O povo japonês está levando muito a sério essa onda de contaminação pelo Covid19, não que a situação não exija cuidados.
Porém a paranoia de uns é tão grande que já tem causado mau estar em muita gente, pelo simples fato de espirrar ou tossir sem que seja um infectado.
Até o ponto de ter gerado uma confusão no metrô de Tokyo, onde um passageiro encrencou com outro, quando este tossiu sem estar de máscara, e foi o estopim para que ele gerasse confusão, teve um que até acionou o botão de emergência de um dos vagões obrigando o maquinista a parar na estação seguinte gerando atrasos em toda a malha ferroviária.
Criaram até os termos Corona-Stress e Coro-Hara.
O primeiro, bom não precisa nem dizer que toda essa situação tem gerando um stress em todo mundo, seja pela falta de máscaras à venda, pela insegurança em não saber se será contaminado, privações, já que muita coisa ou foi restrita ou cancelada.
Já o segundo vem da junção do Corona mais Pawahara, que nesse caso seria o fato das pessoas ficarem condenando quem não cumpre todas as regras de etiqueta, além de serem alvos de desconfiança ao tossir ou espirrar entre outras coisas.
Algumas pessoas já relataram que no ato de espirrar, muitos já olham torto, com um olhar de desconfiança ou criminalizando por algo.
O pior, é o timing ruim para aparição dessa epidemia, já que coincide com a época de Kafunchô e Pó da China, onde pode causar irritação aos alérgicos e há casos onde pode se ter até febre dependendo do nível de alergia.
E então tiveram a ideia de inventar uns broches onde consta que você não está espalhando nada, que é Kafunchô, para não ser recriminado na rua ao tossir ou espirrar, obviamente que isso não isenta de seguir certas regras de etiqueta ao espirrar ou tossir, como colocar lenço de papel na boca ou fazê-lo no braço, encostando o rosto ali na altura da dobra do cotovelo (no caso a parte interna do braço).
Nenhum comentário:
Postar um comentário