quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Já que o mundo não vai acabar, falemos de coisa séria.

Post antes do fim do mundo...só que não...



Deixando essa coisa de fim de mundo de lado, vamos ao que interessa, pois senão passaremos por novos perrengues, não tanto quanto um provável fim do mundo.

Como já era previsto, o partido PLD esmagou o PD nas urnas, chutou a bunda do outro partido.

E as pretensões do partido, liderado pelo ex-primeiro ministro Abe, é colocar em práticas algumas coisas para que o país saia da recessão e volte a crescer.

Enquanto o banco central japonês previa uma inflação na casa de 1%, ele trabalha para que a inflação chegue na casa de 2%.

E um dos planos que ele estuda é que o banco central libere verbas aos bancos em troca de papéis destes, tipo compra de títulos e tal, dando assim mais poder ($$$) aos bancos para que estes repassem ao povo.
Em meio de créditos para as empresas e em forma de empréstimos pessoais, tipo financiamento de casas.

Ou seja, fazendo com que a economia gire, pois até então ela anda meio parada, os empresários querem pegar empréstimos, mas ultimamente andam meio receosos, além do que o dinheiro dos bancos estão parados.
Não será uma coisa muito fácil de colocar em prática.

Outra coisa, que vinha ganhando espaço na mídia, mas que de repente sumiu, foi sobre o possível aumento do imposto de consumo.
Que até então o PD vinha alardeando um aumento em parcelas (2X), até chegar no patamar de 10%, praticamento o dobro do atual.
E que o partido PLD simplesmente fez barulho na câmara, contra esse aumento.
Pelo menos por enquanto ao que parece a conversa deu uma esfriada.

Sobre o conflito com a China, Abe disse que quer conversar, entrar em acordo com o país, porém não abre mão da ilha Senkaku.
Outra coisa que ouvi por meio de um japa, é que uma das "promessas" de campanha do PLD era a de que eles queriam criar uma forças armas.
O que existe hoje seria a força de auto defesa, enquanto que as forças armadas fica por conta dos militares americanos presentes no Japão.

Sim, os americanos meio que prometeram "proteger" o Japão, em troca de instalar bases militares.

Mas, o que acontece de fato é que é bem conveniente para os EUA ter uma base situada por aqui, já que é um lugar estratégico, que não fica tão distante da Rússia, China e da Coréia do Norte.
E pra isso usa-se aquela coisa de "pode deixar que nós cuidamos dessa parte".

Ainda não existe um plano em questão para a criação das forças armadas, muita coisa ainda teria de ser definida.
Até porque alistar-se por aqui é algo facultativo.
E estaríamos aí falando de coisas de 5 ano ou mais...isso tudo por conta dessa briga aí com a China entre outras coisas.

O pior é ver que o japa achou isso omoshiroi...ah vá pra PQP, o viado fala isso porque daqui a pouco já entra na fase de se aposentar e não vai assistir tudo da varanda de casa.

Eu fale, mas o país quase nem tem tantos jovens para entrar numa possível guerra e que numa eventual derrota o país simplesmente já era....e ele concordou e só.
Que cara mais sem noção, pra ver como tem japa sem o mínimo de senso, até parece que quer presenciar uma guerra.

Eu falei, vocês já sentiram o poder de duas bombas caindo sobre suas cabeças, vai querer mais??


E sobre essa coisa de forças armadas, feito uma consulta pública, 70% dos entrevistados disseram ser a favor da criação de uma força armada.


Pelo menos ao que parece o mercado vinha respondendo bem a vitória do PLD.
O mercado financeiro vinha fechando em alta e o dólar deu uma reagida frente ao iene...que antes estava sendo cotado na casa de 78 ienes para cada dólar e depois subiu para 84 ienes para cada dólar.

Sendo que o ideal mesmo era atingir a casa de 100ienes ou  mais por dólar.
Não é muito favorável para quem envia dinheiro para o Brasil, já que renderia menos, mas para o Japão seria muito bom, já que melhoraria as exportações em geral e no final, melhoria o trampo para nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário