terça-feira, 17 de agosto de 2010

Profissão? Dona-de-casa!

Ao título não se refere a minha pessoa.

Mas sim,a uma notícia que li,de que um levantamento feito por uma instituição que fez uma ampla pesquisa.
A mulher nipônica deseja/quer ser dona-de-casa,apesar dos avanços que elas obtiveram nos últimos tempos,no sentido de que conseguiram espaço no mercado,ainda que sejam tratadas inferiormente perante os homens e sua sociedade machista.

Não chega a ser uma unanimidade,mas uma parcela significativa que fica na casa dos 45% são adeptas de ficar em casa e deixar que o marido seja o único provedor do lar.

Isso dentre todas as classes de idade a partir dos 20 anos.
Só houve uma retração no caso das pessoas de mais idade,na casa dos 50 anos em diante.

Chega a ser estranho,utópico,depois de tanta luta,suor e sacrifício pra chegarem aonde chegaram.
A instabilidade no mercado está entre os fatores que levam as jovens a ficarem com receio e resolverem adotar o lema dona-de-casa.

Outra que mencionam que não há creches suficientes.


Agora,essa parte é um assunto delicado.

30% das mulheres entrevistadas disseram que o marido não ajuda em nada nos afazeres domésticos,no máximo jogar lixe e lavar a louça.
O que causa um certo desgaste,pois além de trabalharem tem de enfrentar a dupla jornada,trabalho e casa.
Sendo que desta forma elas dedicam uma boa parte de horas em afazeres,enquanto o marido nada faz.
E além de cuidar da casa tem a criação dos filhos,coisa que os japas também não se anima muito a fazer,ou seja são pouco paricipativos.
Assim acaba sobrecarregando-as,fazendo com que sigam para este lado.

Citou-se que 80% da criação do filho está voltado à parte de mãe,enquanto o pai fica nos meros 20%(isso se os avós não ajudem).

É tenso,e de certa forma injusto para o lado delas e compreensível esta atitude,mas numa sociedade machista e que pouco faz para tentar melhorar ou mudar essa postura,irá continuar assim até que se haja uma reviravolta.

Se até nos domínios do palácio houve isso,quiçá na vida das pessoas comuns.
Por causa do machismo,a pequena princesa Ai,não poderá herdar o trono da realeza,já que poderia ser a primeira vez que uma mulher assumisse este papel de destaque.

É tudo muito complicado,já que é visível que a mulher conseguiu se superar diante das adversidades,mas tem muito homem que continua ignorando o fato que as coisas mudaram,o mundo mudou e que ambos tem de cooperar e se ajudar no lar para que tudo funcione de uma maneira mais justa e que não sobre carregue nenhum dos lados.
Mas,ainda tem muita gente que prefere sentar a bunda na cadeira/sofá e fingir que isso não existe,é coisa de outro planeta e acha que a mulher tem de ser sua empregada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário