domingo, 29 de janeiro de 2012

Não confie em todo mundo, mesmo no Japão.

Captain Obvious, mas acontece...

Acho que nem é necessário frisar, mas vai saber...

Enfim, assistindo a um programa na TV, na verdade peguei o finalzinho, mas contava a história de uma pessoa que no início da carreira na TV, confiou demais no Shachô da empresa, lhe confiando o porte da caderneta bancária mais o inkan.

Yes, inkan aqui é o mesmo que sua assinatura, tem a mesma validade, ou seja, com o porte da caderneta mais o carimbo, o cara fez o que quis.

Simplesmente sumiu no mundo, a vítima em questão, depois de um tempo, recebeu a visita de pessoas com porte de mafioso, agiota ou coisa do gênero.

Em questão cobrando uma dívida que em tese a pessoa teria, já que foi fiadora do larápio, fiadora sem saber, claro, e nesse caso, se o titular não paga, quem dança é o fiador.
Mais, pra frente vieram outras cobranças, que totalizaram 30milhões de ienes e até hoje não se sabe o paradeiro do cara.

Logo, é mais do que recomendado que não delegue a ninguém seus documentos, principalmente o Inkan, mas no caso de deixar com a pessoa para que resolva as coisas por você.
Por mais que isso parece prático, não é nada confiável, claro que existem milhões de pessoas de boa índole, mas também existem milhões de mal caráter soltos no mundo, só esperando a brecha de alguém para dar o "bote".

Então, por mais trabalhoso ou...ou...mendokusai que seja algumas tarefas, é melhor fazê-los por conta própria e evitar problemas ou surpresas desagradáveis no futuro.
Ah sim, não consegui colocar uma palavra em português para definir o sentido desse mendokusai.

Então fica a dica.

Dê um chega pra lá no comodismo e cuide melhor de seus documentos.

A personalidade em questão perante as câmeras, disse não nutrir tanto rancor e que numa espécie de mensagem, caso o cara esteja vendo, que ela pergunta se está tudo bem.

E então vem o Wohhhh de todos os lados seguido da pergunta, porque perguntar se está bem?

Ela então respondeu que primeiro prefere perguntar se está bem pra depois cobrar o que lhe é devido, pois se não estiver em boas condições(saúde) ficaria complicado da pessoa lhe ressarcir.

Yasashii, não!?

Não sei se teria o mesmo sangue frio, apesar de que seria muito mais fácil achar o cara dessa forma do que simplesmente ameaçá-lo.
Aí depois que achá-lo, fica mais fácil dar uma prensa no FDP.

Anyway, esse é um dos vários tipos de sacanagem que rolam por aqui.
Aqui existe muito pilantra, mas que são poucos divulgados entre a comunidade, que acho que estes se intimidam um pouco ao ver um estrangeiro.
Ao mesmo tempo, isso pode ser vantajoso para ele, já que te faz assinar algo na qual não estamos 100% certos do que está escrito.

Em tempos de crise, é melhor tentar se precaver de todo jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário