segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Kodomo Teate Congelado!

Acho que muitos já devem ter ouvido ou recebido uma parcela do Kodomo Teate.


Que fora alardeado ao quatros ventos pelo Partido Democrata,no caso no Manisfesto do até então candidato Hatoyama,no caso ele conseguiu colocar em prática,pois o benefício começou a ser pago no meio do ano.

Segundo sua proposta,no primeiro ano o valor seria de 13 mil ienes para cada criança,no caso dos 0 anos aos 15 anos,último ano do Chuugakkoo.
E depois no segundo ano este valor seria dobrado,pulando para 26 mil ienes.

Maravilha!...mas...

A realidade é outra,o atual primeiro ministro,Naoto Kan,informou que não haverá reajuste no benefício e continuará do jeito que está.
Pois somente neste ano já foi consumido mais de 2 trilhões de ienes.
E aumentando mil ienes,já consumiria mais 200bilhões de ienes ao cofre.

Ou seja,o governo não tem verba o suficiente pra bancar essa empreitada e preferiu-se então manter do jeito que está as coisas.

E pra piorar o cenário,o Iene que não para de se valorizar,ou seja ficando muito caro aos olhos do mundo.
O Dólar atingiu seu índice de cotação mais baixo dessa década,chegando a ser negociado à 85ienes por dólar,pra ser ter idéia,chegou-se a esse patamar no ano de 1995,15 anos atrás.

Pra muitos(que mandam dinheiro para o Brasil por exemplo)pode ser bom (superficialmente falando),já que se tem aquela ilusão de ganhar em cima da cotação.
Mas o lado negativo é que a economia encolhe,a exportação despenca,o serviço e suas horas extras minguam e o salário vai no mesmo embalo.

Ou seja,não é bom pra ninguém,que a moeda continue sendo negociada à esse valor,um bom cenário (chuto eu) seria acima de 100ienes por dólar,um ideal seria na casa de 110~115 ienes por dólar.
Isso faria as exportações aumentarem,gerando assim mais emprego e salários melhores.


Do outro lado tem a China que só cresce e consegue manter sua moeda desvalorizada,que no caso para exportações é muito bom.
Já que o mundo anda em crise,tanto os EUA quanto um pedaço da Europa a coisa anda feia.


Bom,parece que o governo resolveu acompanhar de perto isso para tentar bolar um plano de salvação.

Será!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário