sábado, 19 de maio de 2012

Novo registro "Alienígena".

Bom, acho que muita gente já deve estar ciente de que as regras para os estrangeiros residentes no Japão mudarão a partir do dia 9 de julho, ou era 7??

Enfim, com isso deixaremos de carregar o registro de alienígenas que portamos, para então possuirmos o ZAIRYU Card, que seria um novo tipo de documento, munido de chip anti-falsificação.
E agora o cadastro será centralizado, ou seja, vai tudo para um banco de dados, com todo o seu histórico.

O visto que normalmente é de 3 anos, passaria a ser de 5 anos, porém para muitos casos agora, teria de se recorrer ao escritório do departamento da imigração, vai ficar mais burocrático para se fazer as coisas, tipo, pedir a emissão de um novo cartão.
Que no caso do Gaikokujin Touroku é feito normalmente nas prefeitura onde se reside, ou pelo menos onde consta o último endereço, aliás, ao mudar é necessário notificar a prefeitura quando se está saindo e avisar a nova localidade quando se está chegando, e isso tem um prazo a ser feito, senão o escritório da imigração vai cair em cima.

Em suma, isso diminuirá consideravelmente o peso que as prefeituras tem hoje e aumentará o controle (achamos que sim) do departamento de imigração, sobre sua situação no país, ou seja, pra quem anda na linha não muda absolutamente nada, tirando a burocracia futura, já pra quem anda fora da linha a intuito é endurecer  as coisas.

Outra coisa que não deve agradar a muito é o fato de quem tem ou mantém vínculos com descentes apenas por causa do visto, se for constatado que não se esta exercendo a atividade de cônjuge por mais de 6 meses, bau-bau, pois pode pegar suas trouxas e se preparar para ir embora, já que a imigração pode revogar seu visto e convidando-o a se retirar do país.
Então vai acabar aquela farra, de neguinho pouco antes de acabar o tempo do visto, ir correndo na prefeitura mudar o domicílio para o do parceiro a fim de dar entrada no pedido do novo visto (extensão).

Quando digo burocrático é no sentido de tipo, a pessoa resolve casar, mudar seu status e tal, normalmente basta ir na prefeitura local, solicitar o papel para dar entrada no registro e só, tá casado, depois dessa nova norma, os dois terão de se dirigir ao escritório de controle de imigração local, ou mais próximo que seja.

Outro aspecto é que agora, ao sair do país com previsão de volta em menos de 1 ano ficaria livre da obrigação do pedido de re-entrada, nesse ponto seria burocracia a menos.

Enfim, até julho muitas informações ainda serão colocadas a disposição do público, além do que não é certo que tudo vá mudar de uma hora para outra, até porque seria impossível, o fato é que a partir da data, começará a mudar as coisas, logo muitos locais ainda demorarão um certo tempo até adotar o sistema por completo.

Obs...sobre a brincadeira do registro de alienígenas, é porque no cartão está escrito Alien Registration.

Tem até um vídeo de uma YouTuber que comenta sobre isso, uma guria canadense que mora e estuda aqui no Japão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário