domingo, 23 de agosto de 2009

Eleições!

Bom,quem vive no arquipélago,sabe que por vezes nos deparamos com carros de som,(carro de som que digo,é geralmente uma Wagon,com um megafone no teto e alguns japas dentro,por vezes o próprio candidato também a bordo do veículo) dando tchauzinho e dizendo um monte de coisas,promessas de campanha.

E por aqui,as coisas são bem organizadas,propaganda na rua,nos postes e todo lugar??Not,isso é extremamente proibido.
Para os candidatos fazerem sua propaganda,existem locais específicos,assim como um espaço(tamanho) definido de forma democrática.

Logo pra agariar votos eles tem de fazê-lo no "grito" mesmo.
O ruim disso é que logo cedo se vê,ouve esses carros passando e convenhamos,no final-de-semana é um pé no saco,já que normalmente é o único dia em que podemos nos dar ao luxo de acordar um pouco mais tarde.E ser acordado desta forma não é nada agradável.
E a eleição será no dia 30 deste mês.

Mas o que vem tomando conta dos noticiários é o fato do partido governamental (PLD),que está a frente do poder à décadas,pode perder o trono,já que estão seriamente ameaçados pela oposição (PD),que com a ajuda da baixa popularidade do partido do governo vem tendo uma aprovação maior.
Logo,o PLD está fazendo de tudo pra não perder a eleição,mas olhando para o panorama parece que será uma tarefa dificílima.

Se a oposição ganhar,uma das coisas que eles querem fazer é acabar com as Haken Gaisha(empreiteiras),pra muitos a princípio seria muito bom,já que as odeiam,mas ao analisarmos melhor,as fábricas e as pessoas saem perdendo.

Já que para as fábricas acaba aumentando os encargos trabalhistas,já que teria de tratar os funcionários como efetivos,logo isso aumenta os gastos das empresas,forçando a maioria a mudar seus planos e até mesmo seus pólos produtivos,no caso pra locais onde os gastos são menores,entenda-se fora do Japão,em locais como China e outros países do oriente média onde a mão de obra é bem mais barata.
Para os trabalhadores o mercado de trabalho iria retrair ainda mais se comparado aos dias de hoje,assim só os melhores e bem preparados é que conseguiriam se manter ou arrumar uma colocação no mercado,sem contar que estariam disputando as vagas contra os chineses,vietnamitas,etc...

Tudo bem que isso ajuda a preservar os direitos dos trabalhadores,mas só daqueles que estariam empregados,já a maior parte teriam de amargar a rua da amargura e conseqüentemente forçando aí a volta pra casa(país de origem).

Agora é esperar pra ver o que acontece.

Lembrando que isso também pode causar um enorme impacto pra economia,que andou em recessão por muito tempo e só agora deu uma respirada.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Gripe suína [3]

A gripe suína que vinha sendo deixada de lado ou em terceiro plano ultimamente pelos meios de comunicação,voltou a ser o foco do noticiário.

Mas desta vez pra noticiarem que até hoje 3 pessoas já morreram por conta da doença,mas foram pessoas de idade avançada,ontem noticiou-se que um senhor de mais de 70 anos faleceu,hoje foi uma senhora de mais de 80,(acho,não tenho certeza),essa ultima foi na região de Nagoya.[que fica aqui do lado onde moro].


Isso sim é algo para se preocupar,não dá pra afirmar que os jovens não terão um final trágico,já que depende muito da saúde de cada um.
Mas o fato é que sempre devemos lembrar que temos de tomar os cuidados recomendados pelo governo.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Fim da recessão??

Ao que parece a economia está entrando nos trilhos.

O país registrou um aumento no PIB nos últimos 3 meses,dentro daquilo que os economistas previam.

Isso parece ser bom,já que o país começa a dar sinais de melhoras.
Pode ser sim boas notícias para os dekasseguis,mas também não dá ficar imaginando que tudo voltará a ser como antes ou que irá chover empregos e voltará a ser fácil arrumar um trampo.

A notícia soa como um alívio,diminui um pouco a tensão que todos viviam,sem contar a apreensão que muitos tinham para que esse pesadelo logo acabasse.


Bom,vamos ver como fica daqui por diante,claro que todos esperam a melhora.

domingo, 16 de agosto de 2009

De volta ao batente!

Pra todos os trabalhadores (ou 99% deles) hoje [domingo,16] foi o último dia do feriado de Obon.
E claro,o meu também,que começou no meio da semana que se passou.

Enfim,pra quem gosta do sol ou do calor,este feriado foi bom,já que praticamente todos os dias fez sol e um calor "escaldante",que chegaram até 35 graus no termômetro,mas pode ter certeza que na sensação térmica foi muito mais.

Fui passear um pouco,aliviar o stress, e óbvio,pra qualquer lugar que se fosse,estaria lotado,mas shikatanee.

E nada melhor do que fazer uma "viagem" programada [apesar de que decide de última hora],mas digo no sentido de que seja organizada.
Muitos tentam fazer no esquema,combinamos e tá zerado,mas que no final acaba sempre dando ou acontecendo imprevistos,atrasos,etc..

Usando a internet,fui atrás de preços e ver se compensava fazer tudo por conta ou encarar um "pacote" das agências de turismo.
No final o pacote da agência se mostrou melhor,tudo foi resolvido em meia hora,com as devidas explicações,detalhes,passagens,estadia do hotel,tudo funcionou como um relógio suíço.

E claro,prevendo uma superlotação ou caos na hora de vir embora,deixei as passagens de volta do shinkansen previamente compradas e marcadas,assim não corria o risco de ficar a mercê de alguma vaga disponível.

Com o final do feriado,tirando a parte do calor e o sol fritando os miolos,o período foi de bom proveito,desestressou,só não ofereceu descanso ao corpo,já que quase não parei no lugar,mas foi bom,sem arrependimentos ou ressentimentos.

Próximo feriado agora só o do Nenmatsu Yasumi [feriado de final de ano],esse é extenso,deve dar uns 9 dias.


Enfim,ao trabalho agora,amanhã recomeça a labuta diária.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Terremoto!

Hoje (11) muitos foram despertados por um forte tremor de terra,que atingiu o arquipélago na região de Shizuoka.
Pode parecer castigo,mas justamente neste mesmo horário (AM 5:07) estava passando oTufão naquela região,causando tsunami e deixando as autoridades em alerta.
E o tremor se juntou a estes fatores,o que também prolongou o a atenção para possíveis tsunamis.

As conseqüências até agora,tirando os prejuízos e muitos produtos que foram para o chão,111 pessoas se machucaram de alguma forma.
A rodovia expressa Tomei foi interditada,por conta de que houve uma fissura numa das partes do trajeto,a malha ferroviária também parou,inclusive os shinkasen´s.

O tremor alcançou 6,4 graus na escala.

E a previsão( e que muitos comentam) é que amanhã haverá um novo tremor e mais forte.
Especialistas disseram que este tremor ocorrido hoje,não tem nenhuma ligação com o "tokai Jishin" ou o "Shizuoka Jishin".

Por falar em Tokai Jishin,ouço história dele desde que coloquei os pés aqui no arquipélago,dizem que será muito mais forte que o tremor que atingiu a região de Kobe (Hanshin/1996),logo esse aí é de se temer.

Desde então,o governo tem tentado educar a população,para que se previnam e saibam como agir caso sejam atingidas diretamente pelos tremores de terra,nas escolas também fazem menções sobre o assunto.

Bom, acontecer tremores por aqui é algo "normal",já que o país se encontra em cima de uma das falhas tectônicas.
Lidar com essa força imprevisível da natureza é dureza,já que dá poucos sinais de que está chegando.

Minha primeira experiência ao sentir o terremoto,foi de olhar para o lustre ,mas sem pânico ou afobação.
Hoje em dia encaro como algo que acontece por aqui,lógico que é algo pra se temer,tanto que olho em volta,pra saber se não tem nada que possa vir a cair em cima,mas de resto tento ficar tranqüilo,até porque não adianta se afobar.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Tufão!

Época do verão não é só o calor que nos castiga por aqui.
Com ele traz a temporada de tufões.

Passam vários em cada temporada,mais existe aí uma variação,fracos,médios e uns fortes.Muitos não chegam a atingir o arquipélago em toda sua extensão,sempre atingem algumas regiões "apenas".
Muitos acabam desviando em seu percurso.

Mas a região sul é a mais castigada,Okinawa nesta época é tenso mesmo.

No momento está passando o tufão de número 9 na região sul e que vem causando estragos,prejuízos,destruição e até mortes.
A previsão é que chegando no meio do país ele acabe desviando para o oceano.Mas é sianl de ventos fortes e muita água que vai cair.

Eu já "enfrentei" de fato,apenas alguns,já vi pela varando do apato,um telhando voando,ou melhor que acabara de ser arrancado de uma das casas da vizinhança.
E muito tempos atrás tive de sair para trabalhar em meio à ventania,que no caso é um caso sério,já que na marcha mais leve,pedalei,pedalei e custou a andar alguns metros.

E guarda-chuva nem pensar,serio o mesmo que querer passar dor-de-cabeça,já que ele vai se desfazer,dobrar ou ficar inutilizado.

Logo,quem for enfrentar a ventania,tomar cuidado é um requisito básico,claro que se puder evitar seria melhor,mas...(fica difícil).

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Chuva e mais chuva!

Nestas últimas semanas o arquipélago foi e está sendo castigado pelas chuvas,e diga-se de passagem,fortes e contínuas,além claro dos raios e trovões,provocados pelo sufocante calor que está fazendo este ano.

Ou seja,são dois os castigos,calor e chuva,quando não é um é o outro.

Enfim,a parte mais castigada é o sul do país,onde morros estão deslizando,ruas sendo alagadas,pessoas desabrigadas e até mortes decorrente à um destes problemas.
Para e ter uma idéia,neste curto período de tempo,já choveu 1/3 da quantidade de chuva num ano todo.É muita água sobre nossas cabeças.

E dias atrás em Tatebayashi(Gunma),ocorreu até um tatsumaki no meio da cidade,que durante seu trajeto causou muita dor-de-cabeça,tombando carros,quebrando vidraças e tudo mais,além de deixar muita gente sem energia elétrica.

E o que se vê durante as previsões do tempo é sempre de mais chuva,quase todos os dias.

Enfim,o feriado do Obon está quase chegando e se continuar assim,vai frustrar muita gente.

No dia de hoje o céu deu uma limpada,assim como a temperatura voltou a subir,mas engana-se que não acompanha as previsões do tempo e acha que São Pedro resolveu aliviar.
O fato é que lá embaixo,está vindo um Taifu e por conta disso,acabou atraindo as nuvens pra si,o fato é saber se ele vai desviar ou vai resolver passar pelo país,trazendo mais chuva e ventania.

Outra coisa,é que em decorrência destas chuvas,muitos festivais(matsuri´s) vêem sendo "estragados",de fato isso me frustrou também,mas não há como reclamar com a mãe natureza.

Logo,antes de sair de casa,é sempre bom acompanhar o noticiário e ver como anda a previsão do tempo.