segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Crime quase impune!

No ano de 2005 um Nikkei que causou um acidente de transito que teria resultado na morte de uma criança de 2 anos,após o acidente acabou fugindo para o Brasil,não dando tempo para ser indiciada pela polícia.

O fato é que agindo dessa forma,pensou-se que poderia sair impune do "crime" que cometera.

Já que Brasil e Japão não tem um tratado de extradição e pela constituição nenhum cidadão brasileiro pode ser extraditado de seu próprio país,fica difícil aplicar algum julgamento.

Uma forma seria juntar todas as provas,fatos,reunir o processo e traduzí-lo completamente e enviar à justiça brasileira e enfrentar a enorme burocracia da mesma,mas teve um agravante nesse meio tempo,que foi o caso do crime ter prescrito desde o incidente.

E conforme diz a constituição,que ninguém pode ser extraditado,não teria como a polícia obriga-la a voltar ao arquipélago e enfrentar a justiça de cá,mas uma outra parte da lei diz que ela pode sim ser processada pelo princípio da extraterritorialidade,que julga crimes cometidos pelos brasileiros no exterior.


Bem,a família da criança saiu as ruas para colher assinaturas,e conseguiram mais de 700mil e entregaram pessoalmente ao Mistério de Relações Exteriores,o mote inicial era de forçar a criação do tratado de extradição,mas sabe né,a justiça brasileira só olha para si próprio,não importando a gravidade da situação e age com egoísmo,mas quando se é o contrário fica culpando e criticando os  sistemas alheios quando travam em suas constituições.

E por tradição seria normal na cabeça dos japoneses que o acusado voltasse ao arquipélago e pedisse desculpas,sendo que consideram a justiça brasileira mais branda que a japonesa.

Mas,pelo visto parece que a justiça brasileira considerou aceitar possibilidade de processar a ré por homicídio culposo(sem intenção de matar),pelo menos isso né.

De fato é verdade,a justiça brasileira é branda com os criminosos e severa com os inocentes,mas uma prova cabal de que o Brasil tenta se mostrar ao mundo como é um país que protege seu povo,mas que na verdade é só para fazer pose,pois dentro a coisa muda de figura e o povo sofre com sua lerdeza e burocracia,ainda por cima baseada numa lei arcaica.

É isso ae,no Brasil o crime compensa,infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário