quinta-feira, 16 de abril de 2020

Estado de emergência para todo Japão.



Na noite de hoje (16 de abril de 2020) o primeiro ministro Abe, anunciou que estendeu o estado de emergência para todo território nipônico.

Juntamente com isso, ele divulgou que estão estudando a possibilidade de liberar a ajuda de custo de 100 mil ienes por pessoa, sem qualquer limitação de renda.

E especialistas e pessoas informadas no assunto, disseram que isso acaba a fastando a possibilidade do governo conceder a ajuda de custo de 300 mil ienes, que havia sido ventilada nesses últimos dias.
Pois, liberar essa ajuda custará para os cofres públicos em torno de 12 trilhões de ienes.
A ajuda de 300 mil iria custar 4 trilhões de ienes.
E então ficou claro que liberar as duas ajudas seria inviável, pois ficou claro que o governo não tem toda essa grana.

E estamos falando de ajuda de custo em forma de dinheiro vivo.

Enfim, esse estado de emergência afeta muita coisa no nosso cotidiano.
Uma vez que lojas de departamento, parques, parques temáticos, cinemas, teatro, bar, pachinko, game center, academia, museus, clínicas de estética, etc, ou seja, tudo e qualquer local onde possa aglomerar pessoas, estarão fechadas.

Restaurantes terão seus horário de funcionamento reduzido.
Fast Food, terão seus horário de funcionamento reduzido em algumas unidades, em outras o estabelecimento estará fechado , funcionando apenas o drive Thru.
A rede McDonad´s, informou que das 20hs até as 5 da manhã o local estará fechado para consumo dentro do estabelecimento, informando que estará funcionando apenas o Drive Thru ou entregas, enquanto outro locais podem fechar mais cedo.

Cafeterias ou fecharão ou terão seus horários de funcionamento reduzidos.

Por outro lado, tudo que for essencial para se manter estará funcionando, como mercado, farmácia, home center, bancos, etc.

Porém o governo pede que evitem saírem em grupo, se possível apenas uma pessoa da casa vá fazer as compras, e fique o menor tempo possível dentro do estabelecimento.

Pede-se também que limitem as saídas, apenas para os casos necessários.
Porém caminhar, passear com cachorro estão liberados, mas pede-se para que evitem aglomeração.

Basicamente, é um toque de recolher, manter as pessoas dentro de casa, longe da socialização pelo menos durante esse período.

Para conversar que usem o telefone, vídeo chamada, etc.

As empresas em tese não precisam fechar ou paralisar suas linhas, porém o governo pede, que se puder, que usem o home office, mas para quem não tem essa opção, que tomem todos os cuidados possíveis, como esterelizar as mãos, usar máscaras e evitar locais com grande concentração de pessoas.

Para alguns não muda quase nada enquanto que para outros mudam completamente.

Ou seja, nas próximas três semanas, todo ficarão limitados a se manterem dentro do lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário