domingo, 29 de maio de 2011

Times de futebol e sua torcida.

A muito tempo atrás eu era o que podemos dizer de torcedor (sofredor) de futebol.
Mas, faz muito tempo, na qual andava com o radinho em AM ouvindo as transmissões quando não podia estar à frente da TV.

Cheguei a chorar a derrota do time para qual torcia numa final do campeonato estadual.
Pode parecer exagero, mas foi sim, me deixou deprimido e talz.

Mas, um tempo depois acabei desanimando do futebol, que fique bem claro que nada tem a ver com o progresso ou não do time para qual torcia.

O problema estava nos torcedores, é lamentável ver que as pessoas encaram tudo com estupidez, ignorância entre outros adjetivos que qualificam qualquer ato brutal.

Digo isso porque em rodas de homens, quando o assunto é futebol sempre rola uma discussão, zoação e afins, mas antes tudo acabava de boa e parava por aí.
Só de um tempos em diante a coisa ficou feia, pois muitos não aceitavam as brincadeiras, gozações e partiam para a ignorância total, onde começavam as brigas.

E é algo que não tem lógica alguma, aliás para tudo que o fanático faz não há logica, pelas bizarrices que o fazem.

Hoje o que se vê é brigas entre torcidas rivais, brigas de torcidas organizadas, até parece que esse povo vai para estádio para brigar a invés de celebrar o jogo, sorrir ou chorar pelos gols e lances perdidos.
Chegou a tal ponto que pessoas morrem e muitas acabam feridas com que finalidade mesmo?

Eu não consigo achar nenhuma, já que as pessoas pagam pra fazer essas barbaridades, não respeitando a vida alheia.
Já não basta a violência que domina no cotidiano, ainda tem de haver até mesmo no momento que deveria ser de lazer.

É chocante ver imagens na TV, internet e afins de pessoas machucadas, ensangüentadas, sendo espancadas e até morrendo...isso me deixa pasmo de até onde a ignorância do ser humano pode chegar, quando se quer impor algo que não tem como ou necessidade de fazê-lo.

Brigas acontecem até em comemorações,sic!


E na minha época de trabalhador no centro de São Paulo, lembro bem a cena de um torcedor ser espancado por outros covardemente, dado o número de gente envolvida,um contra um monte, o cara só tinha uma opção, correr para a estação de metrô onde haviam lá os seguranças que não deixavam o cara adentrar muito estação à dentro.

É chocante.


Isso tudo me fez rever o conceito de torcer por futebol, onde os pseudo-torcedores não sabem o real significado da palavra e intenção de TORCER.
E como essa massa de ignorância só cresceu neste últimos tempo, serviu de mote para que abandonasse de vez essa coisa de torcer para algum time de futebol, até porque prezo pela minha integridade e não vou querer sofrer conseqüências por ser apenas um torcedor, que quer apenas torcer, quando dá de frente com um grupo de "torcedores" do time rival.

Agora, eu praticamente assisto a Copa do Mundo e alguns jogos da Europa, mas nem Copa do Mundo é unanimidade, ainda mais quando se faz uma crítica que vai de encontro aos dos outros.

Será que as pessoas não param pra pensar um pouco e refletir sobre aquilo que estão fazendo?
Não é possível que todos sejam influenciáveis e cegos em reconhecer a realidade.


Hoje eu prefiro assistir de tudo, menos o futebol.
Tenis, golfe, baseball, sumô e claro a Fórmula 1 são os esportes que prefiro assistir e admiro o respeito dos japoneses, que não ficam querendo se matar em "prol" dos seus clubes favoritos.


A vida vale mais do que isso, mas tem gente que nem se toca disso.

domingo, 22 de maio de 2011

Ayrton Senna !





Assisti ao DVD sobre o Ayrton Senna.

No DVD conta um pouco a tragetória do piloto, desde o Kart até a Fórmula 1.
É pra quem acompanha o esporte à tempos,lá pelo idos de 88,89...que conta um pouco sobre a história de seu maior rival daquele tempo,que era o Alan Prost.
E para qualquer fã do esporte e do piloto este DVD é aquisição obrigatória.

E se bem me lembro, ainda guri, acompanhava as corridas pela TV e não perdia quase nenhum GP, na verdade até hoje assisto as corridas, mas não como mesmo entusiasmos.
Seria pela falta de um grande piloto brasileiro?
Pois acima de tudo gosto do esporte, mas o fator político tomou conta de vez, além do fator financeiro, ou seja tem muita coisa envolvida, que não seja a competitividade como um esporte.
Isso foi até citado pelo próprio Senna e que o traiu, no caso foi apunhalado pelo favorecimento alheio, ante aos seus interesses.
Claro que cada um tem seu ponto de vista e ninguém quer sair perdendo.

O fato é que os dois pilotos tiveram um atrito muito grande, muito maior do que ocorre hoje em dia.
O DVD mostra um pouco disso, dentro e fora das pistas, mas nos bastidores da Fórmula 1, que chega até a dar raiva.
O então presidente da FIA, Jean Marie Balestre (Francês) tinha um relação muito próxima com Alain Prost e se viu que houve certas puxação de saco pra cima do piloto partindo do presidente da FIA.

Como era bom e ao mesmo tempo ruim para o Ron Dennis ter os dois maiores pilotos da época.

E me fez lembrar como as coisas eram complicadas para os pilotos, assim como cansativa, exaustiva e as câmeras onboard, que tremiam um barbaridade se comparadas com as de hoje em dia.


Enfim, vale muito a pena assistir o DVD ,seja para os fãs de automobilismo ou fãs do piloto.


______________________________________________________________________________

Muita gente que se diz apaixonada pelo esporte gosta de avacalhar nossos pilotos e sempre compará-los ao grande ídolo Ayrton Senna.
Foi um grande piloto sim, não dá pra negar e o mundo inteiro sabe disso, mas infelizmente isso é passado, glorioso e ficará para sempre na história sem dúvida.

Só que nessa, acabam esquecendo da realidade, de como as coisas mudaram, de como os interesses na categoria ficaram diferentes.
As equipes grandes contam com verbas poupudas enquanto que nas pequenas é preciso "pagar" pra correr.

E a tecnologia dos carros,assim como aerodinâmica, regras,etc,tudo sofreu alteração daquela época pra cá.
E claro que os pilotos também tem se de adequarem ao equipamento.

Então ficar comparando pilotos de épocas diferentes é no mínimo sem noção.

Seria o mesmo que ficar comprando o fusquinha 66 com o Beatle, tá não é pra tanto, mas dá uma amostra de que muita coisa mudou e o mundo seguirá dessa forma.
Os pilotos de ficarão para história, mas dará lugar a outros tantos que ainda surgirão com um equipamento diferente, esse é o mote principal da Fórmula 1, utilizar sempre que possível muitas inovações tecnológicas, que podem acabar parando nos carros de rua.

Logo, acho que o povo reclama demais e não gostam dos pilotos que representam seu país, se o país não acredita no seu piloto e torce por ele, quem vai fazê-lo?
Tudo bem que os pilotos brasileiros não vem tendo êxito, mas ficar disparando críticas tão pesadas não é lá tão sábio, além do que, para se chegar lá é preciso se lascar um pouco e dúvido que essa gente consiga chegar lá, até mesmo êxito em corrida de Kart profissional.

Uma coisa que mostram bem a diferença entre o velho é o atual é o sistema de DRS(arasto aerodinâmico pra simplificar),onde a uma das asas do aerofólio se abre e melhora a passagem de ar,somando-se o vácuo obtido pelo carro da frente faz com que o carro ganhe um desempenho injusto sobre seu oponente, mas isso claro usado em locais pre determinados e com a regra de que o carro esteja próximo, 1s de diferença.
Outra diferença é o KERS (sistema de recuperação de energia sinética), onde a cada freada que gera acúmulo de energia é armazenada num dispositivo e esse pode ser usado à vontade pelos pilotos.

Ou seja, hoje é bem diferente de antes, onde claro, se contava muito o desempenho, agilidade, arrojo e determinação para se fazer uma ultrapassagem.
Enquanto que hoje em dia o piloto faz apenas metade e outra metade fica por conta do carro, num passado bem próximo o carro fazia mais pelo piloto, como controle de tração ,telemetria, ajustes automáticos e afins


Logo, eu torço sim pelos pilotos brasileiros da categoria e torço para o esporte, então se os pilotos não vão bem não será isso que vai me frustrar e sair xingando o cara.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

McDonald´s 40anos no Japão.




A rede McDonald´s completa neste ano, 40 anos desde que aterrissou por aqui.

A primeira loja foi inaugurada em 1971 e a rede é praticamente associada com a marca da Coca Cola.

Logo,teve muitas promoções envolvendo as empresas.


Enfim,neste ano ao McDonald´s resolveu fazer novamente uma promoção que lhe dá um copo a cada set comprado.
No caso, o set tem de ser o tamanho grande,qualquer lanche dos set´s disponíveis, mais batata grande e refri grande,que pode ser trocado por Café com leite médio.

Os lanches de crianças(happy set) não entram na promo ,assim como lanches comprados utilizando cupon´s de descontos, outras bebidas não lhe dão direito ao brinde,como café,suco em caixa e tals.
Para os estabelecimentos que oferecem o Asa Mc,a promo começa a valer depois das 10:30 da manhã.
No caso de acabar o produto,infelizmente terá de esperar pela próxima edição.
E não dá pra escolher a cor do copo a ser ganhado.

Haverá extensão da promoção, em outra data que dará copos de outras cores.

Em tempo,as cores disponíveis no momento são Green, Dark Gray e Dark Blue.
Que começou a valer desde o dia 20 deste mês.

A segunda rodada começa no mês de junho, em alguma data, logo no início.
E darão mais 3 opções de cores: Light Blue ,Pink e Clear.

Os copos tem a dimensão de uma lata de refri de 350ml,aliás tem o formato da lata.
Diferentemente do que ocorreu no passado onde o copo era mais largo e encorpado.

Mais um motivo pra ir ao Mc mais próximo, "ganhar" um copo temático.
Aliás, logo após comer lanches do Mc, me dá uma súbita vontade de ir ao banheiro, sei lá qual o motivo.
Então eu tenho de ficar no Filet-o-fish mesmo, que aliás é muito bom e gosto desde a época que freqüentava o Mc no Brasil.

Um vídeo do comercial.




E por falar em Mc, o Mega Mac está de volta.



Começou a ser vendido novamente desde o dia 13 deste mês e bom...carinho lógico.
Mas, ainda não há uma data de encerramento, visto que o lanche vai e volta sempre.

Pra mim não vira, até gosto do Big Mac, mas tenho aquele problema citado acima, então pra mim não faz diferença alguma.
Eu sinto falta do simplista McChiken..pão,maionese,alface e frango empanado.

Em tempo, já gostei mais de ir ao Mc, mas agora nem faço muita questão, sabendo que há uma variedade muito grande de comidas a serem devoradas no lugar dos lanches, sem contar que engorda, coisa que não preciso mais.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Usina Nuclear!

Assistindo o noticiário na TV,passou a informação de que o primeiro ministro Kan, solicitou a Chubu Eletric para que parasse com as atividades da Usina Nuclear de Hamaoka.
No entendimento dele é que a Usina tem um potencial de sofrer algum acidente se houver algum abalo sísmico mais forte,como o Tokai Jishin.

A verdade é que duas unidades já estava paradas e uma terceira estava sendo revista.

O  presidente do grupo,em pronunciamento oficial fez a declaração do ocorrido,assim derrubando as ações do grupo na bolsa de valores,assim como a previsão de passar no vermelho em sua receita,pela primeira vez na história desde que a empresa começou a funcionar.

Segundo o primeiro ministro a situação de Hamaoka é a que mais preocupa,mas segundo o que foi dito é que se fizessem uma inspeção mais rígida praticamente todas as usinas teriam de ser paralisadas.
E ao que parece,pelo menos por enquanto é que não haverá reajustes na tarifa de energia por conta disso.
Mas,com a chegada do verão as coisas podem se complicar por aqui, já que o consumo de energia tende a aumentar e pode alcançar em momentos de picos o consumo de mais de 25milhões de Killowatts e com a paralisação de Hamaoka a geração de energia cai para a casa de 26milhões de killowatts ,girigiri..
E num cenário pior,seria necessário a criação de outras maneiras para se gerar energia e todas elas haveriam um belo de um custo adicional.


Em Fukushima...

No local,complexo 1 não há chuveiros,TV ou qualquer tipo para entreter o pessoal,já na unidade 2 há alguns chuveiros.

O fato é que as pessoas só tomam banho a cada 4 dias o que faz com que o cheiro fique bem ruim.

Mas,providências estão sendo tomadas a fim de diminuir o stress dos funcionários.

Como a instalação de chuveiros,moradias temporárias(kaseto jyutaku),TV,rádio,jornais,baralho,tudo a fim de proporcionar a distração das pessoas.

Outra coisa é que o governo de algumas cidades,permitiu que os moradores possam visitar suas residências,num período de 2 horas,controlada.
As pessoas podem recolher alguns pertences,mas bem limitado,por um saco de mais ou menos 70CM,não se pode trazer comidas,carros e nem usar os banheiros.

Sobre a paralisação da usina de Hamaoka a população está dividida,entendem que a paralisação por causa da seguranças dos mesmo é importante,mas por outro lado com essa paralisação irá contribuir com a dispensa de funcionários,ou seja desemprego na certa.
Mas,a região central do país é muito forte e importante,pois concentram muitas empresas,como a automobilística e pode acarretar sérios problemas quanto a produtividade,assim como a economia num plano geral.

Enquanto isso,no mundo em vários locais as pessoas estão saindo em protesto contar o funcionamento das Usina nucleares.

Mas,um coisa é certa,muita gente depende delas,pois nem todo lugar consegue usufruir da uma Usina Hidrelétrica por exemplo, e as Termoelétricas mostraram-se ineficazes além de caras e prejudiciais ao meio ambiente(incluem aí eólica,a gás,óleo).
A Nuclear parece ser a melhor,apesar de perigosa caso haja manuseio inadequado,no caso negligente mesmo.

Já a energia solar se mostrou cara,pois os espelhos que captam a energia são bem caras e ainda não justificam sua aplicação.

A geral protesta,tudo bem que tem até um sentido,mas ao invés de apenas meter o pau,que tal sugerir outras maneiras de criar energia,além de economizar,pois de certo que estes que estão reclamando,na certa tem seus aparelhos eletrônicos em suas moradias e que consomem desta energia que tanto reclamam.

Chegamos num ponto onde ficamos dependente disso,assim como as pessoas são dependentes da gasolina,apesar do esforço de muitas empresas em mudar para formas ecologicamente saudáveis.

A situação é complicada.

Outra coisa que passou é como os funcionários da Tokyo Eletric Power estão passando nas instalações em Fukushima.
Os funcionários dormem no chão de um salão da empresa,chegando aí na casa de 300 pessoas,que dormem do jeito que estão,com a roupa de proteção.
Muitos sendo necessário de um equipamento que inibe o ronco e tal.

Infamous 2 - Playstation 3

sábado, 7 de maio de 2011

Yukke!

Assisti o noticiário dias desses,acho que foi quinta-feira.

E mostrou que numa rede de Yakiniku,3 pessoas acabaram contaminadas e tposteriormente morreram por ingerir carne crua.

Sim,no caso em um restaurante esse prato era especialidade da casa,era,porque a venda do mesmo fora suspensa,apesar do dono dizer que seguiu todas as regras de higiene à risca.
Como facas e tábua desinfectadas.



Outros estabelecimentos dizem que tinham de receber carnes de outras localidades,por não ter na mesma região produtos frescos.


O fato é que ao ingerirem a carne as pessoas foram contaminadas pelo vírus O-111.

Logo,a rede de restaurantes teve seu funcionamento interrompido e está sendo investigado como aconteceu tal fatalidade.
A rede em questão é a Ebisu,que tem lojas em vários locais.

Essa mania dos japas de comerem as coisas cruas,ainda vai dar muita dor de cabeça.
Peixe é uma coisa,ainda passa,mas carne vermelha e complicado comê-las crua,e sentir aquele gosto de sangue goela abaixo.

Carne tem de ser bem passada,nem Shabu-Shabu,onde se mergulha a carne num caldo quente passa.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Uma continuação do post anterior...

É,fiquei empolgado de escrever as coisas,que esqueci de mencionar mais alguns detalhes.


Pra quem está no Japão,sabe que durante a crise de 2008 o governo além de oferecer dindin pra quem quisesse ir embora.

Fora isso,pra quem quisesse continuar no arquipélago,o governo estava oferecendo moradia pra quem estava realmente numa situação complicada,além de auxilio subsistência (seikatsu hogo).

Claro que tem uma listinha de obrigações.
Além do que existia outros tipo de ajuda.

Pô,a Hello Work(agência pública de empregos) disponibiliza apartamentos a um preço extremamente baixo,e claro,pra ter direito tem de pagar o seguro desemprego.
Isso,sem contar Kodomo Teate,auxílio leite,empréstimo pessoal do governo,para pagar em suas longas prestações,num total de 5 ou 10 anos.

A situação é complicada sim,ninguém disse que seria fácil enfrentar uma crise,mas pra quem está aqui a bastante tempo,sabe que é uma montanha russa,hora sobe as horas extras,horas somem tudo.
Claro que criticar parece muito fácil,mas se correr atrás é certeza que acaba-se achando uma solução para o problema,os orgãos do governo,como prefeitura,os funcionários são bem prestativos(nem sempre,mas todo mundo tem aquele dia ruim).

E ficar ligado no noticiário,jornal e internet(até porque tem sites brasileiros que divulgam notícias diariamente.
Ou se preferir ainda tem as agências de notícia,tipo Kyodo, Reuters Japan, BBC Japan, CNN Japan,etc.



Ah,nem vale a pena se estressar, já foi,mas ficar mostrando tragédia acaba assustando que tem parentes por aqui.

Usando de má fé.

Saiu um reportagem do programa do Gugu,que é transmitido na Record.

Onde uma brasileira diz que vem enfrentando problemas financeiros,necessidades e tal.

Diz ela que trabalha em uma creche japa,como marido trabalhando dia sim outros não e com dois filhos pequenos,que a renda não dá para o sustendo da família.

Pela lógica seria,o marido procurar outro serviço,na impossibilidade do mesmo,pensar no caso dela arrumar outra colocação,já que serviço pra mulher sempre tem,pra homem é mais difícil,onde a exigência é muito grande,tipo fluência no idioma e tal.

Mas,pra quem está aqui,saber japonês não é requisito e sim obrigação,isso que a família já está a bom tempo por aqui,uns dez anos.
Logo,o cara não aprendeu por não quis,sendo que os dias que está sem serviço,dava muito bem para estudar,pegar o caderno dos filhos e dar uma olhada.
Agora,ficar de papo para o ar não dá em nada mesmo e o dinheiro não vai cair do céu,assim com oportunidade(neste caso caiu).

Outra,que dava para o cara tentar fazer um baito(bico) nos dias parados ou no final de semana,até porque se está passando necessidade é necessários fazer certos sacrifícios,ainda mais quando se tem crianças.

Outra coisa que foi mencionada fora a crise que assolou o país em 2008,que fora comentado...e que os mesmo já pensavam em ir embora já que a coisa estava feia para o lado deles,só que bastava olhar pelos telejornais,assim como na internet que depois daquele acontecimento o governo estava oferecendo dinheiro para quem quisesse ir embora,no caso o dinheiro era para custear a passagem aérea,só de ida claro.
Então não dá pra usar deste argumento para justificar nada.


Outro ponto é que muito se mencionou sobre o tsunami que atingiu a região nordeste do país,isso porque eles estão localizados na região de Shizuoka em IwatA,se fosse em IwatE,que fica ali pertinho de onde houve a tragédia seria totalmente aceitável o fato de estarem passando por dificuldades.
As duas partes se distanciam em mais de 800KM,isso mesmo OITOCENTOS kilômetros,ou seja nem tsunami nem terremotos foram algo a se preocuparem,apesar de que o tremor abalou várias províncias,mas nada que não já não tenham passado,pois tremor de 3 ou 4 graus na escala acontece "normalmente".

O maior problema ou preocupação de todos é com o perigo vindo de Fukushima,das usinas nucleares,que nem de longe atingiria a província supracitada.

Ou seja,ela passou a perna no Gugu e na Record,que não averiguaram direito sobre as reais condições que a família alegou.
Poderiam estudar mais a geografia no arquipélago e ver que nada daquilo poderia ser usado como argumento válido.

O drama exposto está nos níveis daquelas novelas mexicanas.

Enfim,como tamanho xororo,conseguiu ganhar do programa passagens de volta(ida e volta da mãe que saiu do Brasil,com direito a estadia e tal) e mais uma casa. :o


É,ganharam tudo isso as custas das "doações" do fiéis da Universal(igreja)...agora o que vai ter de nego mandando cartinha para o Gugu pedindo pra ir embora "de grátis" será bem grande.

Não duvido que tenham ido embora com re-entry,ainda se pensarmos que tenham o visto permanente e não abririam mão tão fácil(só uma suposição).

Pra quem quer ver o vídeo do programa,tá aí.
(lembrando que o vídeo é grande,tem 1 hora e meio ).





segunda-feira, 2 de maio de 2011

Atualizando.

Depois de muito tempo,com a preguiça grudada em mim,resolvi postar algo.

Até porque é época de feriado,Golden Week,que o meu vai até quarta,mas tem muita gente que terá um feriado mais extenso.

Enfim,entrei no meu yasumi com o pé esquerdo,com uma baita gripe,que me força a ficar mofando dentro de casa.
Pelo menos não saio para gastar e acaba economizando.


Estava acompanhando os noticiários e pelo que parece a mídia braza cansou de postar sobre o Japão,ainda bem.

E no início deste feriado,as linahs de shinkansen voltaram a funcionar em sua totalidade,de norte a sul do país,inclusive para a região de Tohoku,que vai até Aomori,passando por Sendai.
E assim até o novíssimo Shinkansen está funcionando,o Hayabusa,um dos mais velozes do mundo e terá uma partida diária de Tokyo,e claro,reuniu muita gente para ver a nova composição.

E o trem parece muito confortável,pois tem até uma primeira classe,deixando os vagões Green como se fosse uma ala executiva do trem,se comparado com aviação.
E para diminuir o atrito com o ar,o trem tem um frente(bico) bem extensa,algo em torno de 15 metros e de um vagão para outro, existe um espaço,que normalmente passa ar,isso foi diminuído(o espaço) ou melhor foi coberto,deixando só uma fresta,assim o ar não interfere na composição e melhora a estabilidade dos vagões.

E acompanhando mais um pouco as news,parece que o Ishikawa Ryo não está tendo um bom começo de ano,após ficar bem atrás Masters dos EUA,neste final de semana que se passou,ele alcançou apenas a décima segunda(12) posição no ranking final.