No post anterior mencionei o caos que uma Fake News provocou nos japoneses, que entraram em paranoia e maratonaram para comprar papel higiênico, tissue (lenço de papel), papel toalha e álcool.
E como era de se esperar, aparecem os oportunistas de plantão, que começaram a vender estes itens a preços absurdos.
A pessoa cobrar um pouco de ágio é até aceitável, por ser "lei de mercado", agora multiplicar o valor do produto em dezenas de vezes, aí podemos dizer que é sacanagem das brabas.
Um bom exemplo é que caixa de máscara contendo 50 unidades que normalmente é vendido a 550 ienes mais ou menos, surgiram anúncios (vários) vendendo por 15 mil ~ 20 mil ienes.
Um pacote contendo 5 máscaras sendo vendido por 3 mil ~ 5 mil ienes e por aí vai.
O mesmo aconteceu com papel higiênico e tissue que tiveram seus valores quintuplicados.
Claro que isso causa uma revolta enorme, uma vez que são itens que estão em falta e muita gente está precisando-os.
O governo de olho nisso, se mexeu e criou um projeto de lei proibindo esse tipo de comércio, não os dos vendedores normais, e sim daqueles que cobram valores absurdos, dezenas de vezes mais caro que o normal.
O cidadão que vende cobrando um pouco de ágio, não deve ser atingido pela nova lei.
Porém, ainda não se sabe quando o governo vai de fato aplicar a lei.
No caso, as penalidades vão de multa de 3 milhões de ienes ou inferior, reclusão (prisão) de até 5 anos
fonte: https://www.nikkei.com/article/DGXMZO56454840V00C20A3MM8000/
Mas, o site Yahoo! já anunciou que a partir do dia 14 vai proibir (talvez temporariamente) a venda de mascaras em sua plataforma.
Com certeza outros sites, como Amazon e Rakuten vão ficar de olho nisso, apesar de ainda não terem se pronunciado oficialmente.
Então o governo resolveu fechar o cerco contra essa galera, que agora estão correndo para vender suas peças a preços mais baixos, e já da pra notar nos sites de vendas onde os valores recuaram bem, assim deixando esses produtos acessíveis a mais pessoas.
* Um adendo, conforme os preços caíram, muita gente que estava atrás do produto resolveu aproveitar a "promoção" e comprar esgotando assim muitas ofertas e deixando apenas aqueles em que os valores ainda não foram alterados pelo vendedor.
As fabricantes se papel higiênico de tissue já disseram que tem estoque para abastecer o mercado sem problemas, só que ainda é possível ver prateleiras vazias nos estabelecimentos.
Por vezes é possível achar um pouco do produto.
Porém, mascara é impossível, a não ser que esteja disposto a enfrentar fila logo cedo na entrada das drogarias.
Mas, vale dizer que ainda há vendedores conscientes nesse meio, e cobram valores aceitáveis.
Depois de muito procurar, acabei achando alguns produtos.
Como um case fechado de papel higiênico (72 rolos) por um preço não muito diferente do vendido pelo fabricante, assim como máscaras em uma boa quantidade por valores também aceitáveis.
Agora só falta comprar os tissue, estes vou esperar aparecer por um valor aceitável, e deixar comprado meu estoque, o que já era um projeto que vinha pensando e ainda não tinha uma data pra colocar em ação, uma vez que acho meio trabalhoso ficar comprando sempre, então pensei em comprar uma quantidade grande para não precisar ficar mais pensando nisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário