quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Aposentadoria

Pra quem pensa em aposentadoria, curtir a velhice numa boa, depois de anos, décadas de dedicação (ou não) no seu serviço, encarando a labuta diária com humor, mau-humor, estresse, rotina do trabalho, chefe chato, colega insuportável e tudo mais.




Enfim, quem pensa em se aposentar aqui no Japão, a coisa é diferente com em relação ao Brasil.
Aqui se recebe referente ao que se paga durante a vida de trabalho e contribuição.
E aqui em tese tem dois tipos de aposentadoria, que seria o Kokumin Nenkin, que é uma espécie de aposentadoria voltada para os autônomos, não é exclusivo, mas todos podem pagar.
E tem o mais normal, que fica em conjunto com o Shakai Hoken, que é o Kosei Nenkin, que é voltado para os trabalhadores assalariados.

E a diferença, entre ambos no final é o valor a ser recebido,que o Kokumin o valor a ser recebido é bem menor que o do Kosei.

Claro que se for explicar tudo aqui o post iria ficar enorme e também não tenho todos as informações para disponibilizar, até por que os detalhes são bem diferentes de caso para caso.

Nesse ano o governo resolveu mudar as regras para a aposentadoria.
A partir desse ano o governo instituiu a mudança de idade mínima para se aposentar.
Até então as pessoas poderiam se aposentar a partir dos 60 anos, depois dessa mudança as pessoas passariam a se aposentar a partir dos 65 anos, tanto os homens quanto as mulheres, mas com algumas exceções.

Essas exceções ficam por conta de alguns detalhes.
Quem faz 60 anos nesse ano, ainda pode se aposentar normalmente, e a medida vai valer depois do início do próximo ano fiscal (abril deste ano).

Mas, quem está ali, no quase, seria e é um banho de água fria.
Mas, pra não desapontar ou desmotivar totalmente as pessoas que estão no quase, o governo criou outras regrinhas.
Então, que tem entre 58~59 anos, poderá se aposentar com 61 anos, entre 56~57 poderá se aposentar com 62 anos, entre 54~55 poderá se aposentar com 63 anos, entre 52~53 poderá se aposentar com 64 anos e abaixo dos 51 anos poderá se aposentar a partir de 65 anos (por enquanto).

Isso é válido para os homens, enquanto que para as mulheres essa "lei" será aplicada daqui a 5 anos.

Obviamente que não será empregado a todo mundo, já que alguns casos há particularidades.

O fato é que a coisa está ficando fod@, diz se que daqui à algum tempo esse limite de idade pode aumentar para 70 anos (WTF???).
Quem que consegue trabalhar até os 70 anos?
Aliás, quem consegue ficar empregado até essa idade?

Outro agravante é que chegando ali, perto de alcançar a tão sonhada aposentadoria, vem outro banho de água fria, que é a redução de salário e do cargo, caso haja, já que a empresa já estaria em projeto de substituição do indivíduo, e este acaba "perdendo" o cargo.

Mas, segundo as pessoas que trabalham nesse setor, a longevidade de trabalho, seria compensado pelo salário que o cara ainda estaria recebendo.
Porém, o tamanho da perda não será compensado pelo salário.

Outro revés, é que enquanto o cara permanece no serviço, acaba travando a ascensão dos jovens, o que gera um ambiente muito ruim, já que fica aquela coisa, o cara novo pensa que o cara velho é um estorvo, que está atrapalhando no seu crescimento, enquanto o cara que está para aposentar só quer terminar logo sua longa jornada.



Complicado para os dois lados, infelizmente.

Essa medida do governo, vem para tentar diminuir as despesas do erário, com as aposentadorias, mas mesmo assim, não serão suficiente.

Todos devem saber que o Japão é um dos países, senão o país com maior índice de pessoas idosas, índice de longevidade (algo assim) e isso obviamente gera um rombo nas contas públicas.
Enquanto que o índice de natalidade é um dos mais baixos do mundo.

Então não é preciso ser muito gênio pra saber que menos gente pagando e mais gente pegando, geraria uma conta indigesta.
Com essa menor arrecadação o governo pensa em outras maneiras de tentar sanar esse rombo.
E além dessa mudança na idade de se aposentar, tem também o fato de que no ano que vem o imposto de consumo vai subir, mas em duas etapas, ano que vem passa a ser de 7~8%, enquanto que em Outubro de 2015 o imposto passará a ser de 10%.

Isso já era meio que sabido, pelo menos pra quem acompanha um mínimo do noticiário e da política.

Bom, minhas considerações finais é de que se o país não correr para aumentar a arrecadação o futuro de muitos será incerto.
O pior é saber que apesar da imensa exposição na mídia sobre ijime (maus tratos), o governo não faz nada.
Eu digo pelo fato de que muitos jovens se suicidam por conta desses maus tratos, ou seja, pessoas que podem contribuir para a manutenção do país e o estado não faz bost@ nenhuma.

O índice de natalidade já é baixo e o governo não cuida da nova geração, quer que fique como?
Vai depender exclusivamente dos estrangeiros? Dos idosos? Vai nos fazer trabalhar até quantos anos?
Seremos privados da aposentadoria?


Pior mesmo foi a opinião do Taro Aso, que "pediu" que as pessoas não prologuem sua estadia nesse plano.
trocando em miúdos, ele quer que as pessoas morram logo.
Filhadaputa esse pilantra, já que ele por ser político já embolsa uma boa quantia de dinheiro.

E pensar que ainda tenho um longo caminho pela frente, mais de 30 anos....caramba....

Acho que o negócio de guardar dinheiro debaixo do colchão deixou de ser coisa de gente antiquada para se mostrar um bom negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário