sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Carro ecológico ou econômico!?

Essa semana passou uma reportagem na TV sobre os carros híbridos,mas não uma reportagem sobre os veículos e seu funcionamento em si.

Foi mais pelo lado de quem os compra.


E claro,a primeira coisa que vem a cabeça no caso deste veículos,é a economia no combustível,logo o apelo ecológico fica em segundo,senão em terceiro plano.


Enfim,ainda mais agora que o governo está promovendo uma ajuda de custo pra quem compra o veículo novo,uma espécie de subsídio.
Mas muitos tem uma surpresa depois de verem os descontos atraentes dos comerciais de TV.Digo isso quando chegam na concessionária pra fecharem a compra.

O maior e mais atrativo dos descontos da Toyota por exemplo é pra quem tem um veículo velho,antigo,logo quem os possuem recebem um desconto maior,pra quem veículos mais novos(e menos poluentes) o desconto é menor,às vezes bem menor.

Tá tudo muito bem,o comprador mesmo assim vai tentar efetuar a compra,um exemplo é o Prius da Toyota que está em alta,pra quem o quer vai ter de encara uma lista de espera enorme,coisa de mais de 6 meses.
E se não bastasse corre-se o risco de ficar sem o desconto,isso porque este sistema de subsídio foi inserido pelo ex-primeiro ministro Aso e tem duração até o final deste ano fiscal(março 2010) e o novo governo ao que parece,não vai mais conceder este subsídio.

Que sinuca de bico,o cara fica sem o desconto e ainda paga mais caro pelo caro,sim o carro híbrido tem um custo maior que o seu similar à gasolina.


Será que depois dessa a indústria vai perder um pouco do fôlego?
A Tokyo Motor Show está aí,com muitos carros híbridos conceitos,seja de motor híbrido,quanto os totalmente elétrico.
Mas uma coisa é certa,devido a crise o evento encolheu,muitas montadoras deixaram de participar.

Já era mais do que esperado isso do governo,cortar despesas,dá-se de um lado,toma-se de outro.
Afinal,mágica é que o governo não faria,pra fazer aparecer mais dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário