É,fiquei empolgado de escrever as coisas,que esqueci de mencionar mais alguns detalhes.
Pra quem está no Japão,sabe que durante a crise de 2008 o governo além de oferecer dindin pra quem quisesse ir embora.
Fora isso,pra quem quisesse continuar no arquipélago,o governo estava oferecendo moradia pra quem estava realmente numa situação complicada,além de auxilio subsistência (seikatsu hogo).
Claro que tem uma listinha de obrigações.
Além do que existia outros tipo de ajuda.
Pô,a Hello Work(agência pública de empregos) disponibiliza apartamentos a um preço extremamente baixo,e claro,pra ter direito tem de pagar o seguro desemprego.
Isso,sem contar Kodomo Teate,auxílio leite,empréstimo pessoal do governo,para pagar em suas longas prestações,num total de 5 ou 10 anos.
A situação é complicada sim,ninguém disse que seria fácil enfrentar uma crise,mas pra quem está aqui a bastante tempo,sabe que é uma montanha russa,hora sobe as horas extras,horas somem tudo.
Claro que criticar parece muito fácil,mas se correr atrás é certeza que acaba-se achando uma solução para o problema,os orgãos do governo,como prefeitura,os funcionários são bem prestativos(nem sempre,mas todo mundo tem aquele dia ruim).
E ficar ligado no noticiário,jornal e internet(até porque tem sites brasileiros que divulgam notícias diariamente.
Ou se preferir ainda tem as agências de notícia,tipo Kyodo, Reuters Japan, BBC Japan, CNN Japan,etc.
Ah,nem vale a pena se estressar, já foi,mas ficar mostrando tragédia acaba assustando que tem parentes por aqui.
Oi Fábio, sou Murilo da wii Brasil e da ps3 begins, desculpe usar o espaço de seu blog para isso, mas não gostaria de puxar o assunto no meio da comunidade xD
ResponderExcluireu gostaria de conversar com você e te fazer algumas perguntas, se não se imortar, me adicione no orkut ou no msn (mugates@hotmail.com). obrigado.