domingo, 24 de junho de 2012

Crise??? Não para a Tepco!

Bom, a notícia é velha, mas a situação não é.


Como muitos devem saber, o país (Japão) passa por uma recessão quase que permanente, já que independente dos esforços do governo, a coisa não muda quase nada.

O fato é que a previsão deste semestre é que o bônus de verão sofrerá uma queda, se comparada ao ano passado, isso tudo devido a crise/recessão mais a questão do eminente racionamento de energia, queda de arrecadação das empresas e tal, um efeito cascata, que derruba tudo que vem pela frente.

Para muitos isso é inevitável e triste, mas mostra a realidade e tocam um Shoganai.


Mas, a Tepco, como devem saber, é que controla a Usina nuclear de Fukushima, onde houve aquele incidente/acidente de vazamento e tal.
Ano passado pela primeira vez na história da companhia amargou prejuízos financeiros, fechou o ano no vermelho e forte.
Porém a coisa mudou para este ano, a virada de mesa?

Para este ano está previsto um aumento na tarifa de energia elétrica na região onde a empresa atua, coisa de 2 dígitos, acho que era algo como uns 15%.
Para desgosto da população, que viu seus rendimentos caírem e as despesas aumentarem.

A alegação da empresa é que mesmo com usina desativada, não dá pra desativar o urânio, ou seja, tem de manter a usina em funcionamento, mesmo sem produzir nada.
E isso gera um custo operacional sem retorno, e a coisa recaiu sobre  a população em forma de aumento, coisa que eu já previa a muito tempo.

E a previsão para este ano fiscal em termos de rendimento para a empresa?
Fechar o ano no azul e com isso abonar seus funcionários, sim enquanto o restante da população amarga um bônus de verão mais enxuto, a turma da Tepco vai receber um aumento em sua bonificação, as custas do povo.

Já que o prejuízo foi repassado ao povo, apesar de que morder o erário daria no mesmo, enfim..

O que quero dizer é que, como o país mandou desligar todas as usinas, a geração de energia diminuiu e corre-se o risco de racionamento, e isso inevitavelmente mexe com toda a economia, e não só no seu bolso.
Como tudo depende de energia e esta ficando mais rara e cara, acaba culminando nos lucros das empresas e que por fim acabam atingindo os funcionários.
O comércio perde com isso, enfim, todo mundo perde, mas quem se ferra mais é o lado mais fraco, o povão.

Logo, eu acredito no fato de que a manutenção das usinas nucleares é inevitável, pelo menos por enquanto, apesar dos pesares.

Muita gente cai na ladainha dos ativistas que são contra o uso de energia nuclear, tá...e qual a solução apresentada por eles?
Nenhuma....mas muita gente fala de energia solar e tal.
Além de ser caro, oneroso para o bolso das pessoas, é ineficiente por enquanto, sem contar que para se fazer as placas que captam a energia se usa muito material que....transmitem radiação também, em menor escala, é verdade, mas mesmo assim transmite.

E estes pseudo salvadores de vida, acham que a matéria prima para a produção dos painéis deve cair do céu, só pode!

Um dos componentes desse painel é o silício, que fabrica-se com areia, e como devem saber, não é qualquer areia, e esta também não está em abundância, já que vem sendo usado massivamente.

Ou seja, metem o pau sem nem saber o que vem depois...affff.


Anyway, o fato é que enquanto todo mundo aperta o orçamento, a minoria ali poderá dar uma "festejada".

É, não vi nenhum protesto nas ruas depois desse anúncio...cadê aquele povo que estava protestando em favor da população?

A hipocrisia também impera por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário