domingo, 1 de agosto de 2010

iPhone livre nos EUA.

Segundo vi numa reportagem,o governo norte americano estuda a possibilidade de tornar o desbloqueio do iPhone legalmente.

Ou em outras palavras,daria o aval pra que o aparelho pudesse ser "jailbreakado" legalmente,protegido por lei.


E aplicativos que antes eram barrados pela Apple poderia ser utilizados.
Assim como perderia-se obrigatoriamente o vínculo com a empresa telefônica e poderia-se usar o aparelho em outras operadoras.
Nos EUA o contrato da Apple é com a AT&T.

No Brasil essa realidade já existe,no caso de ter livre acesso a escolha de operadora,sem ter de ficar obrigatoriamente amarrado a apenas uma,goste ou não.

Enquanto que aqui no Japão,a Softbank manda,e ela faz questão que o celular seja totalmente travado,e como neste último modelo,somente o que seria vendido por aqui teria uma função travada,agora não lembro qual era ou se era no iPad),enfim seria um opção.

E certamente a DoCoMo iria adorar,até porque os serviços delas são anos luz melhores que a da Softbank,tanto em atendimento,quanto em sinal,porém custam um pouco mais(nem tudo são flores).
Mas usuário Softbank sofre,pois não é raro ver queda de sinais e ver sua ligação ser desligada bruscamente.


Se isso se tornar realidade,não significa que o Japão irá adotar a mesma postura,mas já é um começo.

Pior ainda é a reação da Apple com isso,apesar de que ele pode sair lucrando,atraindo mais gente que,simplesmente o ignorava por conta dessa amarração,já que tem gente que tem suas preferências por determinadas empresas telefônicas.
Só o fato do jailbreaking que não deve agradar muito.


No Fundo o JailBreaking abre brecha para o uso indevido de muitas funções ou aplicativos que tem diretos autorais.
Claro que isso vai depender mais do usuário que da máquina,mas se a máquina oferecer esta condição muita gente vai embarcar,talvez pela moda do que pelo fator "usualidade".

Eu por exemplo,não vejo vantagem no jailbreak,mas tem uma legião que faz e vê vantagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário