domingo, 23 de agosto de 2009

Eleições!

Bom,quem vive no arquipélago,sabe que por vezes nos deparamos com carros de som,(carro de som que digo,é geralmente uma Wagon,com um megafone no teto e alguns japas dentro,por vezes o próprio candidato também a bordo do veículo) dando tchauzinho e dizendo um monte de coisas,promessas de campanha.

E por aqui,as coisas são bem organizadas,propaganda na rua,nos postes e todo lugar??Not,isso é extremamente proibido.
Para os candidatos fazerem sua propaganda,existem locais específicos,assim como um espaço(tamanho) definido de forma democrática.

Logo pra agariar votos eles tem de fazê-lo no "grito" mesmo.
O ruim disso é que logo cedo se vê,ouve esses carros passando e convenhamos,no final-de-semana é um pé no saco,já que normalmente é o único dia em que podemos nos dar ao luxo de acordar um pouco mais tarde.E ser acordado desta forma não é nada agradável.
E a eleição será no dia 30 deste mês.

Mas o que vem tomando conta dos noticiários é o fato do partido governamental (PLD),que está a frente do poder à décadas,pode perder o trono,já que estão seriamente ameaçados pela oposição (PD),que com a ajuda da baixa popularidade do partido do governo vem tendo uma aprovação maior.
Logo,o PLD está fazendo de tudo pra não perder a eleição,mas olhando para o panorama parece que será uma tarefa dificílima.

Se a oposição ganhar,uma das coisas que eles querem fazer é acabar com as Haken Gaisha(empreiteiras),pra muitos a princípio seria muito bom,já que as odeiam,mas ao analisarmos melhor,as fábricas e as pessoas saem perdendo.

Já que para as fábricas acaba aumentando os encargos trabalhistas,já que teria de tratar os funcionários como efetivos,logo isso aumenta os gastos das empresas,forçando a maioria a mudar seus planos e até mesmo seus pólos produtivos,no caso pra locais onde os gastos são menores,entenda-se fora do Japão,em locais como China e outros países do oriente média onde a mão de obra é bem mais barata.
Para os trabalhadores o mercado de trabalho iria retrair ainda mais se comparado aos dias de hoje,assim só os melhores e bem preparados é que conseguiriam se manter ou arrumar uma colocação no mercado,sem contar que estariam disputando as vagas contra os chineses,vietnamitas,etc...

Tudo bem que isso ajuda a preservar os direitos dos trabalhadores,mas só daqueles que estariam empregados,já a maior parte teriam de amargar a rua da amargura e conseqüentemente forçando aí a volta pra casa(país de origem).

Agora é esperar pra ver o que acontece.

Lembrando que isso também pode causar um enorme impacto pra economia,que andou em recessão por muito tempo e só agora deu uma respirada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário