domingo, 8 de agosto de 2010

Hiroshima!


Na sexta (6) foi comemorada o 65º "aniversário" (entre aspas mesmo) do lançamento da Bomba Atômica contra a cidade de Hiroshima.

Milhares de pessoas se concentraram no Parque Memorial da Paz às 8h15, o mesmo horário que em 1945 o avião norte-americano Enola Gay deixou cair sobre Hiroshima a bomba Little Boy, que explodiu antes de tocar o solo.
Três dias depois, os EUA lançaram sua segunda bomba atômica, batizada de Fat Boy, sobre a cidade de Nagasaki. O segundo ataque levou à rendição do Japão em 15 de agosto de 1945 e ao fim da Segunda Guerra Mundial.
No final de 1945, o número de mortos por conta das bombas era de cerca de 140 mil pessoas em Hiroshima e 74 mil em Nagasaki, embora o número de mortos nos anos seguintes pelas sequelas das radiações tenha sido muito maior.



Esteve presente na cerimônia o embaixador norte-americano no Japão, John Ross, o primeiro representante de um Governo dos EUA a assistir a uma cerimônia lembrando o ataque, além de delegados da França e da Inglaterra, também pela primeira vez, e outros 70 países.
Após lembrar o instante no qual a bomba caiu sobre a cidade com um minuto de silêncio e várias badaladas, o prefeito de Hiroshima, Tadatoshi Akiba, engrossou o coro dos que pedem um mundo sem armas nucleares e pediu ao Governo japonês que lidere os esforços para tal.

Em sua "Declaração de Paz", Akiba pediu que o Japão "abandone a proteção nuclear dos EUA".
O primeiro-ministro Naoto Kan se uniu à convocação para o desarmamento e lembrou os avanços conseguidos em maio deste ano, durante a conferência para a revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP).

Os EUA  querem que o mundo abandonem a elaboração de armamento nuclear,mas vale lembrar que eles quem começaram e fizeram este acontecimento,catástrofe se concretizar e agora ficam ae fazendo lobby e dando umas de certinhos.

Sendo que a arrogância deles persistem.


Queria ver uma bomba destas caindo nos EUA,na certa seria o início da terceira guerra mundial,já que eles não iriam aceitar de forma alguma este confronto.

Tudo bem que naquela época o Japão foi traicoeiro e atacou a base de Pearl Harbor na miúda,com seus pilotos Kamikases,que por este motivo culminou neste final trágico.

Não tem santo em nenhum dos dois lados,afinal o japão provocou e golpeou os EUA de surpresa,sem que houvesse algum tipo de advertência.
Porque naquela época o Japão estava interessando em conquistas terras nos países vizinhos,como na China,ou seja tem muita coisa envolvida.
E por isso a China mantém uma certa "raiva" do Japão,pelas trucidades que aconteceram naquela época.

E no final que pago o pato foi a população,mas o problema não ficou somente no dia em que a bomba caiu,o problema se persistiu por muito tempo,pessoas morreram dias depois e fora os que ficaram a merce da radiação e que teve como conseqüência problemas gene´ticos que atingiram seus filhos.



O fato é triste e lamentável,mas a história tem de ser contada tendo em vista os dois lados da moeda,e não aquela em que o Japão se faz de coitado.
No mais o Japão não teve pulso firme,pois além de se entregar/desistir da guerra,viu seu território ser "tomado" pelos EUA,que no caso dura até hoje.

2 comentários:

  1. nossa e uma historia e tanto eu so lamenta pelas perdas,dessas familias que deve ter sofrido muito

    ResponderExcluir
  2. SEM DÚVIDA ESTE FATO FOI O ESTUPIM PARA O FIM DA SEGUNDA GEURRA MUNDIAL, MAIS ACHO QUE OS EUA NÃO ATACOU TANTO O JAPÃO PARA REVIDAR, AFINAL O JAPÃO NÃO REPRESENTAVA PERIGO ALGUM AOS EUA, MAIS ATACOU PARA INTIMIDAR GRANDES POTÊNCIAS DA ÉPOCA, A UNIÃO SOVIÉTICA FOI AVISADA DO QUE OS AMERICANOS ERAM CAPAZES DE FAZER, LOGO DEPOIS DISSO TIVEMOS A POUCA FALADA GUERRA FRIA.

    ResponderExcluir