sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

[blog]Seijin no hi (dia da maioridade).

Semana agora "comemorou-se" o dia da maioridade, dia do adulto, seja lá como queira interpretar.


Enfim, nesse dia é considerado feriado nacional, onde sabemos que orgãos públicos e instituições financeiras não funcionam.

Desde o ano 2000 fixou-se a data como sendo na segunda semana de janeiro (que varia entre os dias 8 até 14).

Hoje em dia conhecido como happy monday, isso pra deixar a bagaça mais moderna, já que inserir inglês ao dialeto no cotidiano já se tornou normal.

Enfim, quem faz aniversário do dia 2 de abril do ano anterior até o dia 1 de abril do ano vigente, é convocado a participar de um evento cerimônia.
Até o ano de 1999 a data tinha dia fixo, que era no dia 15 de janeiro.

No caso convocado não é obrigado e sim convidado a participar do evento, trajando claro, roupas apropriadas.

As garotas vestem normalmente kimonos, com cores digamos vibrantes, enquanto os rapazes atualmente vestem terno e gravata mesmo (a roupa tradicional masculina é o Hakama).
Porém, um kimono desses custa uma bela fortuna, logo muitos são apenas alugadas para a ocasião.

Eu recebi um hagaki (na época), convidando me para ir ao evento, onde tinha lugar marcado no local.
Obviamente não fui, uma que quase não sabia falar japonês, outra que não conhecia ninguém, me sentiria extremamente deslocado, sem contar que nem sabia que roupa teria de usar e nem grana para isso teria.

Quer dizer, dinheiro até teria, mas foi por estes problemas que citei e não por má vontade.


Caramba, como o tempo voou e putz, fiquei sabendo que recebe uma graninha do governo neste dia, nessa cerimônia.


Enfim, muita gente aguarda o dia da maioridade, muitos para poder comprar bebidas e cigarros.

Mas, nem tudo são flores e onde há direitos há deveres também.
Logo, a pessoa passa a responder pelos seus atos, pela sua conduta, praticamente um adulto.

Eu como não sabia de nada disso na época, no dia que fiz 20 a primeira coisa que fiz foi, tirar um celular no meu nome.
Isso marcou a virada da minha vida adulta aqui no Japão.

Pois é, somente com 20 é que se pode habilitar um celular em seu nome, e tive de esperar pouco mais de 2 anos por isso.

Quanto a bebidas foi bem depois.

Aliás, pelo menos naquele tempo, as pessoas nem se importavam muito com os estrangeiros no que tange idade mínima.
Já que pessoas que vieram comigo pra cá, menores de idade, mesmo assim compravam bebidas alcólicas e cigarros de boa.
Tudo bem que não tinham cara de criança/adolescente, mas nunca pediram documentação.

Não sei, mas hoje em dia, com essa minha cara de "velho" é até um insulto ter de clicar na tela do caixa da loja de conveniência, confirmando ser maior de idade.
Pelo menos no mercado, o caixa já faz isso por mim.


Enfim, 20 anos já se foi a muito tempo, esperei ancioso pelo dia da virada, e depois disso o tempo voou.
Já enchi a cara, fiz muita cagada, tomeimuitonocú (me ferrei), mas pelo menos nunca fui preso, nunca cometi qualquer delito e depois de tudo isso e mais um pouco, aprendi a lição e sigo com a vida mais tranquilo.

Mas, devo dizer, moleque/jovem é foda, época de fletar com a merda (cagadas trapalhadas).

Foi uma época de aprendizado, de arrependimento, de zoeira, nada se comparado a nível de Brasil, mas foi o que pude fazer e aproveitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário