terça-feira, 11 de agosto de 2009

Terremoto!

Hoje (11) muitos foram despertados por um forte tremor de terra,que atingiu o arquipélago na região de Shizuoka.
Pode parecer castigo,mas justamente neste mesmo horário (AM 5:07) estava passando oTufão naquela região,causando tsunami e deixando as autoridades em alerta.
E o tremor se juntou a estes fatores,o que também prolongou o a atenção para possíveis tsunamis.

As conseqüências até agora,tirando os prejuízos e muitos produtos que foram para o chão,111 pessoas se machucaram de alguma forma.
A rodovia expressa Tomei foi interditada,por conta de que houve uma fissura numa das partes do trajeto,a malha ferroviária também parou,inclusive os shinkasen´s.

O tremor alcançou 6,4 graus na escala.

E a previsão( e que muitos comentam) é que amanhã haverá um novo tremor e mais forte.
Especialistas disseram que este tremor ocorrido hoje,não tem nenhuma ligação com o "tokai Jishin" ou o "Shizuoka Jishin".

Por falar em Tokai Jishin,ouço história dele desde que coloquei os pés aqui no arquipélago,dizem que será muito mais forte que o tremor que atingiu a região de Kobe (Hanshin/1996),logo esse aí é de se temer.

Desde então,o governo tem tentado educar a população,para que se previnam e saibam como agir caso sejam atingidas diretamente pelos tremores de terra,nas escolas também fazem menções sobre o assunto.

Bom, acontecer tremores por aqui é algo "normal",já que o país se encontra em cima de uma das falhas tectônicas.
Lidar com essa força imprevisível da natureza é dureza,já que dá poucos sinais de que está chegando.

Minha primeira experiência ao sentir o terremoto,foi de olhar para o lustre ,mas sem pânico ou afobação.
Hoje em dia encaro como algo que acontece por aqui,lógico que é algo pra se temer,tanto que olho em volta,pra saber se não tem nada que possa vir a cair em cima,mas de resto tento ficar tranqüilo,até porque não adianta se afobar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário