quarta-feira, 4 de março de 2020

Histeria generalizada



Não é novidade para ninguém que o surto do vírus Covid19 (Corona vírus) se originou numa cidade Chinesa e logo tomou conta dos países vizinhos como a Coréia do Sul e o Japão.

No caso do Japão, está sendo tenso, pois mantinha um enorme fluxo de turistas chineses que desembarcavam por aqui.
E quando surgiu notícias sobre esse surto, a chinesada saiu em polvorosa atrás de máscaras, juntando a isso os japoneses também temerosos saíram a procura das máscaras, ou seja, os estoques de todos os lugares que comercializavam máscaras simplesmente evaporaram, e os fabricantes não estão dando conta de repor todo estoque.

Logo, não é de se espantar que logo cedo há filas nas entradas das drogarias.
Então, não dá nem tempo de ficar nas prateleiras e o produto já some, evapora.

Praticamente todos os lugares estão limitando a quantidade de unidades que cada pessoa pode comprar.

Ok, isso também não novidade.

Só que, quinta-feira(27 de fevereiro) passada, vendo vídeos aleatórios no app TikTok, postaram perguntando se em outras províncias estavam acontecendo o mesmo.
No caso, o vídeo era de um rapaz, filmando as prateleiras vazias de um mercado, atrás de papel higiênico e Tissue.



No caso, o motivo é de que correu uma Fake News onde informavam que a matéria prima para confecção dos papéis higiênico e Tissue vinham da China e por conta do país (China) ter suspendido suas atividades por ordem do governo, iria começar a faltar matéria prima, além do que também correu o boato de que tanto as máscaras quanto papel higiênico usavam a mesma matéria prima.

Pronto, não demorou muito para essa fake news viralizar e deu no que deu, pois quem pretendia comprar seus produtos normalmente, simplesmente deram de cara com as prateleiras vazias e o aviso de que cada família só teria direito de comprar apenas uma unidade/pacote e que não havia previsão ao certo de reposição de estoque, existe uma frequência, porém esse surto superou qualquer cronograma.

Segundo as fabricantes de papel higiênico, que vieram a público soltar uma nota dizendo que há estoque suficiente para abastecer o mercado doméstico e que 98% da matéria prima para confecção do mesmo é nacional.

Porém, nem mesmo isso conseguiu acalmar os ânimos das pessoas de correr atrás dos produtos para estocá-los em suas residências.

Ou seja, quem não tinha o costume de estocar o produto, agora tem de fazê-lo com o risco de ficar sem, já que não se sabe ao certo quando tudo irá se normalizar.

Nesse mesmo barco vieram os Tissue (lenço de papel), papel toalha, fralda, absorvente, arroz, macarrão instantâneo, álcool, que também sumiram das prateleiras.
Parece até que todos estão se preparando contra um futuro incerto, uma catástrofe em suas vidas e estão estocando o que puder.

Ao ver o vídeo, pensei: "ah, vai dar merda".

Saí no meio da noite, de madrugada quase, para comprar uma quantidade que me desse um pouco de segurança e para minha sorte ainda estava tudo normal, prateleiras cheias e preço normal.
No dia seguinte, sexta-feira informei os amigos que estava correndo uma histeria tresloucada da japonesada atrás de papel higiênico e Tissue.

Eis, que depois do serviço resolvo passar no mercado e dou de cara com as prateleiras já vazias.
Ainda bem tinha os lenços de papel de bolso, pois esses eu necessito.



Aliás, é revoltante saber que quem precisa de certos produtos não os encontra e se encontra são extorquidos.
Uma vez que estamos na época do Kafunchô, Pó da China (PM2.5), Influenza, ou seja situações que necessitam de vários desses produtos que estão em falta.
Estão nas mãos de pessoas que não farão uso de tudo de uma vez.



Eu por exemplo sofro com o Kafunchô, além da rinite full time, e preciso ficar assoando o nariz constantemente, o remédio atenua a situação, porém não é 100% eficaz.
Então, os lenços de papel de bolso, é item essencial pra mim, e que agora não os encontro facilmente.


Aliás, um adendo, estão criando gif, usando a imagem do Youtuber HIKAKIN, aonde mostra ele ao lado de uma montanha de papel higiênico, levando a imagem (para quem não o conhece) de que nesse momento de falta do produto ele esteja esbanjando e talz.



Porém, Não sou advogado dele, mas isso é uma besteira enorme em cima do trabalho do cara.
Pois, o vídeo em questão é de 3~4 anos atrás e parece que as pessoas gostam de criar climão ou treta só pra ver o cerco pegar fogo.
Então não acreditem nisso, é besteira, estupidez até, fazer algo dessa natureza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário