quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

[game] Console importado no Japão, vale a pena?

Acho que esse tema um tanto quanto pertinente pra quem gosta de jogos.



Muitas vezes encontrava-me no dilema de comprar um console JPN ou importado.
Na geração que acabou eu comprei todos os consoles JPN mesmo, até porque minha plataforma principal foi o PS3 e ele é sem bloqueio de região.

Nessa geração atual, sim fiquei em dúvida por qual partir, uma vez que o PS4 continua sendo sem trava de região (garantido pelos estúdios da Sony e facultativo para as thirds parties), no Wii fiquei a ver navios em muitos jogos que só saíram lá fora, ou vinham com uma enorme diferença entre o lançamento lá fora e aqui.
No Xbox 360 não senti tanta diferença.


Enfim, meu WiiU é US, assim como o PS4, ambos adquiridos antes do lançamento nacional.
No WiiU existe a trava por região, limitando o meu aparelho apenas a jogos americanos, logo tenho de importá-los.
No PS4, até o momento como só foi lançado fora do Japão, tenho de importá-los da mesma forma.

Os consoles não tem diferença técnica alguma independente da sua região.

A diferença tirando a trava por região, fica por conta do preço praticado pelos importadores, que normalmente são mais caros que a versão nacional.
O WiiU US hoje é encontrado a partir de 45mil ienes.
No caso do PS4 é mais complicado devido a sua flutuação de valores, mas creio que fique em valores a partir de 70mil ienes.
No caso do One que nem previsão de lançamento tem, gira na casa dos 80mil ienes ou mais.

Note que a versão JPN do WiiU premium custa aí uns 32mil ienes ou menos, enquanto que o PS4 custará a partir de 41979 ienes oficialmente.


Então depende muito do julgamento de cada um.

Obviamente que pagar menos é o melhor dos casos, sendo que no caso dos consoles importados quem arca com a garantia é o importador ou a própria pessoa.

Meu WiiU US foi comprado aqui no Japão, enquanto o PS4 US eu importei diretamente da Amazon US.

Pra quem não tem o costume de importar jogos, fazer compras no exterior, o melhor mesmo é ficar com a versão nacional uma vez que não daria tanta dor de cabeça caso haja algum problema.

Na parte de jogos, no caso do WiiU por haver trava de região, jogos US vendidos por aqui também sofrem com valores mais altos que o similar nacional.
Alguns jogos só saem aqui, outros são lançados aqui primeiro e depois lá fora, o contrário há jogos que são lançados lá e não saem por aqui assim como há jogos que são lançados lá primeiro e sofrem um delay desgraçado até serem lançados por aqui.

No caso do PS4, como ainda não foi lançado por aqui, não há venda em lojas normais nipônicas, porém este também não sai ileso quanto ao delay nos lançamentos.

No caso do One, por não ter previsão de lançamento, cabe apenas a comprar dos importadores.

Lembrando que muitos jogos acabam sofrendo censura quando lançados aqui.
Enquanto que o importado segue ileso.

Alguns jogos tem sido lançados nos US com opção de ter dublagem ou legendas em PT-BR inclusa, enquanto que as versões do Japão se limitam a ter no máximo Inglês.

Mas, se optar pelo PS4, pode simplesmente comprar o console japa e depois comprar os jogos US, sem maiores problemas.

Comprar jogos importados como disse acabam saindo mais caros que os JPN em muito dos casos.
Eu como gamer consumista sei o quanto é doido pagar caro por um jogo.
Logo pesquisar é a melhor solução para se beneficiar na hora de comprar.

E comprar lá fora requer cartão de crédito e muitos podem até ter, mas sentem receio de usar e ter seus dados surrupiados.
Há lojas aqui dentro do Japão que vendem os jogos, cada um cobrando seu valor.

Porém eu recomendo a quem quiser comprar jogos US, optar por comprar lá fora.

Mas, e quanto a parada do cartão?

Uma notícia muito boa (pra quem não sabe) é a existência de cartões de crédito/débito virtual pré-pago.
Parece algo muito estranho a primeira vista.

E é, mas eu já pensava nisso no início do ano de 2000, enfim, se trata-se de cartões de crédito virtuais com bandeira Visa, o que lhe abre a possibilidade de efetuar compras no exterior, tendo como limite a quantidade de créditos que você deposita e não um limite estabelecido pela empresa de cartões.

Sim, se você tem 5mil ienes em créditos é isso que poderá gastar, nem um centavo a mais.

Isso lhe garante que mesmo tendo seu cartão roubado perderá "apenas" o valor contido nele.

O processo é meio burocrático no começo, mas é só na hora do cadastro e é longe de ser aborrecedor como no sistema convencional, pois é feito na hora, sem consulta ou coisa do gênero.

Com alguns cliques e uns 10 minutos, e ganhará um número virtual (16 mais o código de segurança), tendo validade de 1 ano.

Feito isso, as portas do e-commerce se abrem para você.

Hoje, pelo meu conhecimento há o E-さいふ, Vanilla-online e VPrec@.
Nos dois primeiros há cartões sendo vendidos e lojas de conveniência e até em algumas lojas de eletrônicos, localizados normalmente perto do caixa, bastando pagar, raspar e colocar o código e sua conta e os créditos serão inseridos imediatamente.
No último, o esquema tem de ser feito através das máquinas de ticket´s encontradas nas lojas de conveniência também.


Enfim, notou-se que o console importado apresenta mais contras do que prós, mas isso depende de cada um.
Hoje comprar um PS4 US não terá muita "vantagem", já que no dia 22 de fevereiro será lançado oficialmente por aqui, e no lote inicial virá com um voucher que lhe dará direito a baixar o jogo Knack na faixa.

Já o One por não ter previsão de lançamento tens de se contentar com a versão US mesmo, lembrando que a MS disse ter dito que ela deixou como facultativo a trava regional, no caso quem decide se coloca ou não são as publishers.

O WiiU, bem esse melhor ficar na versão JPN mesmo, não há tantas perdas assim.

Para o 3DS, bem esse vai de cada um, por ter trava de região, comprar um aparelho JPN faz com que fique preso aos jogos JPN sem idomas adicionais.
E pode ser interessante para quem não tem facilidade com o nihongo comprar a versão US e seus jogos, já que além do inglês, provavel que tenha até espanhol.

Ao PSVita, por não ter trava de região pode-se adquirir um JPN e os jogos US.



Lembrando que mesmo os consoles não tendo trava regional, qualquer item adicional que for comprado, tem de ser adquirido na região do jogo, ou seja, tem de ser do mesmo lugar.
Jogo US, tem de ser adquirido DLC ou qualquer conteúdo pra ele em sua respectiva região, porém ele pode ser utilizado em sua conta normal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário