quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Frio, aquecedor, economia(setsuden).



Ontem assistindo a um noticiário, vi que por aqui (região de Aichi) está frio, mas não tanto quanto imaginamos, ou pelo menos eu imagino.
A sensação térmica faz parecer que estamos a vários graus negativos, mas a bem verdade é que pelo menos durante o dia as temperaturas ficam na casa positiva, mas de madrugada a coisa pode esfriar.

Em Nagoya os termômetros chegaram a marcar -1.1 graus Celsius e a água que fica na parte de cima do Oasis 21, ficou praticamente congelada, e não era superficial não, ficou dura mesmo, o próprio repórter tratou de bater no gelo pra ver se trincava.

Pois é, só isso faz pensar mesmo que estamos numa gelada...


Mas, se servir de consolo, na região norte do país, é nevasca que não acaba mais, neve se acumulando e aquela paisagem branca (fria) e outro consolo....em Hokkaido a temperatura chegou a bater -29graus Celsius.(holy shit)..

O repórter mostrou uma caneca de cerveja praticamente congelada, uma verdadeira picolé de cerveja.
E teve também a típica rodada de toalha molhada, que em poucos segundos ficou dura.

As pessoas mesmo acostumadas ao frio, dizem que mesmo agasalhado e com luvas, a sensação é muito fria e chega arder o rosto e as mãos.
Não pra menos...eu gosto do frio, muito mais, mas muito mais do que do calor.

Só que não dessa forma.

Ainda bem que por aqui não neva muito, o que é um alívio, pois neve só é bonita e interessante quando se acaba de chegar ao país ou quando se é turista, pois para o dia-a-dia do peão, neve só serve para te atrapalhar, te fazer acordar mais cedo, te fazer a reaprender a rezar, rezar para não bater, não atropelar ninguém ou aparecer um desavisado escorregando em sua direção.


E nestes tempos de frio, nada melhor do que ficar dentro de casa, em frente a um aquecedor ou ar condicionado.
Aquecedor que vulgarmente generalizamos ao chamá-los de estobu.

Na verdade há muitos tipos de aquecedores, e o Estobu é aquele aquecedor com aparência bem rústica mesmo, que dá pra ver o troço avermelhado do centro e esquenta pra cacete ininterruptamente e que é um dos grandes causadores de incêndio nessa época do ano.
Tem os Sekiyu Fan Hita, que são os aquecedores à querosene.
Gasu Hita, que são aquecedores à gás, mas gás encanado somente (toshi gás).
E os Denki hita, que são aquecedores elétricos, há os Kotatsu, que são mesinhas de centro com aquecedor elétrico também.

Os aquecedores a querosene são os mais usuais, entre aspas, já que são baratos em comparação aos de gás.
Os de gás, são bem práticos, basta plugar a mangueira numa das saídas de gás e já era.

Já os de querosene, começa com o esquema de ir comprar os galões e depois o querosene, que normalmente tem como referência de preço o valor de 18litros, mas compra-se quanto quiser, claro.

Enfim, depois vem a parte de encher o tanque do treco, daí vem as bombas, que variam de preço e gosto.
E convenhamos que ser pão duro nesta hora, certamente pode rolar um arrependimento, quando de noite, frio, vento trincado a orelha e tu, lá bombeando manualmente porque quis economizar.

Eu já paguei mais caro por um automático, que basta conectar na tampa e esperar o tanque se encher, já que há um sensor na ponta, iguais aos do posto, que desligam a bomba quando chegar a certa altura.
E voilá, sem passar muito frio.

Já os aquecedores elétricos entram na mesma categoria dos ar-condicionados, já que chupam uma luz desgraçada.
E em tempo de economia de energia, sim antes era no verão e  agora no inverno tem também, usá-los não estaríamos ajudando na causa.

Mas é complicado ficar sem um ar condicionado que seja, pois os aquecedores se auto desligam num determinado tempo, segurança e talz,(menos aqueles rústicos).

É uma sinuca de bico lazarenta, pois usar o estobu de mais, via consumir um tantão de querosene, mas usar o ar condicionado demais vai esfaquear-lhe na fatura...
O jeito seria aderir à tão alardeada energia solar (taiou kouhatsuden), mas inviável economicamente falando, já que primeiro tem de ter uma casa, depois mais um caminhão de dinheiro para instalar as paradas.


é....acho que fico no estobu de querosene mesmo, trabalhoso, mas inicialmente menos custoso.
Pelo menos economizo na energia elétrica.xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário