segunda-feira, 2 de agosto de 2010

China chuta a bunda do Japão!

A China se tornou a segunda maior economia do mundo,deixando para trás o Japão.

Resultado de 3 décadas de crescimento e se continuar assim,em alguns anos(um pouco mais de uma década) a tendência é que o país supere também os EUA.

Porém,a renda per capta do país continua bem baixo se comparado ao Japão e aos EUA.

Apesar de sucesso,o país mantém cautela quando se refere a sua moeda,iuan,pois ela nem pode ser livremente comercializada.



Mas,há muita coisa a ser feito ainda no país,como uma distribuição de renda melhor.


No mais,os japoneses tiveram de engolia a seco essa nova realidade,onde tem de se contentar de ficar atrás de seu vizinho.
Já que o Japão(economia) anda emperrada já faz um tempão.

Claro que não dá para comparar um país com menos de 130milhões de habitantes,com um país com mais de 1 bilhão de habitantes,sem contar o tamanho dos países.
Apesar de que o desenvolvimento da China é meio desequilibrado.


Não deixa de ser um fato ,no mínimo de se admirar,até mesmo para os Yankees,que se ficarem sentados de braços cruzados verão os chineses ultrapassando-os,atropelando o orgulho americano.

Como disse,a parte social da China ainda é um um problema que tem de ser resolvido,para que o país possa ser considerado sustentável com base.

O que admira ainda é o fôlego da economia,que não para de crescer,claro que um dia isso vai acabar se estagnando,mas ao que parece vai demorar um pouco para chegar nesse ponto.


Deve ter muito japa nacionalista se mordendo agora,com inveja ou raiva de seu vizinho.

Mas,bem que o Japão poderia pegar carona nesse mar de otimismo,não ao ponto de querer desbancar a China,mas de fazer sua economia andar,sair dessa estagnação,crise,recessão,essas palavras já fazem parte da rotina dos japoneses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário