Bom, dia 11 de setembro está marcado para sempre na mente de muitos, como o fatídico dia em que os EUA foram paticamente bombardeados pelo terrorismo.
Passados 10 anos do acontecimento, houve a cerimônia para relembrar das vítimas do ocorrido, celebração essa que ocorreu no marco zero de Nova York, onde esteve presente o ex-presidente Bush e o atual Obama.
Fizeram um minuto de silêncio, alias foram 6 minutos e foi dito os nomes das pessoas que se foram, mais de 2 mil nomes entre eles de brasileiros, assim como de outras nacionalidades.
Enfim, foram imagens que chocaram, de ousadia, frieza e desumano, entre outros sentimentos.
Quando vi aquilo pela TV me deu até um certo arrepio, pois parecia coisa de cinema, efeitos especiais, mas não, era tudo real, o choque e o silênico foram inevitáveis na hora.
As manchetes correram o mundo, virou capas das mais variadas e conceituadas revistas, assim como ocuparam os noticiários.
E assim o mundo se comoveu e por instantes incentivaram os EUA na busca pelos culpados dessa barbaridade, um alvo foi fixado, os terrorista da Al-qaeda, de Osama Bin Laden.
Morto meses atrás, numa operação de guerra, envolvendo combatentes supre treinados, parecendo novamente coisa de cinema ou game.
Sem muito alarde, invadiram o QG do Osama e mataram a sangue frio depois eliminaram seu corpo no mar, sem saber o que realmente aconteceu com ele, os EUA o dão como morto.
Mas a guerra contra o terrorismo está longe de acabar(infelizmente).
Na época, até no Japão, ouve histeria e começou-se então a paranóia de que o país poderia ser um alvo do terrorismo também, assim como outras cidades do mundo, por serem aliados dos EUA.
Estações de metrô ou qualquer outra localidade movimentada,que tivesse algo suspeito já era motivo para apreensão, por fim, nada aconteceu ao país de fato(ainda bem).
Outro fato a ser lembrado, mas do outro lado do oceano, no caso por aqui.
Foram a cerimônia de lembrança das vítimas do terremoto-tsunami que arrasou parte da costa do país, onde as forças da água simplesmente engoliu tudo que viu pela frente, inclusive pessoas.
As cidades, muitas ainda parecem aterros, com os entulhos ainda presentes.
Os moradores, tentando encarar uma nova rotina, e reconstruir as cidades devastadas, pouco a pouco algumas estão sendo limpas, mas ainda falta muito, pois não e sabe ao certo onde armazenar tanto entulho e o medo maior fica por conta de possíveis doenças que este lixo todo possa trazer.
O país tenta levantar dinheiro para ajudar as cidades, mas fatores burocráticos ainda atrapalham isso, sem contar que a economia ainda está a frangalhos por conta a longa recessão.
É mais um fato a ser lembrado e a ser superado, de muito que o país enfrentou.
Apesar dos dois fatos terem sido de natureza diferentes, as imagens dos mesmo chocam a qualquer um que as vê.
* As imagens do atentando nos EUA foram tiradas do site da Globo, enquanto que as da tragédia do Japão são da UOL.
GAMBARE Nippon and EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário