho e pode provocar a erupção do mesmo, uma vez que ele é monitorado constantemente.

Se acontecer no mar, acontecerão um enorme tsunami.

O ciclo desses tremores é de que aconteça a cada 100~150 anos.
-Tonankai Jishin ocorreu a última vez no ano de 1944 e atingiu magnitude de 7 graus na escala Richter.
- Nankai Jishin ocorreu  o ano de 1946 e teve magnitude de 8 graus na escala Richer.

Sobre o Tokai Jishin, nem mesmo no site do governo consta quando exatamente ocorreu, mas que este já deveria acontecer, ou seja, pode ocorrer a qualquer momento.

Isso eu ouço desde que coloquei os pés aqui no arquipélago.

Enfim, as recomendações são para que as pessoas não corram imediatamente para a rua, se abriguem em pontos onde  "nada" possa cair na sua cabeça, depois do tremor sim, deve se procurar um ponto de local aberto ou até mesmo se dirigir aos pontos de evacuação do seu bairro, por contas das réplicas que acontecerão.

Deixar preparado kits se sobrevivência, com lanternas, sacos pra dormir, água, alimentos não perecíveis, muda de roupas, banheiro descartável, etc.

Quem mora em locais cuja construção seja (era Showa) anteriormente a entrada da era Heisei, deve ser ter cuidados redobrados, uma vez que as leis sobre terremotos foram atualizados e ficaram mais rígidos a partir daquele ano.

E acima de tudo, não entrar em desespero e ou pânico, apesar de ser difícil para muitos.

Mas, vou repetir aqui, isso foi um boato que surgiu por aí.
Até porque não dá pra prever um abalo sísmico com tanta antecedência.
E nem órgãos do governo, muito menos emissoras de TV tem veiculado nada sobre o assunto em questão.

Só que independente disso ser apenas mais um boato, o certo é sim manter um kit de sobrevivência já que o tremor pode acontecer a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário