segunda-feira, 5 de maio de 2014

[blog] De olho na etiqueta #2


Assim como foi no primeiro post sobre o assunto, sobre ficar de olho nas etiquetas antes de se fazer a compra.
http://dekablogjp.blogspot.jp/2014/02/blog-de-olho-na-etiqueta-imposto-de.html


O que se vê hoje em dia é que os preços expostos nas prateleiras e nas mercadorias encontram-se sem a cobrança de impostos.
Em quase todos os lugares (pelo menos por aqui) exibem o preço sem o imposto de consumo adicionado e que este será adicionado no caixa, na hora de efetuar o pagamento.

Ou seja, vale a dica, nunca compre as coisas com o dinheiro contado, ou pode passar vergonha no caixa ao ter de deixar algum produto.
A não ser que já pegue pensando no adicional do imposto.

Em alguns lugares até colocam o valor com o imposto incluso, mas estes estão em letras miúdas, o destaque maior fica por conta do preço sem o imposto, dando a falsa impressão de que os produtos não sofreram aumento ou até que abaixaram de preço.

Exemplo, uma lata de refrigerante da Coca de 500ml que antes era vendido por 100 ienes com imposto incluso numa loja de conveniência, hoje no mesmo lugar se observa o preço de 94 ienes, porém sem o imposto incluso, logo abaixo em letras menores o valor com imposto incluso 103 ienes.
Sim são "apenas" 3 ienes de diferença, parece pouco vendo assim, mas no acumulado da semana somando-se a outras coisas, a coisa se torna grande, diante do fato de que nem todo mundo recebeu nesse meio tempo aumento no ordenado.

Então, gastamos mais, mas continuamos a receber a mesma coisa, com o agravante de que ano que vem (outubro 2015) vem a segunda parte do aumento, trazendo o imposto de consumo até a taxa de 10%.

Então acho que até lá, teremos de nos acostumar com essa coisa que termos de fazer contas antes de pagar, ou ter pelo menos uma margem de sobra para não ter de deixar algo para trás.

Exemplos nas etiquetas/prateleiras/anúncios (basta observar os caracteres entre parênteses).




Ideograma onde indica Imposto incluso:




Nenhum comentário:

Postar um comentário