domingo, 11 de março de 2012

東日本大震災 - Terremoto e tsunami 1 ano.


No dia de hoje fez um ano, desde o grande tremor seguindo de um grande Tsunami, que praticamente mudou todo o cenário no nordeste do país.
O enorme tsunami, arrastou tudo que tinha pela frente, carros, casas, navios, containers até pessoas, muitos morreram, muitos continuam desaparecidos e muito mais ficaram desabrigados, foram expulsos de seu lar, do seu cotidiano e quase tiveram suas vidas destruídas por inteiro.

As imagens e vídeos são assustadores, o barulho que se fazia era de arrepiar.

Mas, depois de tudo isso, veio os incêndios que praticamente acabaram por destruir tudo que sobrou.

Isso seria o ponto final, pra muitos..verem a sua frente impotentes, sem poder fazer nada, a não ser correr, salvar suas vidas largando pra trás tudo que tinham conquistados, sem hesitar, pois isso poderia lhes custar a vida.

Mas, o que poderia ser desesperador e decretar assim uma vontade de desistir de tudo, eis que surge a vontade maior de contornar todos estes problemas e dar a volta por cima.
Começar tudo de novo, uma nova vida, um novo cotidiano, num novo lugar, superando os dias sem um futuro certo.

Muitas pessoas que de início ficam em ginásios entre outros centros de refúgio, aos poucos foram sendo alocados em moradias provisórias (sabe lá até quando), os chamados Kaseto Jyutaku.
Mas, com a chegada do inverno, veio um outro problema, como enfrentar o frio, já que neles não se pode usar os famosos fan hita, aquecedores a querosene e tal.

E o dia de hoje, foi lembrando por todo país, lembrando o fatídico dia, sem perder as esperanças e lamentar todas as perdas, parentes e conhecidos, até dos desconhecidos.
Levantar a cabeça pra recomeçar, pois muito já foi feito, porém há muito mais a ser feito, já que a destruição foi praticamente total.


E para outros moradores, os de Fukushima, se viram também obrigados a abandonar suas casas as pressas, mas não por causa do Tsunami e sim pelo estrago que um Tsunami de 10 metros fez com a usina de Fukushima.

Já que a onda simplesmente arrastou e danificou os sistemas auxiliares das usinas, os geradores à diesel, que estariam sendo usados para manter seu núcleo resfriado.

E o drama se persistiu por dias, semanas...e muitos que moravam nas proximidades, foram enxotados por um inimigo invisível.
E perdura até hoje a impossibilidade de se voltar as seus respectivos lares.

Ou seja, tudo mostra que o futuro é incerto e talvez obscuro, mas ninguém se deixa desanimar por conta disso.

Uma boa lição de vida para muitos, principalmente para aqueles que vivem reclamando da vida.


E hoje as emissoras de TV, dedicaram boa parte de sua grade de programação apresentando vários programas sobre o acontecido, abordando várias regiões, cidades, que foram atingidas pelo Tsunami, inclusive Fukushima por causa da Usina Nuclear.


Nenhum comentário:

Postar um comentário