domingo, 22 de maio de 2011

Ayrton Senna !





Assisti ao DVD sobre o Ayrton Senna.

No DVD conta um pouco a tragetória do piloto, desde o Kart até a Fórmula 1.
É pra quem acompanha o esporte à tempos,lá pelo idos de 88,89...que conta um pouco sobre a história de seu maior rival daquele tempo,que era o Alan Prost.
E para qualquer fã do esporte e do piloto este DVD é aquisição obrigatória.

E se bem me lembro, ainda guri, acompanhava as corridas pela TV e não perdia quase nenhum GP, na verdade até hoje assisto as corridas, mas não como mesmo entusiasmos.
Seria pela falta de um grande piloto brasileiro?
Pois acima de tudo gosto do esporte, mas o fator político tomou conta de vez, além do fator financeiro, ou seja tem muita coisa envolvida, que não seja a competitividade como um esporte.
Isso foi até citado pelo próprio Senna e que o traiu, no caso foi apunhalado pelo favorecimento alheio, ante aos seus interesses.
Claro que cada um tem seu ponto de vista e ninguém quer sair perdendo.

O fato é que os dois pilotos tiveram um atrito muito grande, muito maior do que ocorre hoje em dia.
O DVD mostra um pouco disso, dentro e fora das pistas, mas nos bastidores da Fórmula 1, que chega até a dar raiva.
O então presidente da FIA, Jean Marie Balestre (Francês) tinha um relação muito próxima com Alain Prost e se viu que houve certas puxação de saco pra cima do piloto partindo do presidente da FIA.

Como era bom e ao mesmo tempo ruim para o Ron Dennis ter os dois maiores pilotos da época.

E me fez lembrar como as coisas eram complicadas para os pilotos, assim como cansativa, exaustiva e as câmeras onboard, que tremiam um barbaridade se comparadas com as de hoje em dia.


Enfim, vale muito a pena assistir o DVD ,seja para os fãs de automobilismo ou fãs do piloto.


______________________________________________________________________________

Muita gente que se diz apaixonada pelo esporte gosta de avacalhar nossos pilotos e sempre compará-los ao grande ídolo Ayrton Senna.
Foi um grande piloto sim, não dá pra negar e o mundo inteiro sabe disso, mas infelizmente isso é passado, glorioso e ficará para sempre na história sem dúvida.

Só que nessa, acabam esquecendo da realidade, de como as coisas mudaram, de como os interesses na categoria ficaram diferentes.
As equipes grandes contam com verbas poupudas enquanto que nas pequenas é preciso "pagar" pra correr.

E a tecnologia dos carros,assim como aerodinâmica, regras,etc,tudo sofreu alteração daquela época pra cá.
E claro que os pilotos também tem se de adequarem ao equipamento.

Então ficar comparando pilotos de épocas diferentes é no mínimo sem noção.

Seria o mesmo que ficar comprando o fusquinha 66 com o Beatle, tá não é pra tanto, mas dá uma amostra de que muita coisa mudou e o mundo seguirá dessa forma.
Os pilotos de ficarão para história, mas dará lugar a outros tantos que ainda surgirão com um equipamento diferente, esse é o mote principal da Fórmula 1, utilizar sempre que possível muitas inovações tecnológicas, que podem acabar parando nos carros de rua.

Logo, acho que o povo reclama demais e não gostam dos pilotos que representam seu país, se o país não acredita no seu piloto e torce por ele, quem vai fazê-lo?
Tudo bem que os pilotos brasileiros não vem tendo êxito, mas ficar disparando críticas tão pesadas não é lá tão sábio, além do que, para se chegar lá é preciso se lascar um pouco e dúvido que essa gente consiga chegar lá, até mesmo êxito em corrida de Kart profissional.

Uma coisa que mostram bem a diferença entre o velho é o atual é o sistema de DRS(arasto aerodinâmico pra simplificar),onde a uma das asas do aerofólio se abre e melhora a passagem de ar,somando-se o vácuo obtido pelo carro da frente faz com que o carro ganhe um desempenho injusto sobre seu oponente, mas isso claro usado em locais pre determinados e com a regra de que o carro esteja próximo, 1s de diferença.
Outra diferença é o KERS (sistema de recuperação de energia sinética), onde a cada freada que gera acúmulo de energia é armazenada num dispositivo e esse pode ser usado à vontade pelos pilotos.

Ou seja, hoje é bem diferente de antes, onde claro, se contava muito o desempenho, agilidade, arrojo e determinação para se fazer uma ultrapassagem.
Enquanto que hoje em dia o piloto faz apenas metade e outra metade fica por conta do carro, num passado bem próximo o carro fazia mais pelo piloto, como controle de tração ,telemetria, ajustes automáticos e afins


Logo, eu torço sim pelos pilotos brasileiros da categoria e torço para o esporte, então se os pilotos não vão bem não será isso que vai me frustrar e sair xingando o cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário