Enfim, passei a virada do ano em branco e o início também.
E só voltei as atividades hoje, voltei mesmo já que hoje recomeçou a labuta diária.
E nesse meio tempo também fiquei longe de noticiários e tal, só fiquei assistindo programas de auditórios, de humor e afins.
E uma notícia que deu o que falar, ou que pelo menos se espalhou pelo globo foi o que aconteceu no primeiro dia útil do famoso mercado de peixes em Tokyo, o de Tsukiji, que tradicionalmente atraem muitos curiosos e compradores, claro.
Neste ano foi descarregado por lá, pelo menos 2400 peças de Maguro (o famoso atum), mas o que mais chamou a atenção foi um de 222Kg e que foi arrematado por um dono de um restaurante de sushi.
Cada quilo do peixe teve o custo de (70万円)700mil ienes, e na conta final o peixe foi avaliado em (1億5540万円) 155,400,000 de ienes, isso mesmo, mais de 150 milhões, é dinheiro pra c@ralho.
Superou com folga o leilão do ano passado, arrematado pelo mesmo cara.(o valor deste ano foi 3x maior).
Mas, o que eu notei é que as informações espalhadas pelo sites são meio confusas.
Pois os japoneses chamam de atum negro, outras mídias chamam de atum vermelho e por fim, outros lugares chamam de atum de barbatana azul.
Vai entender.
O fato é que essa espécie é umas das que podem entrar em extinção por conta da pesca predatória, esse exemplar foi pescado na região de Aomori, em Oma ao norte do Japão.
O fato é que com a escassez do peixe, os pesqueiros estão indo para mais longe atrás dos exemplares, além do fato de que o tamanho também vem diminuindo, claro.
E pode-se pensar que o ideal seria criar em cativeiro, ou tanques, que seja, porém este tipo de formação ou criação dos peixe não "serve" ou atende os requisitos dos sushi-man´s, que ainda preferem o atum selvagem.
O mesmo acontece com o caviar, existem criadores no país, porém não são a mesma coisa, e do é caro do mesmo jeito.
E fica claro que uma pesca predatória só poderia resultar nisso, o sumiço de várias espécies.
Então, ou a japonesada controla no consumo ou terá de pagar mais caro por um pedaço da carne do peixe.
Certa vez eu fiquei sabendo por brasileiros e por japoneses que há serviço nessas embarcações, e os rendimentos são bem tentadores.
Era algo como 5 milhões de ienes por seis meses de serviço, no caso seis meses em alto mar, sem voltar pra casa, no máximo aportar em alguma ilhota.
O cara, recebe metade da quantia antecipadamente e o restante na volta.
Porém, existe de fato piratas no mar e essas embarcações ficam a merce desses meliantes do alto mar, e outro fato é que você "praticamente" não pode ficar doente, já que acaba se tornando um estorvo para a embarcação.
Dizem, que se o caso for sério tu é jogado no mar mesmo, vira comida de peixe, não sei até onde é verdade.
Logo, eu passo, apesar de ser uma boa.
Enfim, depois de ver a notícia, que até espanta pelo valor atingido, vem os pseudo-hipócritas-bom-samaritanos-brazucas.
Sim, estes não perdem a oportunidade de criticar algo que vem, daí vem com aquela coisa clichê, "tanta gente morrendo no mundo e vão dar um valor tão alto por um peixe??"
É, querem dar lição de moral, bom exemplo, metem o pau na japonesada e tudo mais.
Só que, esquecem que o Brasil está uma beleza, esse povo doa parte do seu salário para os pobres da África....
Só que vendo a realidade, o país anda de mal a pior, em termos de bondade, o povo é egoísta (abrindo exceção) no geral, não pensam no próximo, não pensam no país, só pensam e sim, em primeiro, segundo e terceiro plano.
São bons samaritanos só na internet, pra pagar de bomzão, na frente do PC se acham a bolacha mais gostosa do pacote, querer se passar como uma boa alma, mas tropeçam no básico, que é aprender a criticar com consciência, com fundamento.
E estes se mostram infantis quando se prensa um pouco mais na conversa e por fim, acabam xingando.
Ou seja, povinho hipócrita este, que na verdade só gosta de bundalelê, BigBrother, carnaval e futebol, e leem algo na internet e resolvem meter o pau sem sabem o mínimo necessário sobre o assunto.
Isso que o manolo ainda falam com autoridade, como se falassem a verdade absoluta e você um nada.
Anyway, eu acabo me estressando vendo este tipo de coisa, mas nem interajo porque já sei o resultado.
Enfim, vou colocar o link da matéria em português e depois colocarei o link de um site japa onde tem o vídeo em japonês.
http://www.fnn-news.com/news/headlines/articles/CONN00238108.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário