sábado, 11 de abril de 2020

Máscara (de pano) para todos.



No dia 7 deste mês o primeiro ministro Abe anunciou que todas as residências do país iriam receber 2 máscaras(??).

Tipo, a residência que tiver mais de 2 pessoas, como faz?
Revezamento?

Enfim, as máscaras são de pano 【布マスク/nuno mask】, ou seja são laváveis, reutilizáveis.
E segundo ele anunciou, para isso o governo iria gastar em torno de 233 milhões de ienes.

O que gerou muitas críticas e também zoeiras nas redes sociais.




Enfim, dois dias depois, no dia 9, veio a bomba, a quantia que o governo havia divulgado que gastaria não era real.
O valor real acabou aparecendo, as máscaras, somando-se as embalagens de envio mais o valor de frete de envio custarão 466 milhões de ienes aos cofres públicos, o que gerou mais revolta ainda e muitas reclamações por parte da oposição.



Muitos na rua, disseram que era um valor absurdo, que poderia ser investindo em testes para a população ou até mesmo investindo na fabricação das máscaras.

Lembrando que a Sharp, no final no mês passado passou a fabricar máscaras, porém sua produção diária ainda é baixa e eles estão dando prioridade para enviar para hospitais e locais onde há necessidade e quando a produção aumentar eles passarão a vender para as pessoas normais, porém a venda será apenas em seu site de de vendas.

A Toyota anunciou essa semana que passou que passou a fabricar proteções faciais usando impressoras 3D, usados por profissionais, assim com em outra unidade passaria a fabricar máscaras também, depois de adquirir o know-how e por fim a Aisin, que é ligada a Toyota passaria a fabricar o equipamento para tratamento da doença.

Porém, existe um outro empecilho para a fabricação de máscaras, a matéria-prima sofreu aumento por conta da demanda, ou seja, além de o produto estar em falta, o mesmo pode sofrer aumento no futuro, uma vez que as fabricantes irão repassar os custos para o produto final.

Enfim, em tempos de crise, falta de máscaras, o jeito é apelar para as máscaras laváveis (de poliuretano) ou as máscaras caseiras.


Porém, vem os críticos de plantão dizerem que estas máscaras não protegem contra o vírus.

Só que eles esquecem que as máscaras de papel também não protegem, diminuem o contato, e também serve para não propagar o vírus, ou seja, qualquer proteção que tiver já será de grande ajuda, melhor ter uma máscara do que não estar com nada.

Para estas máscaras existe os filtros que são colocados na parte interna e após o uso são descartados, gerando aí uma proteção à mais, isso tudo para driblar a falta de máscaras disponíveis, ou para quem quer máscaras se vê obrigado a enfrentar filas logo cedo nas portas dos estabelecimentos que vendem o produto, mas mesmo assim não é garantia de que saia de lá com elas, uma vez que o produto está escasso e não há certeza da quantidade de unidades que irão entrar no dia.
(a média de espera na fila para garantir um bom lugar, é de 3 longas horas dependendo do lugar)




Lembrando, que nesta data, a província de Aichi está em estado de emergência, declarado pelo próprio governador, enquanto o governo federal ainda analisa a inserção do estado na lista de províncias em estado de emergência pelo governo federal.
Gifu o governador colocou a província em declaração de emergência, o que difere um pouco, uma vez que pode ser mais "brando".

Nenhum comentário:

Postar um comentário