domingo, 29 de maio de 2011

Times de futebol e sua torcida.

A muito tempo atrás eu era o que podemos dizer de torcedor (sofredor) de futebol.
Mas, faz muito tempo, na qual andava com o radinho em AM ouvindo as transmissões quando não podia estar à frente da TV.

Cheguei a chorar a derrota do time para qual torcia numa final do campeonato estadual.
Pode parecer exagero, mas foi sim, me deixou deprimido e talz.

Mas, um tempo depois acabei desanimando do futebol, que fique bem claro que nada tem a ver com o progresso ou não do time para qual torcia.

O problema estava nos torcedores, é lamentável ver que as pessoas encaram tudo com estupidez, ignorância entre outros adjetivos que qualificam qualquer ato brutal.

Digo isso porque em rodas de homens, quando o assunto é futebol sempre rola uma discussão, zoação e afins, mas antes tudo acabava de boa e parava por aí.
Só de um tempos em diante a coisa ficou feia, pois muitos não aceitavam as brincadeiras, gozações e partiam para a ignorância total, onde começavam as brigas.

E é algo que não tem lógica alguma, aliás para tudo que o fanático faz não há logica, pelas bizarrices que o fazem.

Hoje o que se vê é brigas entre torcidas rivais, brigas de torcidas organizadas, até parece que esse povo vai para estádio para brigar a invés de celebrar o jogo, sorrir ou chorar pelos gols e lances perdidos.
Chegou a tal ponto que pessoas morrem e muitas acabam feridas com que finalidade mesmo?

Eu não consigo achar nenhuma, já que as pessoas pagam pra fazer essas barbaridades, não respeitando a vida alheia.
Já não basta a violência que domina no cotidiano, ainda tem de haver até mesmo no momento que deveria ser de lazer.

É chocante ver imagens na TV, internet e afins de pessoas machucadas, ensangüentadas, sendo espancadas e até morrendo...isso me deixa pasmo de até onde a ignorância do ser humano pode chegar, quando se quer impor algo que não tem como ou necessidade de fazê-lo.

Brigas acontecem até em comemorações,sic!


E na minha época de trabalhador no centro de São Paulo, lembro bem a cena de um torcedor ser espancado por outros covardemente, dado o número de gente envolvida,um contra um monte, o cara só tinha uma opção, correr para a estação de metrô onde haviam lá os seguranças que não deixavam o cara adentrar muito estação à dentro.

É chocante.


Isso tudo me fez rever o conceito de torcer por futebol, onde os pseudo-torcedores não sabem o real significado da palavra e intenção de TORCER.
E como essa massa de ignorância só cresceu neste últimos tempo, serviu de mote para que abandonasse de vez essa coisa de torcer para algum time de futebol, até porque prezo pela minha integridade e não vou querer sofrer conseqüências por ser apenas um torcedor, que quer apenas torcer, quando dá de frente com um grupo de "torcedores" do time rival.

Agora, eu praticamente assisto a Copa do Mundo e alguns jogos da Europa, mas nem Copa do Mundo é unanimidade, ainda mais quando se faz uma crítica que vai de encontro aos dos outros.

Será que as pessoas não param pra pensar um pouco e refletir sobre aquilo que estão fazendo?
Não é possível que todos sejam influenciáveis e cegos em reconhecer a realidade.


Hoje eu prefiro assistir de tudo, menos o futebol.
Tenis, golfe, baseball, sumô e claro a Fórmula 1 são os esportes que prefiro assistir e admiro o respeito dos japoneses, que não ficam querendo se matar em "prol" dos seus clubes favoritos.


A vida vale mais do que isso, mas tem gente que nem se toca disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário