quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Fim de ano!!

Hoje...

..último dia de 2009,o que pra muitos foi um ano extremamente estressante e tenso está chegando ao fim.

E quem sabe no próximo ano as coisas possam melhorar em todos os sentidos.


No mais,neste último dia deste ano,resolveu nevar,uma neve até que forte,de deixar o chão branco.
Isso foi em muitas partes do país.


2010,ano do tigre,que dentre umas das coisas que o representa é a coragem.
Mas acho que devemos ter perseverança para entramos num novo ano,mais forte,renovado e pronto para enfrentar a labuta diária sem desanimar.


E como acontece todo ano,neste dia está sendo transmitido o Kohaku na NHK,e só estou dando uma zapeada,apesar de não estar acompanhando o cenário musical como antigamente.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Rush...Pico.

O feriado de fim de ano começou pra muitos no final da semana que se passou,mas o movimento de pico nas estradas começa amanhã(29).

Logo,pra quem quer viajar o melhor é evitar certos horários do dia ou até mesmo esse dia,já que as estradas estarão cheias.
Acho que um destes motivos é que no final de semana que se passou,não houve descontos parea o pedágio das auto-pistas,no caso pra quem usa o sistema de ETC.


E o movimento de pico na volta pra casa começa no sábado,alcançando o máximo no domingo,então é a mesma dica,evitar estes dias para não ficar preso nos engarrafamentos,e filas no caso dos trens(shinkansen e afins),aeroporto.

E claro que para muitos este feriado de fim de ano será minguado,já que não foi um bom ano em todos os sentidos.
E feriado é sinônimo de gastança por mais que se evite sair,já que para qualquer lugar que se vá é extremamente necessário dinheiro e se não fiscalizar o dindin voa mesmo,num piscar de olhos.


Mas,alguns usarão estes dias "parados" pra tentar fazer uma renda extra através de arubaito.
E quem permanecer na cidade ainda tem as famosas sacolas da sorte que as lojas promovem nesta época do ano,no caso a partir do dia 1 de Janeiro e se estende até o final de semana.
É uma boa pra quem não pode gastar muito,mas pra isso tem de se enfrentar filinhas que às vezes são bem grandes.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Hatoyama em Baixa?

EM meio aos escândalos que vem abalando o primeiro ministro Hatoyama,parece que seu índice de popularidade está em queda vertiginosa.

Ele conseguiu aprovar em novo orçamento,mas está longe de conseguir resolver os problemas que o país vem enfrentando.
Ano que vem é ano de eleições na câmara alta e vamos ver como fica.



Cogitaram aí até uma possível proposta de renúncia,caso o povo fique insatisfeito,ou pelo menos o índice de insatisfação ficar alta.
Isso seria o fim,já que pressionaram tanto ou PLD enquanto estavam no governo.


Enfim,se ele não cumprir com rigor tudo que foi prometido,além do que tem de se safar(ou melhor dizendo),provar sua inocência no meio dessas acusações,o povo vai cair em cima mesmo,além claro da oposição.


ô situaçãozinha difícil essa.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Natal !!!!

Já é natal e por aqui nada muda.


A não ser as ruas iluminadas,algumas promoções,enfeites,alguns bolinhos celebrando a data.
No geral,por se tratar de uma data cristã,e existe uma porcentagem muito baixa de cristãos(japoneses),essa celebração acaba se passando meio que despercebida,digo celebração por conta do significado em si.

Até porque a data só ganhou força por conta do americanismo,pela forte influencia vinda dos EUA e por causa das lojas que adotaram a data como estratégia comercial,já que o apelo em cima disso é bem forte,sendo que coincide com a bonificação de inverno.
Então,algumas(muitas)lojas inventam promoções no estilo Christmas Sale como chamariz.


Mas este ano não há muito o que comemorar por parte de muitos,já que foi um ano extremamente difícil,desgastante,triste,estressante,desestimulante,etc...um ano em que enfrentamos uma crise sem precedentes,onde muitos foram simplesmente parar no olho da rua,seja do trabalho quanto da moradia.
E quem chegou até aqui,se esforçando,se virando,claro que existe um motivo para se comemorar mesmo que timidamente,mas a fartura do passado é....coisa do passado.

Hoje a situação é outra,num clima de instabilidade constante o jeito é fazer algo mais econômico,evitar extravagâncias e torcer para que o ano que vem seja um ano melhor...seria um belo presente do papai noel.


Mas pra quem está aqui há tanto tempo,apesar das reuniões que muitos promovem,acaba se acostumando a deixar a data passar meio que batida,digo no sentido de que no Brasil era aquela bagunça já na véspera,ansiedade,diversão e tudo mais,já aqui juntadno ao clima frio de inverno,a frieza de muitos e o calor tímido de grande parte da população,acaba causando um Natal burocrático.
Claro que muitos o celebram com ceia e tal,mas por ser num dia de semana,como no caso deste ano,o dia seguinte é dia de pegar no batente,sem frescuras.



Mas o feriadão de final de ano já está aí,o que pode servir de consolo pra muitos.
Mas de tristeza para outros,já que parado só há gastos,há quem resolva trabalhar pra conseguir um extra.

No mais,espero que todos tenham um Feliz Natal!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Promessa cumprida??[2]

Na verdade este post serve mais de complemento ao anterior,que na ocasião estava capengando de sono,mas mesmo assim o fiz.


Eu citei sobre o Teate,no caso sobre o Kodomo Teate,subsídio pra famílias que tem crianças.
No caso o governo resolveu mandar a decisão para o ano que vem,estão empurrando com a barriga,já que é uma situação delicada.

Mas a parte do combustível parece mesmo que já foi decidido.
Em contra partida o cigarro sofrerá um aumento de 5 yen por unidade,ou seja,o maço pode sofrer um aumento de 100yen.


Tira de um e cobra de outro,menos mal que seja do cigarro,não fumo mesmo.
Mas a japonesada em peso fuma,porém a número de fumante vem diminuindo.


E a oposição vem forte,criticando o governo e atual primeiro ministro,aí surgem especulações de todos os tipos e lados.
Uma delas que vem chamando a atenção é o fato de Hatoyama,durante a eleições ter recebido doações ilegais.


O clima está quente....

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Promessa cumprida??

Bom,pra quem acompanhou as eleições,ou disputa pra quem levava a melhor pra assumir o cargo de primeiro ministro,viu que o manifesto lançado pelo Hatoyama previa um ponto que talvez interessasse a muitos.

No caso,é o "Teate"(ajuda de custo) pra quem tem filhos,lá segundo Hatoyama,ele queira que o valor pago às famílias fosse bem maior que o distribuído atualmente.
Seria algo como mais de 30mil ienes mensal.Claro,somando mais de 300mil yen por ano.


E de onde esse dinheiro iria sair?

O primeiro ministro,resolveu cortar os benefícios que o antigo governo concedeu para tentar frear a recessão que o país viveu,no caso esse dinheiro vinha de um fundo de emergência.

E enfim,parece que isso foi aprovado e vai entrar em vigor,sabe-se lá quando.

Outro coisa que aconteceu é que decidiram que vão abolir o imposto cobrado em cima dos combustíveis,algo semelhante ao que aconteceu meses atrás quando ouve a explosão de preços no valor da gasolina.
Mas desta vez parece ser definitivo,o que poderia baratear em até 25 yen o litro do combustível.

Que beleza,mas....tira-se de um lugar pra cobrar de outro e um dos atingidos será o cigarro,que pode sofrer um aumento de imposto,o que pode encarecer o valor final do produto.



Mas uma pedra ainda continua incomodando o alto escalão do governo,que é o caso (delicado) das bases Norte-americanas em Okinawa.
O povo quer uma solução radical,o governo americano quer certas regalias,o no meio o governo japonês que quer evitar um choque diplomático,mas ao mesmo tempo querer chegar a um consenso que agrade a população.

E do outro lado,tem a oposição que está pressionando.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Sweets Paradise.




EU lembro de ter visto uma menção desta loja,num programa televisivo japa,na qual mostram opções de se fazer refeição na cidade.

E claro,acabou-me enchendo os olhos e juntamente veio uma mistura de curiosidade e vontade de experimentar as guloseimas do estabelecimento.

Enfim,depois de duas tentativas frustradas de adentrar no estabelecimento,isso se deve simplesmente ao tamanho da fila de espera,ou lista por assim dizer,que pode chegar fácil até uma hora e meia.

Mas por insistência,esperei uma horinha e consegui matar a vontade.

O sistema empregado pela loja,é o de self-service,paga-se o valor de 1480yen por 70 minutos.
Existe uma gama de 30 tipos de doces,uns 10 pratos salgados e uma grande opção e bebidas não alcólicas.

E sempre quando se sai um prato(prato pronto para degustação),se ouve um sino e os funcionários prontamente anunciam que tal prato já está disponível.


Agora vem os pórem,o espaço físico da loja é muito pequeno,deixando-o extremamente apertado,mesas pequenas o que pra muita gente acaba sendo um incômodo.
E o bom é pra quem gosta muito de doce,pois chega-se uma hora em que acaba ficando muito enjoativo.

E o jeito é ficar intercalando doce com salgado,pois ficar somente no doce se torna uma tortura.

No mais,é um lugar pra se ir muito de vez em quando,já que fica enjoativo.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Fim de subsídio.

Estava lendo o jornal da semana passada quando vi a notícia.

Que o governo pretende acabar com o polêmico subsídio de ajuda aos latinos,pra voltarem ao seu país natal em troca de uns anos de gancho,sem poder voltar para o arquipélago.

Estimativas dão conta que o governo já "deu" um bocado de dinheiro,atendendo mais de 14 mil famílias.


Bom,muitos reclamaram quando essa "medida" de apoio veio à tona,e agora como será que o povo vai ver essa notícia.


O auxílio vai até o final deste ano fiscal(março de 2010).


Por falar em subsídio.

Estava previsto que o governo também encerraria o subsídio pra quem compra carros ecológicos,mas assim como os Eco points,esse subsídio se extenderá por mais um ano,ou seja,até o final do próximo ano fiscal(março de 2011).

Até porque por conta disso as vendas aqueceram o mercado e cortar isso certamente iria frear o consumo,ainda mais se levar em conta que o país acabou de sair de uma recessão,mas está com um pé na deflação.

Enquanto isso o dólar continua caindo,bom de um lado,mas péssimo em muitos outros.

A Toyota que vinha amargando o vermelho,respirou ao fechar um trimestre no azul,ou melhor no preto,como aqui classificam quando se está no lucro.

Mas na outra ponta a JAL anda de mal à pior e está num enrosco danado pra tentar reduzir os gastos e despesas.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Boxe.

O que veio chamando a atenção na TV,pelo menos na TBS era a tão aguardada luta entre Daisuke Naitou vs Kouki Kameda.

No caso foi uma luta desafio,primeiro valendo pelo cinturão dos pesos leves(acho que é isso mesmo).
Outra que seria meio que uma revanche entre família,já que Naitou ganhou a luta num passado não muito distante,de Daiki Kameda.


E estava fazendo apenas reportagem sobre Naitou,tratando-o como celebridade e Kameda como zebra.
Houve provocações por parte da Naitou,quando um vez falou que Kameda só enfrentava estrangeiros e ele tinha que enfrentar a força de dentro de "casa"(da mesma nação).

E...o que aconteceu?

O peixe morreu pela boca.

Fizeram um auê em cima de Naitou e no final(na luta) tomou um "piau" de Kameda,deixando seu rosto bem deformado e inchado.
Enquanto Kameda só tinha alguns arranhões.

Na decisão final(por pontos),vitória para Kameda,que pode levantar o cinturão de campeão.

E na entrevista coletiva de Naitou...

" não tenho nada pra dizer,a não ser pensar e refletir sobre o que aconteceu..."


De resto o Fim de semana no esporte,teve a vitória de Hakuho,invicto com 15 vitórias no último torneio de sumo do ano e de quebra um recorde em quantidade de vitórias num ano.
No golfe,Ishikawa Ryo não chegou a ganhar o torneio,ficou em segundo com -18,mas na corrida pra ver quem mais arrecadou no ano,ele segue em primeiro.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dólar em baixa.

Quem assiste aos telejornais,deve ter visto que o dólar vem caindo à tempos,ou seja,o Yen está ficando cada vez mais forte.
Na verdade o dólar está perdendo prestígio.


Um analista chegou a dizer que para o ano que vem a tendência é cair mais ainda e pode variar na casa de 65 ~70 cada dólar.
E para 2011 bateria a casa de 50 ienes.(????)

Claramente que entraria mais dinheiro no país,mas para um local onde depende de exportações isso é um soco no estômago,já que a manufatura japonesa aos olhos dos americanos,ficaria extremamente caro e assim,os EUA que são um dos maiores clientes do Japão,migraria para outros países da Ásia,onde o custo seria mais baixo,aliás isso já vem acontecendo.

Enquanto o dólar vem perdendo prestígio,o petróleo e o Ouro estão em alta.
E quem tem grana acaba partindo para este tipo de investimento o que acaba fazendo com que o dólar despenque mais ainda.


Para nós dekasseguis,isso é uma notícia preocupante,já que a tendência é as fábricas diminuírem custos para permanecer no mercado ante os concorrentes.
Trocando em miúdos,salários menores,mais serviço,corte de regalias(se houver) entre ouyras coisas,como a diminuição brusca de vagas disponíveis.


Pra quem tem aí uma bela quantia poupada,pode se dar bem comprando a moeda neste momento.
Apesar de que o dólar também está caindo no Brasil.



ENtão,dá pra pensar que o dólar está perdendo seu valor.

domingo, 15 de novembro de 2009

Preso.

Semana passada o que mais se viu nos noticiários foi a caçada frenética por conta dos policias atrás de um rapaz.

Chamado de Ishibashi,que anos atrás assassinou um jovem inglesa e depois desapareceu do mapa.

A polícia havia posto cartazes de procurado,com a foto do meliante,e mais alguns disfarces,até mesmo vestido de mulher.

Mas o rapaz foi astuto,fez várias plásticas,sendo que a última fora realizada em Nagoya.

Trabalhava tranqüilamente até o cerco se fechar de vez.

A recompensa inicial pra quem informasse o paradeiro dele era de 1milhão de ienes,mas neste últimos tempos essa quantia subiu para 10milhões de ienes,e claro a polícia recebeu várias ligações.

Mas na sexta-feira à noite o rapaz foi preso em Osaka e depois levado para Chiba.
Ele se recusa a comer e só tomar líquidos.
E os advogados dizem que não podem forçá-lo a comer,assim caso necessite ele terá de ser ser levado ao hospital pra colocarem soro nele,mas em últimos casos.

Segndo relatos de vizinhos e pessoas que tinham contato com ele,ele era bem discreto e reservado,evitava sair de casa e ficar se expondo,quando fora preso estanha munido de 300 mil ienes no bolso e com uma pistola de brinquedo.


Agora vamos ver o que acontece,ao rapaz que ficou foragido por mais de 970 dias.

domingo, 8 de novembro de 2009

Esportes!!

Bom,pra quem acompanha a Tv japa viu que semana que passou ficou bem focada no mundo esportivo.

Motivo,o New York Yankees venceu a World Series Baseball nos EUA e o grnade jogador e destaque da partida foi o jogador Hideki Matsui,que além de um Home Run,ainda fez com o o time marcasse ao todo mais 5 pontos(no total de seis que ele proporcionou) um feito e tanto,e o jogador foi ovacionado pela torcida que gritavam MVP.

E no final o prêmio de melhor jogador nessa reta final de temporada foi pra ele,porém é ou era certo que o Yankees não iriam renovar o contrato dele,agora depois da conquista certamente haverá negociações,mas nada concreto,indicando que ele terá de procurar outro time pra jogar,uma coisa é certa,se voltar aqui para o Japão,certamente terá emprego garantido.
E no desfile de comemoração reuniu nada menos que 3 milhões de pessoas na Time Square,é gente pra burro.


Essa semana agora começa o último torneio de sumo deste ano,o Aki Basho.
E claro,os Yokozunas Asashoryu e Hakuho fizeram uma breve apresentação,uma cermônia pra ser mais preciso.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Uma outra coisa que vejo render bons minutos no jornalismo,é o crescente número de casos de assassinatos.
O de hoje foi o caso de uma garota de 19 anos que fora "seqüestrada" ,morta e teve o corpo dilacerado,seu corpo foi encontrado numa montanha em Shimane e o caso vem intrigando a população local.
O outro é o caso de um rapaz que matou uma estrangeira(inglesa acho) e pra fugir fez várias plásticas,o sujeito passou por várias províncias e clínicas pra mudar a face e tudo pago em dinheiro vivo,segundo relatou um médico que não foi identificado.
A polícia oferece 10milhões de ienes pra quem der pistas do paradeiro do sujeito.

Parece que a última estadia dele foi aqui em Nagoya e depois sumiu do mapa novamente.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Carro ecológico ou econômico!?

Essa semana passou uma reportagem na TV sobre os carros híbridos,mas não uma reportagem sobre os veículos e seu funcionamento em si.

Foi mais pelo lado de quem os compra.


E claro,a primeira coisa que vem a cabeça no caso deste veículos,é a economia no combustível,logo o apelo ecológico fica em segundo,senão em terceiro plano.


Enfim,ainda mais agora que o governo está promovendo uma ajuda de custo pra quem compra o veículo novo,uma espécie de subsídio.
Mas muitos tem uma surpresa depois de verem os descontos atraentes dos comerciais de TV.Digo isso quando chegam na concessionária pra fecharem a compra.

O maior e mais atrativo dos descontos da Toyota por exemplo é pra quem tem um veículo velho,antigo,logo quem os possuem recebem um desconto maior,pra quem veículos mais novos(e menos poluentes) o desconto é menor,às vezes bem menor.

Tá tudo muito bem,o comprador mesmo assim vai tentar efetuar a compra,um exemplo é o Prius da Toyota que está em alta,pra quem o quer vai ter de encara uma lista de espera enorme,coisa de mais de 6 meses.
E se não bastasse corre-se o risco de ficar sem o desconto,isso porque este sistema de subsídio foi inserido pelo ex-primeiro ministro Aso e tem duração até o final deste ano fiscal(março 2010) e o novo governo ao que parece,não vai mais conceder este subsídio.

Que sinuca de bico,o cara fica sem o desconto e ainda paga mais caro pelo caro,sim o carro híbrido tem um custo maior que o seu similar à gasolina.


Será que depois dessa a indústria vai perder um pouco do fôlego?
A Tokyo Motor Show está aí,com muitos carros híbridos conceitos,seja de motor híbrido,quanto os totalmente elétrico.
Mas uma coisa é certa,devido a crise o evento encolheu,muitas montadoras deixaram de participar.

Já era mais do que esperado isso do governo,cortar despesas,dá-se de um lado,toma-se de outro.
Afinal,mágica é que o governo não faria,pra fazer aparecer mais dinheiro.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Shingata Influenza - vacina.

Desde o dia de ontem(19) iniciou-se por aqui a campanha,ou melhor dizendo a vacinação contra essa nova influenza.

Mas como o estoque é baixo,tem-se aí um cronograma de como será efetuado e os prioritários.

No caso,é claro os profissionais de saúde são os primeiros da fila.
O segundo pelotão por assim dizer,serão as gestantes,logo em seguida virão as crianças abaixo de 2 anos,crianças de ensino médio(até) e os idosos...

..e o restante da população,que não entram nesta categoria,só ano que vem mesmo e sem previsão de quando será feito,já que pra produzir a vacina se leva um tempo até que considerável,até porque utiliza-se um componente do ovo de galinha na preparação da vacina.

Ou seja,então quem não pegou trate de se cuidar,até porque o vírus tem se ploriferado rapidamente.

Tudo bem que não se corre os risco de vida,caso não tenha nenhum problema renal ou do gênero,no máximo pra quem tem a vida(saúde) um pouco saudável só ficará de cama,tomando remédios e logo volta-se ao normal.

domingo, 18 de outubro de 2009

Caça a golfinhos?

Apareceu no Fantástico da semana retrasada,uma reportagem aqui do Japão.

Na cidade de Taiji,onde existe uma matança de golfinhos.

Um ritual macabro,onde os pescadores encurralam os golfinhos por meio de redes,escolhem os melhores,pra serem usados em shows aquáticos e o restante era morto,sim todos mortos e depois a carne era vendida.

Mas como a japonesada não tem costume de comer carne e golfinho,desconfiou-se que a carne foi vendida como se fosse de baleia.
E claro,os pesquisadores proíbem filmagem e acesso ao local,já que isso os encriminaria.

Mas um americano,que luta em prol dos golfinhos tentou e conseguiu filmar e criar um documentário,mostrando essa crueldade para o mundo inteiro.

Tanto que depois de um tempo,foi conseguido filmar o mesmo ritual mas desta vez o golfinhos que não foram escolhidos foram soltos.
Mas isso não exime a culpa dos japas nessa matança.

Os japas também tem costumes estranhos e algumas delas eram polêmicas.

Fazer o quê?

Manifesto!

Bem,parece que Hatoyama vai cumprir uma das promessas,que talvez criou muita expectativa durante a campanha eleitoral do seu partido,que no caso era o aumento do benefício concedido a quem tem crianças.

A dúvida era de onde o governo arrumaria este dinheiro extra.
Eis que acharam uma saída,que foi cortar o pacote que até então Aso tinha bolado pra enfrentar a crise.Parte dessa grana será investido em programas sociais agora.

Enfim,pra estrangeiro não sei se muda muita coisa.

Pelo menos por aqui o governo tem mostrado que pretende investir no povo.


Outra notícia que rendeu bons minutos na TV,foi o descompasso ou melhor dizendo, comunicação falha entre o ministro de infra-estrutura e o governador de Chiba,no que se trata dos aeroportos de Haneda e Narita.
Pois pretendem aumentar o fluxo de passageiros de pousos e decolagens.

Mas depois chegaram num consenso e os dois aeroportos vão trabalhar em conjunto no que se trata de receber mais vôos internacionais.
Tudo bem que os moradores "não foram consultados" sobre isso,mas o governo tentou consertar essa falha.

E depois da derrota de Tokyo em tentar sediar as Olimpíadas de 2016,já anunciaram que pretendem se candidatar para as olimpíadas seguinte(2020) e as sedes poderiam ser Hiroshima ou Nagasaki,com um forte apelo inicial a cidade ter passado por aquele desastre das bombas nucleares e de como conseguiu superar e se reerguer.
E mostrando seus monumentos levantados para lembrar os mortos naquele fatídico acontecimento.


E por falar em olimpíadas....


O Brasil de muitos aí que saíram comemorando(inclusive o Lula) por ter ganho o direito de sediar as olimpíadas de 2016,viu mais uma vez a fraqueza da segurança no país.
Moradores de uma cidade no Rio,em meio aos tiroteios chamaram a polícia,estes por sua vez trocaram tiros com os meliantes,os PM´s embarcados num helicóptero foram simplesmente alvejados e o desfecho foi infeliz para os policiais,já que a aeronave foi abatida e dois PM´s morreram.
Precisou vir outro helicóptero,mas desta vez blindado para acompanhar a movimentação.

Tá,desse jeito que o país quer sediar um evento desta magnitude?

Seriam muito mais adequado e unânime se o governo ao invés de queimar R$40bilhões em sediar os jogos, investir em segurança para o povo,já que é direito do povo ter segurança e dever do governo oferecê-lo,já que todos pagam por isso.
Essa do Brasil sediar a Copa,as Olimpíadas tem conotações muito mais políticas do que o esporte em si.
Essa aí só engana os mais ingênuos (infelizmente boa parte da população entra nessa categorias,já que compraram as idéias e ainda apoiaram estas jogadas do governo).

E o Presidente ainda se orgulha de não ter estudado,fala sério.

domingo, 4 de outubro de 2009

Ministro morto !

Muitos devem se lembrar do então ministro da economia de era Yaso.

O que apareceu com sintomas de embriaguez e que foi vergonhosos para o país inteiro diante do mundo na cúpula do G8.
Que foi deposto do cargo,muito criticado pelos seus partidários por conta do seu vício.


O ex-ministro Shoichi Nakagawa,fora encontrado morto pela sua mulher em sua residência.

Ainda não se sabe ou foi divulgado as causas do falecimento precoce.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio 2016!

Ta aí,na madrugada de hoje foi revelado que o Rio sediará a Olimpíadas.

O povo festejou,numa sexta-feira,todo mundo na praia e o governo instituiu ponto facultativo.

Agora o povo que acha que saiu ganhando em poder "ver" as Olimpíadas de perto,vão ter que arcar com os gastos que o governo irá fazer.
O povo na verdade vai ver as olimpíadas em casa,até porque comprar ingressos será para poucos devido ao $$$,ou melhor a falta dele.
Será um evento para os estrangeiros virem.

Imaginemos Copa do Mundo e Olimpíadas,o quanto o governo não vai arrancar do caixa dos cofres públicos(dinheiro do povo) pra levantar elefantes brancos e ficar a esmo depois dos eventos.


Acho que todo esse dinheiro poderia ser investido em melhorias à população,e não precisa receber um evento de grande porte para fazê-los acontecer.
Isso é obrigação do governo para com o povo,já que o governo tem a obrigação de usar o dinheiro do povo em prol dele e não de seus interesses,sejam eles pessoais ou políticos.

Mas cadê segurança,policiamento,transporte decente e acessível,saúde,educação,saneamento básico,moradia?
Sem contar condições favoráveis para os atletas treinarem,assim como a inclusão no esporte como forma de entreter os jovens,sem contar a falta de acesso à cultura para o povo.

Ou seja,tem um caminhão de coisas a fazer antes do país querer ou pleitear para receber eventos importantes.
Se o país não cuida de seu próprio povo,como vai conseguir cuidar disso aí,e se o fizer o povo que já não tem cuidados ficará desamparado ainda mais,a não ser é claro que durante o evento o país vai querer mostrar que se importa.
Mas e depois?

Lula já estará fora,logo ele não vai querer mais saber se algo der errado e com certeza o PT vai usar isso para querer levar as próximas eleições para presidente,pois tá na cara que é jogada política.


Depois que passar a euforia e o povo começar a sentir na pele os efeitos disso é que vão cair na realidade.
E isso não é de hoje,em que o povo brasileiro se empolga com algo e esquece a realidade presente,daí os governantes se aproveitam e se esbaldam.

<..editado..>

Um trecho retirado do site da UOL.

"Mas o ponto alto foi quando falou sobre o novo primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama. "Ele eu ainda não conheço direito. Porque no Japão é assim: você fala bom dia para um primeiro-ministro de manhã e boa tarde para outro primeiro-ministro à noite. Eles trocam muito rápido."


Pra ver como o vosso excentíssimo Presidente da República Federativa do Brasil,não sabe e não respeita as políticas de outros países.

O que ele não sabe é que aqui no Japão,diferentemente como ocorre no Brasil,quando se descobrem falcatruas,coisas erradas,o primeiro ministro se renuncia,pois vê que as coisas saíram erradas e por VERGONHA na cara assume que errou e que não merece mais permanecer no cargo.


Se acontecesse (aqui)o que que aconteceu no primeiro mandado do LULA,aquela explosão de irregularidades.
A população iria pedir na hora a cabeça do líder(primeiro ministro),assim como ele própria iria renunciar ao cargo e pedir desculpas à população curvando-se à ela.

Coisa que não aconteceu no Brasil.


Pra ver a diferença de nível cultural que os chefes de estado tem.

Será que ele ainda se orgulha de não ter estudado?

Acorda Brasil.

Aliás o jeito agora é lamentar e preparar a alma,pois não vai ser fácil.

Olimpíadas 2016! (2)

Bla,bla,bla...

Mostraram a baía de Guanabara,mas não mostraram o arrastão na praia,mostaram o corcovado,mas não mostraram a favela.

Pra tentar encobrir a violência,disseram que diminuiu por conta da inserção do esporte,é(??) e quanto as balas perdidas?Isso não foi mencionado.

Não são coisas inventadas ou forçadas e sim que fazem parte da realidade,do cotidiano.
E o povo não irá se assustar com os gastos?Quem garante?
Estão garantindo segurança só nas Olimpíadas e depois dela,como que fica?

U$24 bilhões de dólares para o projeto da Olimpíadas,não prejudica o orçamento do governo? WTF..

Foi divulgado que muitos pontos da cidade não tem acesso ao metrô,depois dizem que tem,controvérsio não.

Inclusão Social??

Todos que se apresentaram falaram em Francês,Inglês,Espanhol e só o excelentíssimo presidente da República Federativa do Brasil se comunicou em Português...

Tudo bem que de todos os candidatos todos tem um certo problemas ou certas exigências para se entrar no país,mas nada se compara aos EUA,com sua política rigorosa de segurança anti-terrorismo.
E o Brasil é como uma mãe praticamente,onde qualquer um pode entrar sem nenhuma complicação.

Olimpíadas 2016!

Afffff.


Tudo bem que os brasileiros tem de torcer para que o Rio ganhe o direito de sediar a olimpíadas.

Mas os caras da Band Sports estão gorando as outras candidatas.
Tão metendo pau mais nos EUA.


Dizem que todas as sedes tem prós e contra,mas dizer que Tokyo pode não receber porque a última edição foi em Pequim(Ásia), e Madrid porque a próxima será em Londres e Chicago tem uma grande reprovação por parte da população.

E o RIO?
Segundo eles,problema de transportes,violência,segurança entre outras coisas.

Sendo que o RIO é onde tem de se investir mais,já que outras sedes já tem uma infraestrutura quase pronta.


Tão puxando saaaaco,que dá até nojo.
Sou brasileiro sim,mas querer mascarar os problemas sociais chega a ser ridículo.

Perguntas ficaram no ar..

Quem vai arcar com tudo isso? [i]o povo claro![/i].
Quem vai fiscalizar com rigor?[i]o governo???...hahahaha..piada[/i].
Quem garante que as obras não vão ficar à merce das empreiteiras,como no caso do PAN,quando eles exigiram mais dinheiro?[i]...[/i]


Eu entendo a vontade de muitos de querer que o RIO receba as olimpíadas,mas o país tem outras necessidades como prioridade,só a Copa do Mundo já está de bom tamanho pelo menos por enquanto.
Alegar que Chicago,Madrid e Japão(??) estão com problemas financeiros e o Brasil tá de boa é forçar a barra.

No final estão descartando Madrid e Japão da disputa e colocando Chicago como adversário do RIO.


Putz...inveja é froids.


Não tenho nada contra isso,sou brasileiro me orgulho de ter nascido no país,mas reconheço que muita coisa no país ainda não está nos trilhos.



Hahaha criticar os EUA por projetar que a maior parte do dinheiro virá da iniciativa privada e do Brasil virá do estado(Povão) pelo chefe do estado,Lula.

Chega ser ridículo isso.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Influenza! [123...]

Enfim,de tanto que falei dessa "maldita" gripe,eis que acabo de contraí-la.

Pelo menos o que entendi é que não se trata do H1N1,e sim a variação do tipo A dela.


Sempre tomei cuidado contra o contágio,apesar de que não fui muito severo nesta parte,mas na medida do possível usava máscara,mas o que era uma simples gripe,se tornou uma influenza.
Resultado é que ficarei de molho e no isolamento por 5 dias,ou até que a febre se normalize.
Ou seja,após a febre ficar abaixo do patamar de 37 graus,no caso 37 para menos,tenho de ficar ainda 48 horas sem entrar em contato com ninguém,para não correr o risco de transmiti-la.
Não apresentei nenhum sintoma que não fosse apenas a febre alta e tosse,que quando o faço,parece que comprime o pulmão,doendo o peito e as costas.
Pelo menos no raio-X não acusou nenhum problema,nem mesmo meu nariz está escorrendo.

Que coisa,tudo começou com um Kanfunchô,que me levou ao médico,depois a uma leve gripe até chegar nesse ponto.

Sem contar que na minha última visita ao médico(otorrino) com a maior falta de vontade só olhou a garganta e indicou uns 4 remédios,sendo que nem a temperatura tiraram,apesar de eu explicar tudo direitinho.
A medicina aqui,ou melhor os médicos daqui deixam muito a desejar em termos de atendimento.

Enfim,pelo menos com o diagnóstico em mãos,sei o que fazer.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Outono!

Bom,estamos oficialmente no Outono por aqui,que começou na semana passada,durante o Silver Week,sim agora tem Silver week,além do golden Week.
Mas saímos de um feriado(o Obon) e já vem este aqui.

Enfim,eu folguei apenas um dia.No dia do idoso..(sic!!).

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Uma boa notícia em partes.

A partir do mês que vem o país irá disponibilizar a vacina contra a gripe suína(conhecido aqui por..新型インフルエンザ).
Mas não em quantidade necessária para atender à todos,logo,os primeiros a receber em com prioridade,serão os profissionais de saúde,as crianças em um outra categoria,nada mais do que justo.
Mas a vacina tem um preço,e salgado,vai custar cerca de 8mil ienes no bolso da pessoa,isso aí com o subsídio do governo incluso,no caso serão necessárias duas doses,e cada uma saí aí por 4 mil ienes.

Então o jeito é continuar se cuidando pra não pegar essa "doença".

Como já não bastasse me Kafunchô,agora resolvi pegar uma gripe...
E como explicar isso para o médico?Tive de ficar uma cara falando e explicando ao médico sobre isso(pois foi em médicos diferentes),já que algumas coisas que a maldita alergia proporciona é igual ao da gripe.
Agora tenho aqui um caminhão de remédio,que só enche os olhos dos hipocondríacos.Shikatanai.
Kanfunchô+ gripe...chega a ser estressante.


E pra fechar,Hatoyama prometeu num congresso da ONU,que pretende diminuir em até 25% dos poluentes jogados no ar pelo país.
Alguns estudiosos acreditam que isso é quase-praticamente impossível.

Uma vez que ele se baseou num dado de anos atrás,onde a porcentagem era mais baixa que a atual,ou seja,no total baseando pelo previsão dele,será necessário abaixar 45% da poluição jogado no ar.

Pra fazer isso,só se ele for mágico porque diminuir esse montante todo,só fazendo a população ficar à luz de vela,economizar ao máximo o consumo de gás,sair a pé ou de bike,entre outras coisas.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Semana em foco!

Essa semana que se passou,senti-me numa enorme preguiça de postar algo por aqui,apesar de que foi deveras movimentada.

A então cantora Sakai Noriko e seu parceiro,pagaram fiança e foram liberados,no caso cada um teve de pagar 5milhões.
E logo após ela sair do distrito,fora fazer uma coletiva de imprensa na qual se limitou a pedir desculpas por tudo,pelo incidente e talz.

E prometeu se internar pra se recuperar e se livrar disso tudo.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Hatoyama Yukio,como já era esperado fora nomeado o novo primeiro-ministro do país pelos próximos 4 anos,e em seu primeiro final de semana,segundo uma pesquisa realizada,tem a aprovação de mais de 67%.
Apesar de que fora recém empossado,vamos ver se ele consegue manter esse ânimo todo,já que há uma certa desconfiança de muitos por ele ser "inexperiente" em cargos de alto escalão.
E num encontro entre ele e Aso,pediu aí alguns conselhos e o KYaso se negou a oferecê-los,dizendo que não tinha o que aconselhar.

Resta saber se ele conseguirá fazer o país caminhar a fim de sair de vez da crise que fora instalada,assim como colocar em prática o que prometera.


Outras notícias que ganharam destaque na TV,foi um acontecimento meu inusitado(se é que pode ser classificado assim,já que por pouco não se tornou trágico),o fato é que um urso de porte médio,um pouco mais de 130 CM,atacou várias pessoas num terminal de ônibus num vale (não me lembro o nome do lugar agora),na qual 9 pessoas ficaram feridas,pois sofreram ataque do Urso,e que no final fora abatido com 5 tiros.
O pessoal da região ficou em alerta agora,se os comerciantes do local,prontamente arrumaram dispositivos que visam afugentar possíveis ursos que possam fazer o mesmo que o mesmo tenha feito.

Outra notícia se deve ao fato de que o criador(Yoshito) do personagem Crayon Shin Chan teve seu corpo encontrado em uma montanha,ele estava desaparecido à alguns dias,quando saiu pra fazer uma caminhada.
E consigo foram encontrados,sua câmera digital que no último registro aparente que ele tirou uma foto de cima pra baixo na beira do morro,seu MP3 e mais alguma coisas.
O desenho é polêmico,já que mostra as situações e ações de um garotinho pentelho,e que tem o péssimo costume de abaixar as calças.

Eu assisti muito pouco do desenho,logo algo não me chamou atenção para que pudesse acompanhar com mais periodicidade.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Fim da recessão??

Ao que parece o Japão deixou a a recessão de lado,mostrando que o país conseguiu fôlego pra superar a crise(não que ela tenha acabado),apesar de que o crescimento ficou aquém do que o governo havia planejado e esperado.

Mas parece que as ações do governo frente a crise,sutil um efeito positivo e a população e a economia responderam muito bem à isso.

É um alívio saber que o país voltou a crescer,mas a taxa de desemprego continua alta e arrumar um trampo ainda continua sendo uma pequena batalha diária,isso pra quem está mesmo disposto a voltar no batente.

Não dá pra soltar rojões e o mercado para os estrangeiros ainda anda em baixa,ofertas são escassas,os candidatos são muitos,porém as exigências são enormes o que acaba desanimando e descartando muita gente logo de cara.
Quem for humilde e aceitar receber menos,até consegue uma colocação no mercado de trabalho,mas para o vaidoso que quer receber altos salários e trabalhar pouco...pode esquecer..isso não lhe pertence mais..

Eu sempre martelo nessa tecla,a falta de humildade por parte dos meus conterrâneos,já que uma vez conseguindo uma certa estabilidade no serviço,acabam avacalhando ou não se esforçando.
Apesar de as opções serem bem grande(gente pra trabalhar),não se pode dizer o mesmo sobre quantos tem realmente vontade de trabalhar e se esforçar e estar disposto a receber menos que antigamente.....são poucos,muito pouco mesmo!

Ou seja,o que se poderia tirar de lição nessa crise,muita gente sequer se reciclou o tentou rever seus conceitos.
Shikatanaii,isso já não é um problema meu,mas na medida do possível ainda tento auxiliar as pessoas,obviamnete sem deixar que elas subam em cima ou abusem.

Go!Go Japan!!! 8)

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Kafunchô!!

Bom,eu sempre ouvi relato de pessoas sobre este problema,no caso alergia e normalmente ocorria ou pelo menos começava no final do ano para o começo do ano.
E sempre passei em branco,ou seja,imune à esta alergia e me senti muito bem estando longe dela.

Mas hoje ouvi que existe o Kafunchô de outono,primeiramente ouvi de uma japa e não dei muito crédito e fiquei sabendo mesmo,pela maneira menos agradável possível,por um médico otorrino,que no caso eu fui a "vítima".

Putz,isso foi realmente algo nada agradável,apesar de que ano passado passei batido,mas senti um leve ataque,mas bem sutil.
Só que desta vez não tive escapatória e contraí a alergia numa época atípica.Indicando que terei um semestre tomando remédios,visitando médicos,assoando nariz(esfolando bem verdade).

Num momento desses em que houve-se em todo lugar sobre a gripe suína,logo tirei a temperatura pra saber se havia contraído ou não este problemão.
Menos mal que tenha sido "apenas" o kafunchô,aliás não sei qual é menos pior já que o kanfunchô
fará parte do meu cotidiano anual e teoricamente a gripe suína me deixaria de gancho por uma semana,caso não houvesse complicações.


E falando em gripe suína,o governo tenta se apressar pra garantir um bom estoque de vacinas contra o vírus,mas será uma tarefa árdua,senão difícil conseguir estocar uma quantia razoável para que não haja falta dela.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Kakuseizai!

Drogas...

Pra quem assisti TV,ou melhor noticiários,já deve saber que todo santo dia se veicula a notícia de que uma cantora até famosa,Sakai Noriko(se não me engano) usava,usou drogas,juntamente com seu parceiro,que aliás foi ele quem apresentou a porcaria a moça.

Com ela também foi apreendida uma quantia mínima da droga.

Enfim,já estou de saco cheio de ver isso,sendo que o mesmo ocupa um espaço considerável nos noticiários.

Aqui o porte e consumo de drogas é considerado um dos crimes que a população mais repudia,logo ela tá é ferrada.
Eu nunca vi e nem quero ver essa porcaria,mas já ouvi relatos de pessoas próximas que fumavam maconha,mas nunca questionei a veracidade,pois é algo que não me interessava.

Outra coisa que voltou a ter destaque no noticiário é sobre a influenza,que matou até agora 10 pessoas aqui no arquipélago e sobre a possibilidade que nos próximos meses sejam de risco para a ploriferação em massa do vírus.
Já que se entra na época de outono,e muitos locais já estão disponibilizando álcool para que as pessoas usem-no no intuito de "combater" o contágio,em locais públicos diga-se de passagem.
E a campanha se disseminou em vários locais,até mesmo nas fábricas.

Logo,toda cautela se faz necessário,até porque ainda não começou a ser distribuído a vacina contra o vírus,muitos laboratórios disponibilizaram vários remédios,mas espera-se que a OMS faça a homologação e dê o aval pra haver a distribuição.
Muito se falou sobre o Tamiflu,mas se auto-medicar pode trazer conseqüências nada agradáveis,a contar sobre os efeitos colaterais.
Sinceramente não estou a fim de ficar de molho em casa,não que eu não queira,o fato é que eu não posso.


E só pra terminar,o praticamente novo premier do Japão,Yukio Hatoyama já ligou para o Obama,pra trocar umas idéias.
Acho que é semana que vem ou na outra que haverá o anúncio oficial.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Resultado das eleições..

Antes de mais nada,um post meu foi para no meu outro blog...affff.
Justamente onde o assunto não tem nada a ver.

Enfim,dia 30 foi dia de eleição e muita apreensão.

O que se vi na TV era só sobre o pleito eleitoral.Independente do canal,tinha lá seus comentaristas,alguns políticos convidados,ou analista de mercado.
E a apreensão se arrastou até quase a madrugada de domingo pra segunda,mas de cara já poderia se observar que a oposição estavam dando uma surra no partido governamental.

E no final,o que se viu foi o que já era meio que esperado,a oposição ganhou de lavada,conquistando boa parte das cadeiras da câmara baixa,assim o PD correu pra fazer aliança com partidos menores como o Shamintou e kokumim shintou em busca de aliados para a câmara alta.

E tudo leva a crer que daqui algumas semanas Yukio Hatoyama se tornará o novo primeiro ministro,o mercado de ações da bolsa de Tokyo reagiu bem com o anuncio da vitória da oposição.
Resta saber que Hatoyama conseguirá por em prática o que prometera.

E por fim,o atual primeiro-ministro Taro KYaso veio a público por meio de uma entrevista coletiva,comentar o fato,pedir desculpas e se não me falhe a memória renunciar o cargo.

Não é pra menos,o que teve de problemas que o governo enfrentou nestes últimos tempos não está no gibi,o pior deles foi o então ministro Nakagawa que dormiu numa ntrevista coletiva durante o G8 na Europa,que papelão foi aquilo.


No mais,agora é torcer pra ver o que acontece....sinceramente espero que melhore,aliás todos querem isso,mas pelo menos eu sei que as coisas não voltarão a ser como antes...anyway


O jeito é "gambatear" e garantir o pão nosso de cada dia.

domingo, 23 de agosto de 2009

Eleições!

Bom,quem vive no arquipélago,sabe que por vezes nos deparamos com carros de som,(carro de som que digo,é geralmente uma Wagon,com um megafone no teto e alguns japas dentro,por vezes o próprio candidato também a bordo do veículo) dando tchauzinho e dizendo um monte de coisas,promessas de campanha.

E por aqui,as coisas são bem organizadas,propaganda na rua,nos postes e todo lugar??Not,isso é extremamente proibido.
Para os candidatos fazerem sua propaganda,existem locais específicos,assim como um espaço(tamanho) definido de forma democrática.

Logo pra agariar votos eles tem de fazê-lo no "grito" mesmo.
O ruim disso é que logo cedo se vê,ouve esses carros passando e convenhamos,no final-de-semana é um pé no saco,já que normalmente é o único dia em que podemos nos dar ao luxo de acordar um pouco mais tarde.E ser acordado desta forma não é nada agradável.
E a eleição será no dia 30 deste mês.

Mas o que vem tomando conta dos noticiários é o fato do partido governamental (PLD),que está a frente do poder à décadas,pode perder o trono,já que estão seriamente ameaçados pela oposição (PD),que com a ajuda da baixa popularidade do partido do governo vem tendo uma aprovação maior.
Logo,o PLD está fazendo de tudo pra não perder a eleição,mas olhando para o panorama parece que será uma tarefa dificílima.

Se a oposição ganhar,uma das coisas que eles querem fazer é acabar com as Haken Gaisha(empreiteiras),pra muitos a princípio seria muito bom,já que as odeiam,mas ao analisarmos melhor,as fábricas e as pessoas saem perdendo.

Já que para as fábricas acaba aumentando os encargos trabalhistas,já que teria de tratar os funcionários como efetivos,logo isso aumenta os gastos das empresas,forçando a maioria a mudar seus planos e até mesmo seus pólos produtivos,no caso pra locais onde os gastos são menores,entenda-se fora do Japão,em locais como China e outros países do oriente média onde a mão de obra é bem mais barata.
Para os trabalhadores o mercado de trabalho iria retrair ainda mais se comparado aos dias de hoje,assim só os melhores e bem preparados é que conseguiriam se manter ou arrumar uma colocação no mercado,sem contar que estariam disputando as vagas contra os chineses,vietnamitas,etc...

Tudo bem que isso ajuda a preservar os direitos dos trabalhadores,mas só daqueles que estariam empregados,já a maior parte teriam de amargar a rua da amargura e conseqüentemente forçando aí a volta pra casa(país de origem).

Agora é esperar pra ver o que acontece.

Lembrando que isso também pode causar um enorme impacto pra economia,que andou em recessão por muito tempo e só agora deu uma respirada.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Gripe suína [3]

A gripe suína que vinha sendo deixada de lado ou em terceiro plano ultimamente pelos meios de comunicação,voltou a ser o foco do noticiário.

Mas desta vez pra noticiarem que até hoje 3 pessoas já morreram por conta da doença,mas foram pessoas de idade avançada,ontem noticiou-se que um senhor de mais de 70 anos faleceu,hoje foi uma senhora de mais de 80,(acho,não tenho certeza),essa ultima foi na região de Nagoya.[que fica aqui do lado onde moro].


Isso sim é algo para se preocupar,não dá pra afirmar que os jovens não terão um final trágico,já que depende muito da saúde de cada um.
Mas o fato é que sempre devemos lembrar que temos de tomar os cuidados recomendados pelo governo.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Fim da recessão??

Ao que parece a economia está entrando nos trilhos.

O país registrou um aumento no PIB nos últimos 3 meses,dentro daquilo que os economistas previam.

Isso parece ser bom,já que o país começa a dar sinais de melhoras.
Pode ser sim boas notícias para os dekasseguis,mas também não dá ficar imaginando que tudo voltará a ser como antes ou que irá chover empregos e voltará a ser fácil arrumar um trampo.

A notícia soa como um alívio,diminui um pouco a tensão que todos viviam,sem contar a apreensão que muitos tinham para que esse pesadelo logo acabasse.


Bom,vamos ver como fica daqui por diante,claro que todos esperam a melhora.

domingo, 16 de agosto de 2009

De volta ao batente!

Pra todos os trabalhadores (ou 99% deles) hoje [domingo,16] foi o último dia do feriado de Obon.
E claro,o meu também,que começou no meio da semana que se passou.

Enfim,pra quem gosta do sol ou do calor,este feriado foi bom,já que praticamente todos os dias fez sol e um calor "escaldante",que chegaram até 35 graus no termômetro,mas pode ter certeza que na sensação térmica foi muito mais.

Fui passear um pouco,aliviar o stress, e óbvio,pra qualquer lugar que se fosse,estaria lotado,mas shikatanee.

E nada melhor do que fazer uma "viagem" programada [apesar de que decide de última hora],mas digo no sentido de que seja organizada.
Muitos tentam fazer no esquema,combinamos e tá zerado,mas que no final acaba sempre dando ou acontecendo imprevistos,atrasos,etc..

Usando a internet,fui atrás de preços e ver se compensava fazer tudo por conta ou encarar um "pacote" das agências de turismo.
No final o pacote da agência se mostrou melhor,tudo foi resolvido em meia hora,com as devidas explicações,detalhes,passagens,estadia do hotel,tudo funcionou como um relógio suíço.

E claro,prevendo uma superlotação ou caos na hora de vir embora,deixei as passagens de volta do shinkansen previamente compradas e marcadas,assim não corria o risco de ficar a mercê de alguma vaga disponível.

Com o final do feriado,tirando a parte do calor e o sol fritando os miolos,o período foi de bom proveito,desestressou,só não ofereceu descanso ao corpo,já que quase não parei no lugar,mas foi bom,sem arrependimentos ou ressentimentos.

Próximo feriado agora só o do Nenmatsu Yasumi [feriado de final de ano],esse é extenso,deve dar uns 9 dias.


Enfim,ao trabalho agora,amanhã recomeça a labuta diária.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Terremoto!

Hoje (11) muitos foram despertados por um forte tremor de terra,que atingiu o arquipélago na região de Shizuoka.
Pode parecer castigo,mas justamente neste mesmo horário (AM 5:07) estava passando oTufão naquela região,causando tsunami e deixando as autoridades em alerta.
E o tremor se juntou a estes fatores,o que também prolongou o a atenção para possíveis tsunamis.

As conseqüências até agora,tirando os prejuízos e muitos produtos que foram para o chão,111 pessoas se machucaram de alguma forma.
A rodovia expressa Tomei foi interditada,por conta de que houve uma fissura numa das partes do trajeto,a malha ferroviária também parou,inclusive os shinkasen´s.

O tremor alcançou 6,4 graus na escala.

E a previsão( e que muitos comentam) é que amanhã haverá um novo tremor e mais forte.
Especialistas disseram que este tremor ocorrido hoje,não tem nenhuma ligação com o "tokai Jishin" ou o "Shizuoka Jishin".

Por falar em Tokai Jishin,ouço história dele desde que coloquei os pés aqui no arquipélago,dizem que será muito mais forte que o tremor que atingiu a região de Kobe (Hanshin/1996),logo esse aí é de se temer.

Desde então,o governo tem tentado educar a população,para que se previnam e saibam como agir caso sejam atingidas diretamente pelos tremores de terra,nas escolas também fazem menções sobre o assunto.

Bom, acontecer tremores por aqui é algo "normal",já que o país se encontra em cima de uma das falhas tectônicas.
Lidar com essa força imprevisível da natureza é dureza,já que dá poucos sinais de que está chegando.

Minha primeira experiência ao sentir o terremoto,foi de olhar para o lustre ,mas sem pânico ou afobação.
Hoje em dia encaro como algo que acontece por aqui,lógico que é algo pra se temer,tanto que olho em volta,pra saber se não tem nada que possa vir a cair em cima,mas de resto tento ficar tranqüilo,até porque não adianta se afobar.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Tufão!

Época do verão não é só o calor que nos castiga por aqui.
Com ele traz a temporada de tufões.

Passam vários em cada temporada,mais existe aí uma variação,fracos,médios e uns fortes.Muitos não chegam a atingir o arquipélago em toda sua extensão,sempre atingem algumas regiões "apenas".
Muitos acabam desviando em seu percurso.

Mas a região sul é a mais castigada,Okinawa nesta época é tenso mesmo.

No momento está passando o tufão de número 9 na região sul e que vem causando estragos,prejuízos,destruição e até mortes.
A previsão é que chegando no meio do país ele acabe desviando para o oceano.Mas é sianl de ventos fortes e muita água que vai cair.

Eu já "enfrentei" de fato,apenas alguns,já vi pela varando do apato,um telhando voando,ou melhor que acabara de ser arrancado de uma das casas da vizinhança.
E muito tempos atrás tive de sair para trabalhar em meio à ventania,que no caso é um caso sério,já que na marcha mais leve,pedalei,pedalei e custou a andar alguns metros.

E guarda-chuva nem pensar,serio o mesmo que querer passar dor-de-cabeça,já que ele vai se desfazer,dobrar ou ficar inutilizado.

Logo,quem for enfrentar a ventania,tomar cuidado é um requisito básico,claro que se puder evitar seria melhor,mas...(fica difícil).

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Chuva e mais chuva!

Nestas últimas semanas o arquipélago foi e está sendo castigado pelas chuvas,e diga-se de passagem,fortes e contínuas,além claro dos raios e trovões,provocados pelo sufocante calor que está fazendo este ano.

Ou seja,são dois os castigos,calor e chuva,quando não é um é o outro.

Enfim,a parte mais castigada é o sul do país,onde morros estão deslizando,ruas sendo alagadas,pessoas desabrigadas e até mortes decorrente à um destes problemas.
Para e ter uma idéia,neste curto período de tempo,já choveu 1/3 da quantidade de chuva num ano todo.É muita água sobre nossas cabeças.

E dias atrás em Tatebayashi(Gunma),ocorreu até um tatsumaki no meio da cidade,que durante seu trajeto causou muita dor-de-cabeça,tombando carros,quebrando vidraças e tudo mais,além de deixar muita gente sem energia elétrica.

E o que se vê durante as previsões do tempo é sempre de mais chuva,quase todos os dias.

Enfim,o feriado do Obon está quase chegando e se continuar assim,vai frustrar muita gente.

No dia de hoje o céu deu uma limpada,assim como a temperatura voltou a subir,mas engana-se que não acompanha as previsões do tempo e acha que São Pedro resolveu aliviar.
O fato é que lá embaixo,está vindo um Taifu e por conta disso,acabou atraindo as nuvens pra si,o fato é saber se ele vai desviar ou vai resolver passar pelo país,trazendo mais chuva e ventania.

Outra coisa,é que em decorrência destas chuvas,muitos festivais(matsuri´s) vêem sendo "estragados",de fato isso me frustrou também,mas não há como reclamar com a mãe natureza.

Logo,antes de sair de casa,é sempre bom acompanhar o noticiário e ver como anda a previsão do tempo.

domingo, 26 de julho de 2009

Fórmula 1.

Gosto muito de assistir à Fórmula 1,tanto que fui muitos anos seguidos ao circuito de Suzuka,que foi palco de vários grandes prêmios (que nos últimos dois anos cedeu paro o circuito de Fuji,mas voltou que este ano voltou à Suzuka).

Enfim,assisto desde que tinha uns 10 anos,acompanhei muita coisa,das batalhas entre Senna e Prost,até seus títulos,passando pel0s 7 títulos conquistados pelo Schumacher na Ferrari,equipe esta que torço,mas não fervorosamente ou cegamente,apenas por torcer.
E sempre torcia pelo Barrichello quando estava no time e agora pelo Massa.

Mas neste final de semana,quando abri o site de notícias,eis que vejo a manchete de que Massa sofrera um acidente de níveis preocupantes,não pela batida em si,mas por ele ter sido acertado por uma peca que veio em sua direção enquanto guiava seu bólido,a peça pesando pouco menos de 1 kg,chocou-se contra a viseira do piloto,causando um corte e fratura no crânio.
A peça,apesar de pequena,causou um estrago considerável,logo se pensar que ele estava a mais de 250km,ele levou um impacto de equivalente à 150kg na cabeça.
Por sorte os capacetes usados pelos pilotos são blindados,aguentam muita coisa,mas o visor é a parte mais frágil delas.

Enfim,ele está hospitalizado,em coma induzido,já operado,mas ainda com um certo risco,já que permanece na UTI.

Logo,a vitória de Hamilton neste grande prêmio,foi um mero detalhe neste final de semana,e acho que muitos aguardam com apreensão de novas notícias sobre o estado clínico do piloto.

Eu também espero por boas notícias,apesar de terem confirmado que ele não corre risco de vida e que aparentemente não há indícios de possíveis seqüelas.

Ainda nem sei se vou à Suzuka este ano,isso vai depender muito de vários fatores.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Eclipse !


Bom,hoje houve um eclipse solar,que pôde ser visto aqui do Japão.

O melhor local,que no caso se poderia ver o eclipse total,foi na região sul do país.
No restante viu-se um eclipse parcial,mas que podemos dizer..."fechou o tempo",já que durou-se pouco mais de 6 minutos.
Mas a chuva atrapalhou um pouco a chance de muitos verem o fenômeno.

Outro parecido só daqui..ha...depois do ano 2100(acho que era 2130)...Logo,não ver isso tão cedo.

Apesar de que tinha visto na TV que aconteceria o evento,mas hoje nem lembrei disso,mesmo porque por aqui nem sei se seria visível,além do que estava nublado e não conseguiria ver do mesmo jeito.


No mais,hoje foi o primeiro dia do feriado(meu feriado) sem fazer praticamente nada,a não ser pelo fato de promover um souji por aqui.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Fila pra gastar!


Neste último sábado,foi colocado a venda o jogo Dragon Quest IX Hoshizora no mamoribito,um rpg para o Nintendo DS,aliás o RPG.

No entanto,no dia de seu lançamento em alguns locais houve fila em frente do estabelecimento.

Pode parecer loucura pra quem não conhece ou não está acostumado.
Mas eu já enfrentei uma fila destas em uma oportunidade,poucos mais de 2 anos atrás,isso pra tentar garantir uma unidade do Playstation 3.
Que naquela época seriam disponibilizadas poucas unidades,na loja em que fui,viriam apenas 16 unidades.
Logo,2 da matina já estava acampado em fente da loja,vi um ou outro brasileiro que apareceu por lá e depois desistiu e a situação em outras lojas era semelhante.Já que não tinha como encomendar o console,devido à escassez do produto.
Enfim,fiquei esperadno até a loja abrir e...não consegui minha unidade,mas de console tive a oportunidade e chance de poder encomendar o console,coisa que muita gente não conseguiu.
(chegou uma semana depois)..

Mas foi uma sensação muito estranha,já que nunca havia feito isso epor aqui ser um país seguro,seria muito difícil acontecer algo,ainda mais no estacionamento de uma loja,o que me encomodou mesmo foi ter de ficar mofando na fila.

Pode parecer fanatismo,mas garanto que não é,seria apenas vontade de tê-lo.

Hoje,já não sei se tenho pique ou vontade de madrugar novamente num a fila,se tiver alguma companhia,quem sabe...

sábado, 11 de julho de 2009

Exótico..ou bizarro!?


Papel Higiênico enfeitado.

Isso pode até não ser novidade e talz.

Mas não deixa de ser interessante.


Imaginamos a cena,o indivíduo sentado no trono,se concentrando ,se depara com um rolo de papel com ilustrações.No caso de como fazer um Origami(como a foto).
Das duas uma,ou o cara não liga,ou acabará se distraindo e tentará fazer a dobradura,usando claro o próprio papel.
Pode parecer nojento,mas certamente teria um engraçadinho que largaria um Tsuru dentro da água e daria descarga..isso sim é bizarro.
Ou a pessoa simplesmente vai lá e senta no trono,apenas pra fazer o bichinho..(terapia?)..se formos levar em conta que é o único lugar em que se pode ficar só e à vontade,livre do mundo exterior.

O povo anda muito criativo,tudo bem que são coisas "inúteis",mas pelo menos estão gastando o tempo em algo não maléfico.

Besteiras à parte,muitas vezes fico imaginando quando voltar para o Brasil,certamente entupiria o vaso,visto que aqui se joga o papel dentro do vaso,já que ele se dilui facilmente,diferentemente do que acontecia no Brasil (digo,acontecia porque não sei como andam as coisas por lá).
E levando-se em consideração o tempo que já estou aqui e praticamente acostumado com os hábitos de cá,vou sofrer um pouco em minha volta.

Mais uma situação embaraçosa,das muitas que sei que passarei...mas Shikatanai!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Passagem na faixa!

Bom, acho que todo mundo já deve estar sabendo daquele plano do governo,de ajudar os brazucas a irem embora para o Brasil,ajuda essa de 300 mil,pra custear a passagem.

No início,foi aquela crítica em massa,que era recriminação,que o país estava expulsando o pessoal,etc,etc.

Os próprios brasileiros estavam se depreciando,falando que ajudaram a levantar o país,que fazem a diferença,que estão sendo descartados com se não significassem nada.

Mas,como brasileiro tem memória curta,acho que eles não pensaram ou se tocaram que o Japão não foi pedir ajuda à eles,implorando pelos seus serviços,quem fez a ponte foram as empreiteiras,as fábricas só absorveram a mão-de-obra "mais" barata,pra diminuirem seus custos.

De fato,os brasileiros tiveram um papel importante,mas estes não devem se achar a bolacha mais gostosa do pacote.

Porém,a briga toda(que chegou até o congresso brasileiro,onde até o Presidente Lula,quis dar um pitaco onde não sabia,pois falou um monte de abobrinhas) se gerou porque quem recebesse a ajuda,teria de cumprir um prazo de carência pra que depois pudesse voltar pra cá,e este estava ainda com tempo indeterminado.

Agora,que o governo estabeleceu um prazo(3 anos),todo mundo se calou,não se vê mais críticas,falação ou coisa parecida.
O porque disso?{e que muita gente resolveu aderir à ajuda,logo,viram que podem ir embora e logo mais tem chance de voltar.
Que coisa,né,povo de mente limitada,curta,parece que já esqueceram da "birra" que tinham deste projeto.


Tanto que até saiu reportagem dizendo que houve um aumento na procura de passagens de volta ao Brasil,usando-se a ajuda do governo.

Esses daí tem de morderem a língua,pra deixarem de ser ignorantes,povinho sem opinião.


Lembrando que não basta requerer o tal "benefício",já que não é na base do pedi ganhei,cada situação será analisada e depois chega-se a conclusão se o pedido será aprovado ou rejeitado.

De certo,o dinheiro que o governo arrecada do meu imposto de renda,está sendo destinado a este plano.

Shikatanai..........

domingo, 5 de julho de 2009

Depois de um longo tempo sem postar nada.

Isso de deve ao fato de estar trabalhando muito e o pouco tempo que me sobra,uso pra me distrair jogando games...

Enfim,muita coisa tem acontecido por aqui,mas o principal que reinava nos noticiários,a gripe suína parece que foi deixada em segundo plano.
O tenho visto que tomou conta dos noticiários mesmo que momentâneo foram os temas referentes à Inflação,deflação.

Sim,até explicaram detalhadamente como isso acontece,nada de novo pra quem veio do Brasil.
Mas como deve ser incomum pra muitos daqui,o fizeram como informativo.

Outra coisa que vem chamando atenção,é a batalha travada no cenário político,entre os partidos Jimintou e Minshitou.

Obviamente que o partido governamental não quer perder espaço para a oposição.Tanto no governo quanto nos colégios estratégicos.A bola da vez agora é o da região de Shizuoka.


E o que reinou nos noticiários ontem,foi a de que um homem munido de um balde com gasolina,entrou num pachinko e resolveu atear fogo no estabelecimento.
Ainda não se sabe o motivo dele ter feito isso....chuto,que no mínimo o infeliz perdeu dinheiro lá e resolveu se vingar de alguma forma.

Cada um com sua loucura.

domingo, 14 de junho de 2009

[....]

Hunf....não consegui definir um título para a postagem..

Enfim,sexta que se passou foi dia dos namorados(segundo a data na Brasil),aqui isso praticamente não existe,só o comércio tupiniquim o lembra.Mas devido a crise este ano praticamente não ouve divulgação da data,pois é sabido que boa parte da população brasa,está na pindaiba ou não pode se dar ao luxo de ficar gastando com "supérfluos".
Não que namorada(o) seja artigo de segundo plano,mas existem outras coisas mais importantes,como por exemplo contas.
Por eu conseguir "conciliar" as minhas,ainda me sobrou um "troco" e pude presentear a minha.

Parece que as coisas estão melhorando,digo no sentido de serviço...mas está longe de ser algo fácil.
A Toyota resolver aumentar sua jornada de trabalho,devido ao sucesso do seu novo carro híbrido,o Prius,já que o governo resolveu ajudar concedendo subsídio a quem comprasse carros ecologicamente correto.
E outra boa notícia é que a bolsa voltou a alcançar o valor de 10000 pontos no índice nikkey,que é uma maravilha,sinal que que as empresas estão começando a ter resultados dos ajustes de contas feito a tempos atrás.
Agora só falta o dólar subir um pouco mais.


Sim,é necessário que o dólar se valorize perante ao iene para que as expostações aumentem,conseqüentemente aumenta a oferta de trabalho.
Acho que se chegasse num patamar acima dos 110 ienes por dólar,a coisa ia ficar boa por aqui.

Por enquanto existe ainda um ar de insegurança,então não dá pra comemorar por completo.
Fica aí a expectativa de uma melhora.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Influenza (2)

Ontem de noite era apenas um caso de influenza por estas bandas.

Agora,já subiu para três infectados e mais 13 suspeitas,no caso,que tiveram contato com as pessoas.

às vezes penso que japa é sem noção,essa gripe vem tendo repercussão à nível mundial,mas alguns se negam a creditar que existe risco,e foi o que aconteceu agora.
Nego vai numa área de risco,e acha que não vai pegar nada.PQP!!

Agora fica nessa,o vírus se espalha facilmente e as pessoas não tem idéia de que estão contribuindo para disseminar ainda mais essa praga,que por sinal ainda não existe uma vacina eficaz,que como disse só deverá aparecer em meados de Julho/Agosto,e o Brasil está produzindo uma vacina contra o vírus.
Por falar em Brasil,o país considerado por muitos com sendo sub-desenvolvido,quase não tem caso de contaminação pelo vírus,diferentemente do que vem acontecendo por aqui,que tem se espalhado rapidamente.

Enfim,não adianta lamentar por isso,mas bem que a japonesada deveria levar mais a sério o que vem sendo amplamente divulgado,e evitar locais onde há risco de contaminação,assim como tomar os cuidados básicos.
No mais,tenho máscaras estocadas aqui comigo,que me dá uma certa "tranqüilidade",visto que nunca sabemos o dia de amanhã.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Smap x Smap (2)

O programa,que no caso foi um especial.

Logo em sua abertura,surgiu os 5 integrantes,vestidos formalmente,ou melhor bem trajados,tirando o Kimura,com uns acessórios e poses meio suspeitos(meigay)...
Enfim,Kusanagi foi o primeiro a falar,pediu desculpas aos fãs,ao grupo,e agradeceu o apoio de todos.

E apartir de agora,dará-se um novo início com um compromisso maior,assim não somente ele,mas o grupo todo agradeceu pela "força".
O programa seguiu o ritual normal,eles cantaram umas 3 músicas e depois passou para o quadro Bistro Smap,na qual a dupla de Kusanagi acabou "perdendo".

Enfim,dei umas risadas...não sei porque,talvez seja porque estou ficando meio "ajaponesado".
Um final "feliz" para ele e para o grupo,assim como para os fãs de ambas as partes.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Uma outra notícia,agora desagradável.

Uma mulher,que voltou recentemente do Hawaii,apresentou os sintomas da nova gripe e fora encaminhado ao local apropriado.
No caso,foi na província de Aichi.

Ainda bem que fiz um estoquezinho de máscara por aqui,já não chega a ser uma missão impossível encontrar máscaras,mas o que mais se vê disponível são as de GAZE.

Se levarmos em consideração que uma provável vacina contra o vírus deva aparecer só no final de Julho,o melhor é evitar os locais onde existe uma grande aglomeração de pessoas.

domingo, 31 de maio de 2009

Smap x Smap

Bom,quem acompanha a saga dos integrantes da banda,assim como o programa deles na TV.


Amanhã(hoje),dia 1 de Junho as 22hs será transmitido o programa Smap x Smap com a presença de Kusanagi.[Fuji TV ch1]


Obviamente terá menção sobre aquele fatídico dia de cão que ele passou,pelo menos é o que transpareceu na chamada do programa.


Eu acompanho a TV quando posso,pelo menos quando estou trabalhando no turno da manhã,deixo a Tv ligada,às vezes zapeando pelos canais atrás de algum programa interessante,sempre acabo achando algum.
EM detrimento de quando estou trabalhando na jornada noturna,que na parte da manhã não chega a ter nada de interessante.

sábado, 30 de maio de 2009

Mais uma crise...

Dessa vez nem a gripe,nem a economia vem tomando conta e atraindo olhares e atenção do mundo.

Se trata da Coréia do Norte e seu esquisito presidente,e ousado.

Devido à seus inúmeros testes de mísseis que vem fazendo,dias atrás foram feitos testes subterrâneos e geraram tremores na caso do 4 graus na escala Ritcher.

Por conta disso,os EUA enviaram umas unidades de caças F-22 ao Japão,que ficarão em prontidão na base aérea americana localizada em Okinawa,tendo o aval do primeiro-ministro Aso.


Até mesmo a Rússia e China,pediram intervenções(país que normalmente defendem ou são contra as decisões dos americanos).
Todo mundo de prontidão.

E era só o que faltava pra aumentar ainda mais nossas preocupações,como disse tem a crise econômica,a gripe suína,que já tem tirado o sono de muita gente,fora os cabelos brancos..pelo menos não tenho nenhum..[:P]


E depois de ter atraído a atenção da mídia e da mesma forma ter sido "esquecida" por ela,por conta destes últimos acontecimentos.
Tsuyoshi Kusanagi,deu o ar da graça,após mais de 30 dias do fatídico acontecimento em Tokyo,e ele apareeu ao lado de seus "amigos/colegas" do grupo SMAP,onde disse que se recuperou daquilo e que andará na linha,confirmando assim que recebeu o perdão dos integrantes.

Depois que parei um pouco de assistir TV,acabei ficando meio desinformado das coisas,acho que vou ter de voltar a assistir os noticiários.

domingo, 24 de maio de 2009

マスク(máscara)..

Com a gripe suína se espalhando,fui garantir umas máscaras pra mim,por precaução.Já que não se sabe o dia de amanhã e o vírus pode estar batendo à porta de casa.

Enfim,saí em minha peregrinação atrás de máscara,sim peregrinação,pois em todo lugar que ia não havia mais à venda,os estoques das lojas praticamente sumiram e os fornecedores não estão dando conta de repor devido à alta demanda.

Por fim consegui algumas,mas no meu último suspiro antes de desistir de procurar.Numa loja brasileira/peruana,tipo uma farmácia.
E pelo visto os estrangeiros nem devem estar tão afoitos atrás deste item,não posso afirmar,mas tenho quase certeza,pois muitos,mas muitos mesmo não acompanham os noticiários,apesar de que o periódico International Press divulga algumas informações,assim como em seu site.
Mas só uma pequena porcentagem do contingente deve estar atualizado quanto aos fatos.

Shoganai,né..

EU pelo menos me preocupo e estou sempre atrás de máscaras,pois ficar pelo menos uma semana de gancho não é lá algo agradável,ainda mais com um vírus que pode matar.

O jeito agora é evitar locais bem movimentados e onde o foco da vírus tem se destacado.


[ Editado ]

O número de contaminados pelo vírus é 343 em todo território japonês,dentre 7 locais atingidos.
Sendo que um Homem desembarcou no aeroporto de Narita portando o vírus.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Casa a preços convidativos.

Eita...postando duas vezes no mesmo dia é algo raro..[:P]..


Enfim,acabei de ver na TV,mais precisamente no noticiário Japa..イッポウ [Canal 5 /CBC],uma matéria,aliás duas,uma que mostrava no centro de Nagoya um apartamento com um preço digamos fora da realidade de muita gente,custando a bagatela de 500milhões de ienes,isso mesmo...(quase U$5 milhões),caso o comprador deseje tirar algumas coisas o preço cai pra 350milhões de ienes..Barato..acho que vou lá pedir um pra mim..afff.

Na outra matéria mostra casas com um preço,esse sim convidativos e atraentes,casas novas custanto 5,5 milhões de ienes(+- U$ 55mil).
Esse sim vale a pena e é de se pensar,mas as inscrições vão até o final deste mês.

Pra se ter idéia uma casa por aqui custa em torno de 30~40 milhões de ienes em média.




Uma outra parte da matéria se refere aos "karasu"( ou corvos,assim entendo),quem vem incomodando a população e preocupando muita gente.
Já que estes destemidos e atrevidos "pássaros",ficam bagunçando o lixo,atrás de comida e certas vezes "atacando" alguns transeuntes.Outra coisa é que fazem ninhos nos postes de luz,usando até mesmo cabides que "afanam" das varandas das casas,o que pode acontecer black-out.

E não se pode fazer nada contra estes bichos,já que é proibido maltratá-los.

Mas um prblema moderno que temos de enfrentar por aqui.

Influenza continua se espalhando!

Por aqui os já passaram dos 230 casos confirmados de contágio da doença.

Até então o foco estava nas regiões de Osaka e Kobe,mas no momento um universitário da região de Shiga apresentou os sintomas,este por sua vez teria voltado de Kobe dias atrás.

Ou seja,a doença começa a se espalhar,muitos shows já foram cancelados em virtude da doença.
Máscaras foram distribuídas gratuitamente na rua,como forma de prevenção e não ploriferação do vírus.

Muitas lojas simplesmente não tem mais máscaras em seus estoques, e segundo alguns lojistas basta chegar uma remessa nova que este evapora em menos de 30 minutos.
Os fabricantes de máscaras já aumentaram a produção em até 70%,registrando um aumento das vendas em 80%.


E segundo foi divulgado parece que uma possível vacina contra o vírus,na melhor das hipóteses só estaria disponível em meados do mês de Julho,segundo a Organização Mundial de Saúde(WHO).

O jeito é torcer para que o vírus não se espalhe rapidamente e que os casos fiquem isolados.

Enquanto isso o negócio é evitar lugares tumultuados,então o jeito é ficar em casa mesmo..(pelo menos economiza o escasso dindin do bolso..[:P])

domingo, 17 de maio de 2009

Gripe Suína!

A gripe Suína ou 新型インフルエンザ,tem feito novas vítimas aqui no arquipélago,no final da noite de hoje já eram computados 51 casos(pessoas),contaminados com o novo vírus.
O foco agora está na região de Kyoto e Osaka,onde várias pessoas se infectaram.Porém estas pessoas não saíram do país,logo podemos dizer que o vírus está se espalhando entre as pessoas.

O que faz acreditar que se continuar assim,o risco de pandemia poderia alcançar o nível 6(máximo),onde essa doença infecto-contagiosa vire uma epidemia em escala global e de rápida ploriferação.

E que se tem visto é a adoção em massa do uso de máscara,para se evitar o contágio,locais fechados estão sendo fechados com o intuito de evitar uma maior ploriferação.

Felizmente ainda não foi registrado nenhum caso fatal por aqui,diferentemente do que vem acontecendo no México e nos EUA.
E ainda não existe uma vacina eficaz de cura,só há um que pode amenizar os sintomas.

Este vírus conforme estão publicando não passa para o ser humano se este consumir a carne,pois se diz que em altas temperaturas o vírus morre.
Mas vale lembrar que aqui no Japão,a japonesada tem o costume de comer as coisas mal-cozidas,mas sei lá se há risco.Sei que pra mim,se conusumir carne suína já me rende uma tremenda dor-de-barriga(deve ser por causa da gordura,que considero forte),quem dirá mal-cozida.

Então o vírua é transmitido ao ter contato com o animal infectado,mas agora está se vendo que o vírus está passando de pessoa para pessoa.


Espero que encontrem uma cura rápida para este problema,apesar de que este vírus mutante é extremamente mais forte que os de influenza normal e o da gripe aviária.que por sinal também anda atormentando a vida dos avicultores.
Já que neste últimos dias milhares de aves foram executadas,por conter o foco da doença.

O negócio aqui está feio,um certo dito popular cai como uma luva agora.
"Se correr o bicho pega,mas se ficar o bicho come"...uma alusão ao,se formos embora,além de corrermos o risco de sermos contaminados por alguém próximo,teríamso de enfrentar o bom e velho sistema brasileiro,e do outro lado pra quem resolveu ficar,além de tentar sobreviver em meio à crise que ainda aflinge muita gente,tem mais este embate contra um inimigo invisível ao olho nú,mas que derruba.

O jeito é tomar cuidado e evitar lugares tumultuados,e é o que farei...só espero que nunguém do trampo fique infectado,já que passo 12 horas enfurnado dentro da fábrica.

domingo, 10 de maio de 2009

Seguro-Desemprego...

Diante da crise muita gente foi obrigada a apelar para o seguro-desemprego até que as coisas melhorassem...até aí nenhuma novidade.

Mas um tempo depois o governo anunciou que prorrogaria o prazo de pagamento,tipo,aumentaria mais uns dois meses de benefício e vi que muita gente pulou de alegria,ouvi relatos de muita gente que simplesmente viu isso como.."mais dois meses na boa".


Sim,muita gente achou que iria mamar nas tetas do governo,porém li na Alternativa que não é bem assim não.
A extensão do benefício será dada apenas pra quem andou na linha,compareceu regularmente e sem falta ao Hello Work,procurou serviço de forma coerente,no caso de acordo com sua realidade,já que na certa tem muito engraçadinho que ficaria só procurando serviço que pagasse bem.
No entanto,quem está nessa não pode contar com "o ovo no c* da galinha",pois só saberá se irá ter direto a extensão apenas no último dia que for comparecer ao orgão responsável.
Até lá não se sabe se será contemplado ou não e como a lei não está bem esclarecida,vai depender muito de como cada unidade irá aplicar essa medida.

No mais,quem é folgado e quis ficar só zoando neste meio tempo,tem mais é que se lascar,afinal se o cara realmente quisesse trabalhar com certeza seguiria a risca as "regras".
Sem contar que,apesar de escasso o serviço para homens,existem arubaitos,mas cuja remuneração iguala-se ao seguro ou é até um pouco menor.
Nisso,muita gente prefere entrar no seguro,pois "ganha-se" mais,só que muita gente se esquece que o benefício não é vitalício,um dia acaba e quando isso acontecer,existe uma pequena-grande carência de 2 anos até que se possa requerer novamente o benefício,e claro durante este tempo tem de pagá-lo.


Acho que muita gente não deve estar à par disso ou não se informou ou nem mesmo leu a cartilha de explicação,pois o foco é grana apenas.


Enfim,quem teve a cabeça no lugar não vai se desesperar,mas vale lembrar que é melhor nem contar com este extra,se vier melhor,mas ficar esperando por algo e derepente não vier vai ser pior.


E prevejo que muita gente vai xiar,o que deve acontecer nas próximas semanas.
Apesar de que o cenário está melhorando,em termos de disponibilidade de serviço,mas as fábricas estão mantendo uma certa cautela ao contratar ou re-contratar o pessoal.

E claro,com uma remuneração mais enxuta,como havia dito e previsto.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Violência!

Pra quem acompanha o noticiário no Brasil,deve ter visto o caso do casal carioca,que ao parar o carro no semáforo durante à noite foram atacados por assaltantes que atiraram na mulher(grávida de seis meses).

No caso,apesar da repercussão que o caso teve,infelizmente será mais um (na estatística)na triste realidade brasileira,sobre a violência urbana.

O que difere-se muito daqui,apesar de que de uns anos pra cá a aumentou os casos de criminalidade e até mesmo violência,infelizmente(novamente) envolvendo estrangeiros,dentre eles brasileiros,que envergonham ainda mais a comunidade,que vive tentando se livrar deste estigma que uns poucos fizeram e continuam fazendo.

Quando cheguei os japas ainda deixavam a chave na ignição de seus carros(ligado) enquanto iam comprar alguma coisa ou numa loja de conveniência ou nas "jihanki´s"(vending Machine).
Hoje a coisa mudou totalmente,muitos deles fecham o carro e ainda ligam alarme enquanto vão ali,gastar um minutinho em suas compras.
É uma triste realidade,que vivemos.


E não bastando isso,muitos resolveram se aventurar na violência "gratuíta",pois nada se justificar este ato.Logo não há explicação plausível pra querer justificar este ato.

Ou seja,aqui já virou patifaria e das grandes,estes acharem que estão no quintal de suas casas,pra fazerem o que quiserem,o que der na tela sem se preocupar com as conseqüências.


Isso é mais um desabafo diante de casos que revoltam.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Influenza!!

Muitos devem saber que está circulando pelo mundo uma nova variação do vírus da influenza,e são de dois tipos.
Tudo indica que o vírus se originou no México.

Até então o vírus era só transmitido entre os animais.


A organização mundial de saúde soltou o alerta dias atrás dando como nível 4 de risco de pandemia,e hoje já aumentou para o nível 5,um abaixo do nível máximo,ou seja,o risco de transmissão,ploriferação entre os humanos é iminente e mundo afora vem causando vítimas.

O Japão que até então estava ileso,mas estava meio que se precavendo,disparando alertas e usando equipamentos térmicos afim de descobrir o vírus.


Mas uma mulher japa apresentou sintomas de que estaria contaminada,desembarcou no aeroporto de Narita e foi logo transferida para um hospital logal para fazer uma bateria de exames,que num momento detectou a infecção do tipo A do vírus.

Era só o que faltava,mais um problemas que temos de enfrentar,ou melhor se preocupar.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Pisada na bola!


Quem está por aqui no arquipélago e assiste TV,deve conhecer a banda SMAP,sendo que seus integrantes aparecem ou melhor dizendo,estão sempre tendo aparições na TV,seja em comerciais ou em programas de variedades,juntos ou separados,eles detém uma certa notoriedade.

E claro,tudo tem seu preço,e qualquer deslize os holofortes e a mídia estará em cima.

E foi o que aconteceu com um de seus integrantes,Tsuyoshi Kusanagi,que fora detido de madrugada,praticamente sem roupa e embriagado,fazendo barulho,atrapalhando a vizinhança do bairro de Akasaka.


Garoto propaganda do governo na parte de telecomunicação,onde promove a transição da TV análoga para a digital,certamente vai sofrer alguma punição pelo ato.

Enfim,famosos dando deslizes até que são aceitavéis,uma vez que são humanos como todos nós,mas há cetas coisas que tem de ser evitados,por se tratarem de personalidades públicas.
Se fosse um anônimo qualquer iria render uns minutinhos apenas no noticiário,mas por se tratar de alguém da mídia,isso vai ficar sendo comentados por vários dias.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Lições de vida!

Um vídeo vem fazendo sucesso em fóruns afora,sem contar o estrondoso interesse pelo vídeo no YouTube!.

No caso não se trata de nenhum cantor famoso ou alguém querendo fazer trapalhadas querendo se aparecer ou ficar famoso.

Trata-se do vídeo do programa Britains´s Got Talent,onde Susan Boyle deu uma lição de vida à muita gente,um verdadeiro tapa no preconceito incrustado na maioria das pessoas.

O porquê?
(uma imagem vale mais do que mil palavras),como no vídeo aqui.
http://www.youtube.com/watch?v=VErOkAggHTU&feature=related

Onde as pessoas julgaram-na,sem antes ver o que ela poderia fazer,todos,digo TODOS subestimaram a perseverança a dedicação e o sonho dela,rindo dela e logo após a apresentação TODOS viram que fizeram um pre-julgamento errado.


E como diz no título do post.

Isso serve como uma lição de vida à todos.....certo,mas onde isso entra no propósito deste espaço?

O fato é que aqui no Japão,muitos estrangeiros(vou somente citar os brasileiros),posam de um comportamento de pura arrogância,estupidez e ignorância,pois muitos ficam julgandos seus compatriotas por "N" motivos,no entanto fúteis.

Humildade é uma palavra que nem existe no dicionário destas pessoas,dado o excesso de preconceito,que ao invés de ajudar tentam atrapalhar ou prejudicar.

Fica aí a dica,apesar de saber que as pessoas difícilmente mudarão seus (péssimos)hábitos,pois não convém fazê-lo.

Certamente o mundo seria um lugar melhor para se viver se as pessoas perdessem um pouco deste preconceito.

domingo, 19 de abril de 2009

Atualizando!

Com a volta dos turnos alternados,somando a falta de ritmo de enfrentar essa rotina.
Gerou um cansaço bem maior do que quando estava só de Hiru,ou seja,até tive vontade de passar por aqui,mas o cansaço junto com a preguiça me impediram.


A semana que passou vendo o noticiário esportivo,Ichiro novamente voltou aos holofortes,agora sendo considerado o rebatedor japa que mais acertou bolas boas,sem contar que jogando pelo seu time(Seattle Marines),ele emplacou um 満塁 Home Run.
E elevou aos céus a sua moral diante de todos,já que à pouco ele foi um dos heróis da final do WBC.

Já na outra ponta,o 天才 golfista-sensação Ishikawa Ryo que estava disputando o Master League nos EUA,acabou sentido o peso da pressão que botaram em cima dele e acabou indo mal,se não me falhe a memória,ficou em 115 lugar,com +6 (bogey),em compensação seu compatriota mais esperiente,Katayama,ficou em quarto lugar,um feito e tanto.



Agora partindo para um fato no mínimo triste,é que talvez devido a crise,aumentou a incidência da circulação de notas falsas na praça,tipo,fotocópias de cédulas originais tentando ser passadas no comércio.
A princípio foram japas que o fizeram,mas um deslize dos estrangeiros com isso,já vira um bafafá danado,logo espero que esta prática não vire moda.
Eu já sou grilado com estas coisas e só quem passou por isso sabe o quão desanimador é receber uma nota dessas...eu já recebi,no Brasil,na correria nem reparei em certos detalhes e que acabaram culminando num puxão de orelha por parte dos superiores.
Fora a cara de tacho de saber que deixei passar um coisa dessas,mas foi na inocência,pois algo de estranho tinha na cara da pessoa que o fez.

Enfim,quem pratica este ato,no minimo não sabe o tamanho da frustração de quem pega a cédula na boa fé,acahndo que se trata de algo oficial.
Convenhamos que é muito constrangedor entregar uma cédula para o vendedor e este ficar olhando na contra luz,pra ver se a nota tem marca d´agua.

E mais uma semana yakin,apesar de que é sinal que as coisas estão melhorando,principalmente meus honorários.
Sem contar que dentro de alguns dias entra o feriado de Golden Week,que querendo ou não suga um dinheirão do seu bolso,mesmo sem fazer nada.

domingo, 12 de abril de 2009

Páscoa !

Ontem(12) foi dia de páscoa e passou despercebido.

Pelo menos nem me tocava de que seria nesta data,assim como a sexta-feira santa passou batida.
O comércio tupiniquim investiu pouco nesta data,visto a quantidade de ovos de chocolate expostos nas lojas,se comparado com o ano passado a quantidade chega a ser ridícula.

Enfim,efeito da crise,e ninguém em sã consciência tem dinheiro pra ficar torrando nisso,pagar 2 mil(em média) num pedaço de chocolate só por ser bonitinho.
Para jovens e crianças vá lá,pois ainda existe aquela coisa de festividade e talz...mas para os marmanjos pode esquecer.


Sem contar que como por aqui não se é muito divulgado o verdadeiro significado da data,muita gente acaba pensando que é apenas uma data qualquer ou mais uma a ser comemorada.

Assemelha-se ao 12 de outubro,onde grande parte das pessoas associam-no ao dia das crianças,fazer o quê né?
Não lembro sequer de um que me veio falar sobre a data,mas no seu real sentido,sobre a ressurreição de Cristo.

Dá-lhe cristianismo fajuto,que não conseguiu ensinar direito as coisa aos seus fiéis.E depois todo mundo fala que é religioso,cristão,etc...fala sério.


Estava pensando onde e como criaram entra o coelho e os ovos nesta data.

Bom,o coelho porque significa o símbolo de fertilidade,já que se reproduz de uma maneira muito fácil,ideal para aquela época,onde morria-se muito cedo.
O ovo que era oferecido como presente pelos judeus(não de chocolate,dããããã),e sim ovo normal,porém enfeitado(igual os de desenho animado),depois de muito tempo é que a igreja proibiu que se consumisse carne e derivados na quaresma,sendo assim o tradicional ovo de chocolate foi criado por franceses.

Tá,faz um pouco de sentido isso ae,mas juntar os dois foi meio dose,pois se pararmos pra analisar friamente,fica uma coisa sem sentido algum.
Porque um mamífero,entregaria ovos?Já que o mesmo não o faz(bota ovos).

Só o comérico mesmo pra enfiar isso na cabeça do povo.

Isogashi!!

Pode parecer meio utópico isso(o título do tópico),mas em meio a crise que ainda não acabou,o serviço aqui está isogashi.

E dias atrás já começou a temporada de turnos alternados.

E com isso vem o stress junto..não,não estou reclamando do serviço ter aumentado,pelo contrário,até acho bom,mas com a entrada de uns novatos acaba ficando mais corrido e sempre tem uns que já entram com má vontade de trabalhar.

E realmente não entendo qualé-que-é dessas pessoas,pois com um monte de gente desempregada por aí,e estes com a chance de trampar e ganhar seu salário no final do mês,não se esforça em querer aprender ou trabalhar.
Ficando naquela de,já arrumei um trampo então tô de boa.


PQP!que povo mais folgado.
Mas,graças aos céus os chefes tomaram consciência e demosntraram que caso a pessoa não se adapte vai ganhar bilhete azul(KUBI),ao invés de tentarem fazer a pessoa trabalhar,que na verdade está "roubando" o lugar de outra pessoa que tenha mais vontade de trabalhar.

Pessoas assim,na boa,melhor pegar aquele dinheiro que o governo está oferecendo e sumir daqui,pois só suja ainda mais a reputação dos estrangeiros que aqui estão e que tem vontade mesmo de trabalhar.


Enfim,tirando isso...pelo visto a temporada do frio chegou-se ao fim mesmo.
A temperatura já está amena,com dias digamos,"gostoso".

E já prevejo que este ano fará calor,muito calor.affff

terça-feira, 7 de abril de 2009

Domingo tranquilo!

Tah...hoje já é terça.


Enfim,domingo foi o dia em que o sádico norte coreano lançou seu míssel,que cruzou o espaço aéreo japonês,mas que não causou ameaça alguma ao país.

Alguns protestaram,para que o país abandone o tratado feito com os EUA para que o Japão não entrasse em guerra.


Eu estava acompanhando até sábado,mas domingo como fez um dia ensolarado e com uma temperatura agradável,fui passear(eu e muitos japas país afora tiveram a idéia de passear por aí) ,num matsuri na cidade vizinha aqui.

E só fui me lembra de olhar as news na parte da tarde pelo celular.


Passado a tensão,vamos ver o que acontece,já que a Rússia mais a China estão tentando impedir que os EUA hajam com rigor sobre a Coréia do Norte.


Mas pensando em algo bom,começa-se a temporada de festivais(matsuri),essa é a parte boa,a ruim pelo menos pra mim,que é sinal que vem o calor,da qual não sou fã.Já que chego a "derreter".



Pra quem gosta de programas humorísticos japa e acompanha de perto a grade televisiva.
Está tendo vários interessantes.

Como o 爆笑 そっくりものまね 紅白歌合戦 スペシャル,uma paródia do programa musical de final de ano da NHK.

Tem muito programa besta,ou com humor duvidoso,mas tem muitos até engraçados.

Eu necessito de um gravador,seja de HDD ou DVD,pois ás vezes passam vários programas no mesmo horário,daí fica difícil acompanhar.


No mais,acho que tô pegando costume japa..xD

terça-feira, 31 de março de 2009

Mais uma preocupação à caminho!

Quem acompanha o noticiário,viu que de uns dias pra cá as atenções se voltaram para a Coréia do Norte.

Isso se deve ao fato de que o país pretende lançar mais um de seus mísseis (tai-po-dong,acho que é isso o nome dado ao projétil),enfim,a movimentação por lá é grande,visto que satélites americanos fotografaram certos movimentos suspeitos.

E parace que o lançamento seria agora no início da próxima semana e cruzaria o espaço aéreo nipônico na região norte do país.

E para se precaver,foram enviados artilharia anti-míssel pra aquela região,sem contar três navis da marinha pra ficarem de prontidão.

O que o megalomaníco Norte coreano quer fazer,só Deus,ou melhor,ele sabe,visto que se tentar atacar o EUA é comprar briga com cachorro grande e tendo o Japão no meio,isso sõ vai nos causar mais dores-de-cabeça.
Pois já não basta a crise que enfrentamos e cai mais uma "bomba".
Fica evidente que se começar aí uma guerrinha aí sim o país entra em colapso e então nós ficaremos em maus lençóis.

Tudo bem que não temos nada a ver com isso,mas de uma maneira geral isso acaba atingido o mercado,o povo e no final nós somos levados por esta maré.

É esperar pra ver se é mais um blefe ou um caso sério,pelo menos parece que a Coréia do Sul está do lado do "bem".

Saudades dos dias tranqüilos de antigamente.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Humildade!

Humildade...é uma palavra ou sentimento que poucos tem por aqui,muita gente "cospe" no prato que comeu e depois acaba chorando por se sentir injustiçado.

Por que relato isso?

Por que a fabrica onde estou trabalhando voltou a re-contratar gente,de preferência que já passou por lá e te uma certa experiência,porém algumas pessoas que passaram por lá e não souberam aproveitar a oportunidade,pelo menos de deixar uma boa impressão,ou seja,fez como muita gente faz,pensar em si próprio,se lixar pra fábrica e fazer o que quer e na hora que bem entender,abusando a paciência e da bondade dos chefes.

Agora?
Muitos destes aí não estão sendo chamados e ainda por cima ignorados e qual a reação deles?
Achando-se injustiçados,sem saber porque não estão sendo chamados,se fazendo de vítima.


Isso porque não foi por falta de aviso,mas quem se importa?
Enquanto fazia isso,me chamavam de puxa-saco,etc...engraçado é esse pessoal que caçoava de mim,vir pedir favores.


Como sempre disse,não faço isso e não sinto remorso algum,já que querem que eu faça o chefe lembrar deles,ao invés de ter feito isso por méritos próprios.


Devido a crise o mercado,as empresas (nem todas) mudaram seus conceitos,sua forma de pensar,visando cortar custos pra obter o maior lucro possível.E gente que não produz conforme a empresa quer ou que não segue suas regras se torna um estorvo e gasto desnecessário.
Coisa que muita gente não percebe e que dificilmente vá perceber e vai viver se achando perseguido,vítima do sistema.

Agora,mudar de pensamento ninguém quer,né!

Então que fique para trás.

terça-feira, 24 de março de 2009

WBC...Japan Victory!!

Isso mesmo,apesar de uma campanha com alguns tropeços o time nipônico colocou a mão na taça novamente,desta vez sob o comando do técnico Hara,do Tokyo Yomiuri Giants.

A começar pelo jogo de domingo,contra a poderosa equipe americana,que logo no segundo arremesso do jogo,mandou um Home Run,pra desespero do Matsuzaka.
Mas a equipe se recuperou e conseguiu virar a partida.

Já na partida de hoje(grande final) os japas tiveram de enfrentar novamente o time Coreano,pois durante o campeonato os dois times se enfrentaram outras quatro vezes,duas vitórias pra cada lado.
A equipe japonesa mostrou que mereceu o título,ainda mais em cima de seu arqui-rival asiático,pois até então a imprensa coreana havia tirado sarro da japonesa,desmerecendo o time nipônico e o jogador Ichiro.


Pois é,"o peixe morre pela boca" e seguindo esse ditado,a vitória do time japa calou os coreanos,que tiveram de engolir a seco esta derrota.
E o Ichiro quase que mandou um Home Run contra eles.

Com a derrota a rivalidade entre os dois times só tem a aumentar,que de certa forma é boa,já o que significa que teremos jogos emocionantes nos próximos encontros.

Desde o começo tenho torcido para o Japão,já que baseball no Brasil não existe.


Agora volta-se à rotina de sempre,Pro Yakyuu,que está no início da temporada.