sábado, 11 de janeiro de 2014

[blog] Produtos congelados

Já faz um tempo que vem sendo divulgado em massa pela mídia sobre contaminação dos produtos congelados fabricados pela empresa Aqli foods, mas precisamente na unidade de Gunma, onde foi fabricado os produtos.

Packages of frozen foods produced by Japanese firm Maruha Nichiro Holdings' subsidiary Aqli Foods, pictured on December 31, 2013

Não se sabe a causa exata ainda, de onde pode ter sido contaminado, se foi na fábrica, ou no depósito onde foi armazenado os produtos.

No caso, havia uma quantidade extremamente grande da substânica de "malathion", uma espécie de inseticida, pesticida, incolor mas com forte odor.

Aliás, muitas pessoas, consumidores, ligaram para a empresa reclamando de ter sentido forte odores quando abriram esses produtos.
Sem contar que outras tantas acabaram hospitlizadas por terem consumido alguns destes produtos.

Foram produzidas nessa unidade, 94 tipos de produtos, mais de 6.4 milhões de unidades.
Sendo que mais de 3.4 milhões de unidades foram devolvidas para a empresa.
Em muitos lugares encontra-se nas prateleiras, avisos sobre o ocorrido e que tais produtos foram tirados de circulação e pede a compreensão dos clientes.

Outro agravante é que não são apenas produtos da marca Aqli que estão comprometidos, já que a empresa não produz e vende apenas sobre sua marca.
Ela fabrica para outras empresas também, o que dificulta a identificação dos produtos, pelo menos para os consumidores.

Yep, outro dia eu na parte de congelados, fui conferir qual empresa tinha fabricado o produto, já que esta usava outra marca.
Quando digo outra marca, é que por vezes nos deparamos com marcas como TopValu que pertence a rede Aeon.

E até onde vi, produtos vendidos sob a marca do Seven Eleven, Aeon e Seiyu (Walmart) estavam entre os produtos que estavam comprometidos.

É simplesmente foda, já que estaríamos de mãos atadas, por não termos o hábito de se informar quem realmente fabrica os produtos.
Eu sabia que estas redes de comércio terceirizavam a produção dos produtos que ela vende como se fossem deles, sob sua marca.

Mas, tem muita gente que desconhece, que acha esranho ser mais barato que a marca convencional, alías eu já postei sobre isso por aqui, só não lembro quando foi.


Enfim, agora o povão fica aí cobrando responsabilidade, por se tratar de uma marca japonesa.

Quando houve o caso dos gyoza congelados contaminados, que eram fabricados na China, nego meteu o pau dizendo que só passaria a comprar produtos do Japão, por confiar nos seus produtores.

E houve aí um aumento na procura por produtos nacionais em detrimento ao importado, no que tange à alimentos.

Agora com a confiança abalada como fica, hein?


Enfim eu dei uma caçada pelas minhas postagens antigas e não achei o post na qual falei sobre estes produtos de marcas próprias, porém de produção terceirizadas.

Para simplificar, o porque destes produtos serem mais baratos que os de marca tradicional.

Não são produtos piores, refugos nem nada, pelo menos na aparência, só que o fato de estar atrás de uma marca de loja/mercado dispensa tanta publicidade, outra que estes tem seu preço reduzido no frete, sim, isso é um grande filão.

Enquanto os produtos de marca, vem acondicionados certinhos, retinhos nos paletos, os produtos como a marca TopValu, vem acondicionados nos espaços que sobram entre uma carga e outra, não vem em péssimas condições, mas sim encaixado nos vãos, mesmo que tenham de ficar meio bara-bara.

E assim as lojas podem praticar preços menores, já que o frete é menor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário