sábado, 15 de dezembro de 2012

Chineses e Norte Coreanos de novo na mídia.

Essa semana foi um tanto quanto movimentada para o governo japonês, pelo menos no que se refere a relações exteriores.



De começo, foi o da Coréia do Norte, que inicialmente havia adiado o lançamento de um foguete e claro, todos no mundo ficaram a postos, inclusive o Japão, que colocou em prontidão mísseis Patriot´s de prontidão.
São mísseis de interceptação, não tem poder bélico de destruição como os Tomahawk´s.

Enfim, foram colocados a postos e logo em seguida o lançamento do pseudo foguete fora adiado....é pseudo porque os Norte Coreanos falam que é apenas um foguete que visa colocar satélites em órbita, mas no geral aparentam ser mísseis de médio-longo alcance.

Só que durante a semana, quarta-feira senão me engano, recebi um aviso importante e urgente no celular, uma notificação, de que os Norte Coreanos haviam lançado o foguete, ou seja, pegou o povo meio desprevenido.
Por sorte não conteria maiores problemas ao Japão, mas foi um alerta e nem todos receberam o aviso, eu recebi em forma de aviso urgente na central de notificações do meu iPhone, porém vindo da cidade vizinha onde moro, ou seja, a prefeitura de onde moro nem mandou um "avisozinho", teve de ser a prefeitura vizinha a me mandar o tal aviso.
Na hora pensei, PQP!!! primeira vez que recebo esse tipo de notícia, será que vai ferrar legal dessa vez.
Até porque dá se a entender que havia um risco real, apesar de que no aviso não constava que o míssil estava nessa direção, foi apenas um alerta.



E no final da semana eis que surge a notícia que um avião Chinês sobrevoou o espaço aéreo japonês sem autorização.
Isso ocorreu em torno da ilha Senkaku (Diaoyu para os Chineses), um lugar extremamente disputado entre os dois países já faz alguns anos.
Na rota desse avião ele sobrevoou sobre um navio japonês, deu a volta sobre ele e depois partiu, nesse meio tempo a força aérea enviou 8 caças F-15 para o local, mas ao chegar lá, já haviam constato que o avião desaparecera do nada, ou seja perderam o bagulho ou ele virou fumaça.
Enfim, as coisas ficaram bem mais tensas do que já está.


O governo japonês repudiou veemente e enviou uma notificação ao governo Chinês, que por sua vez considerou normal sobrevoos na região, por eles considerarem que a pequena ilhota lhes pertence.

As relações em Japão e China já não andavam boas, agora estão estremecidas, ainda de fato não chegou a um conflito diplomático, mas ambos os lados vez ou outra trocam farpas.

Uma ruptura causaria "danos" para os dois lados, já que de certa forma ambos estão ligados comercialmente falando.
Além do que pode haver possíveis retaliações a China, muito provavelmente pressionados pelos EUA, no conselho de segurança da ONU assim como no comércio global em geral.
E já é notável que algumas empresas americanas estão tomando o caminho de volta e se reinstalando novamente nos EUA, por conta do desemprego, além de facilitar a logística.

Enfim, essa briga não levará ninguém a lugar algum.
Vai causar um enorme transtorno global.

Ah sim, e o partido PLD (que hoje é oposição) mas, que venceu as prévias das eleições e que colocará provavelmente um novo ministro a frente do país, resolveu fazer sua cota de propaganda, afirmando que o governo vai endurecer contra estes atos chineses e que até agora o PD fez corpo mole por isso que os chineses "folgaram".

E pra que brigar tanto?
Muita gente acha que a China está tentando lavar a honra do país contra a invasão japonesa na guerra.
E a imprensa assim como o governo Chinês também quer que todos acreditemos nisso, já que o governo controla tudo por lá, censura a mídia, limita o acesso a informação e deixa o povo alienado, mais ou menos o que acontece com a Korea do Norte, atitude normal de um país comunista.

O que está em jogo nessas ilhotas é a enorme reserva de gás natural que se entra sobre ela.
Ou seja, a ilha em si não representa nada, não vale nada, já o que está abaixa dela, essa sim, vale bilhões, por isso essa briga, pra ver que vai explorar o lugar.

O pior, é ver que tem até brasileiros alienados, comprando a ideia do governo chinês, até aí beleza, pois cada um tem sua opinião e acredita no que quiser, mas daí achar que está na razão e querer desmerecer tudo que é contrário a sua ideia já é coisa de ignorante, coisa que os brazucas são pró...ser ignorante...infelizmente.

Ou seja, o Japão de fato deixa as pessoas burras, mas no sentido de que as pessoas se afastam da realidade, não que o país Japão tenha alguma coisa a ver, até porque não tem nem como condená-lo, pois aqui se tem acesso farto as informações, sem censuras.
Há sim acobertamento de informações sobre o que acontece por aqui, mas informações relacionadas ao mundo não, tudo a um clique, mas o povão aqui prefere ficar vendo site de fofocas, novelas, besteiras no YouTube e brigar em redes sociais e esquecem que a internet é uma enorme ferramente de informação, aprendizado e talz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário